Superando momentos difíceis

Palavra resiliência

Ser resiliente é uma das características das pessoas que conseguem superar momentos difíceis.

Você já parou para observar como reage a situações difíceis? Você é do tipo que se esconde no quarto para chorar ou tem a capacidade de avaliar a sua situação e seguir em frente? Levantar-se ou continuar caído — qual é a sua escolha?

De alguma forma, as adversidades fazem parte da nossa vida, superar esses males é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. E, acredite, durante toda a sua existência sempre haverá um problema a ser enfrentado. Você pode até estar na melhor fase da sua vida, mas sempre haverá aquele momento em que parece que é posto à prova para testar de que tipo de fibra foi feito.

O intuito deste texto não é passar a ideia de quanto mais problemas melhor e muito menos fazer apologia ao sofrimento como algo bom. Mas é preciso pensar nos problemas como uma realidade que acontece na vida de cada um de nós. É assim que nos fortalecemos para superá-los.

Siga a leitura para continuar a reflexão e saber mais sobre como superar momentos difíceis com a cabeça erguida e focando sempre na solução.

[php_everywhere instance=”2″]

Superando momentos difíceis com resiliência: como é possível?

Quando uma situação desafiadora se apresenta em nossa vida, é preciso aceitá-la para evitar ainda mais sofrimento, pois essa é uma forma de se reestruturar e seguir em frente. Aqueles que se deixam abalar pelos problemas desperdiçam sua energia se lamentando em vez de buscar soluções para eliminar ou minimizar o que está gerando incômodo.

Saiba agradecer a cada adversidade sofrida, pois é aprendendo a lidar e a superá-la que poderá crescer e evoluir. Cada desafio que enfrentamos com êxito em nossas vidas serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros.

Somente quando você souber como responder de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios é que qualidades, forças e virtudes como coragem, caráter, esperança e perseverança irão emergir de dentro do seu ser.

É preciso lembrar que não é fácil superar os momentos difíceis com resiliência. Afinal, certas situações nos geram medo e isso é totalmente natural, pois somos humanos. Contudo, não é porque é desafiador que se deve desistir, com perseverança e coragem é possível vencer os obstáculos e se tornar cada vez mais consciente da própria força.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 Dicas para superar momentos difíceis

Cada indivíduo tem a sua própria forma de lidar com os problemas, contudo, existem ações que podem ajudar a superar os momentos difíceis, acompanhe!

1. Livre-se do julgamento e aceite a realidade

Existem algumas atitudes que podemos ter diante das dificuldades que surgem no nosso dia a dia. Como, por exemplo, não julgar ou condenar o problema, buscar culpados e, em muitos casos, condenar a si mesmo. Saiba que a dificuldade que está passando só se torna um problema a partir do seu ponto de vista.

Se você se livrar do julgamento, conseguirá ter flexibilidade para assim identificar as ações que pode tomar para resolver a questão. Enquanto estiver lamentando, responsabilizando terceiros e se culpando, não conseguirá encontrar soluções.

2. Concentre apenas 20% do seu tempo no problema

Há uma tendência das coisas crescerem justamente onde você mais investe energia. Então, o que acontece se você dedicar 80% do seu tempo no seu problema? Ele acaba se tornando maior do que realmente é, podendo até parecer sem solução.

Dessa maneira, em vez de se concentrar no problema, concentre-se nas possibilidades de alterar essa situação. Por exemplo, seu relacionamento não vai bem, você e seu cônjuge não estão se entendendo.

Reclamar e lamentar em 80% do tempo não irá resolver, é preciso usar sua energia para pensar em como melhorar a relação ou chegar à conclusão de que é melhor cada um seguir o seu caminho. É preciso haver reflexão e diálogo para que entendam o que cada um deseja e cheguem a um consenso.

4. Entenda que os problemas não são constantes

Por mais que você ache que passa a maior parte do tempo triste e deprimido, observe melhor e veja que isso não é uma constante. Você apenas tem picos de tristezas, da mesma forma que também tem picos de felicidade.

O que acontece é que os problemas acionam em nós mecanismos de defesa que fazem nossa mente dar maior ênfase a eles. É por isso que temos a sensação de que os momentos difíceis possuem uma duração maior do que a realidade.

Procure se forçar a relembrar os bons momentos, as conquistas, as superações. Assim, conseguirá reconhecer que, por mais que pareça clichê, tudo passa, os problemas, as dádivas, na vida nada é definitivo, tudo está constantemente se transformando.

4. Reconheça que passado pertence ao passado

Procure se concentrar nas coisas boas que acontecem no presente e reconheça que o passado pertence ao passado. Mesmo que tudo o que viveu até aqui tenha sido importante para que se tornasse a pessoa que é hoje, o que determina o seu futuro são as escolhas que faz hoje.

Se, por exemplo, tentou empreender duas vezes sem sucesso, não significa que isso irá se repetir para sempre, a menos, claro, que cometa exatamente os mesmos erros. As suas chances de sucesso ou insucesso são as mesmas de qualquer outra pessoa, tenham elas falhado no passado ou não.

5. Observe a situação de fora

Uma forma de enxergar o problema de modo mais racional é observar a situação de fora. Imagine que é outra pessoa que está vivendo aquilo, como um amigo próximo. Se questione se teria a mesma reação que está tendo agora. São grandes as chances de que perceba que a situação não é tão grave quanto parecia inicialmente. Assim, terá mais discernimento para pensar em uma solução.

6. Aprenda com os problemas

Ninguém gosta de lidar com problemas, afinal, eles nos tiram da zona de conforto, nos deixam inseguros e até com medo. Contudo, devemos reconhecer que eles nos fortalecem e nos fazem enxergar o grande poder que possuímos. Então, já que os problemas são inevitáveis, saiba aprender com eles. Veja cada obstáculo como uma lição que te deixará mais e mais forte.

7. Valorize o lado bom da vida

Mesmo que esteja vivendo um momento difícil, procure valorizar o lado bom da vida. Quando tudo parecer vazio e sem sentido, lembre-se das coisas boas. Observe a paisagem, o seu lar, seus familiares e amigos, suas conquistas, enfim, tudo o que contribui para a sua felicidade.

O filósofo grego Epíteto tem uma citação que diz: “Quanto maior a dificuldade, maior é a glória em superá-la. É nas tempestades que pilotos habilidosos constroem a sua reputação”. Pense nisso!

Este conteúdo fez sentido para você, te inspirou e te ajudou de alguma forma? Deixe seu comentário abaixo e passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010