Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

10 Dicas de organização no trabalho

04/07/17

 

organizacao-no-trabalho
A organização no trabalho influencia diretamente na produtividade do colaborador e nas entregas da empresa. / Copyright: Shutterstock.

Um dos grandes problemas que influenciam diretamente na produtividade no trabalho é a falta de organização, o acúmulo de papéis, o lixo, a quantidade de abas abertas no navegador de internet e de atividades por realizar. Todos esses fatores podem fazer com que você se perca nos seus objetivos e prazos a cumprir.

Nunca é tarde para fazer um balanço do que foi feito de certo e errado, quais foram os resultados alcançados neste período, corrigir as falhas e evoluir, certo? Por que não aproveitar este momento para fazer também uma faxina geral na sua mesa e adquirir novos hábitos de organização? E que tal começar agora? Vamos lá!

Dicas de organização no trabalho

Abaixo você confere 10 dicas simples que podem fazer a diferença no seu dia de trabalho, diminuir o estresse e deixar o ambiente ainda melhor:

Comece cedo

Chegue uns minutos mais cedo na empresa para que o processo de organização não tome o tempo do seu trabalho e acabe prejudicando as suas atividades e entregas.

Arrume sua mesa

Comece estabelecendo uma área de trabalho. Defina onde cada coisa vai ficar: computador, porta canetas, enfeites de mesa, papéis, livros. De preferência, coloque todos os papéis em uma caixa descrevendo na tampa qual o conteúdo delas, depois disso junte todo o lixo acumulado e livre-se dele.

Priorize as atividades do dia

Para uma melhor gestão do tempo, liste as suas atividades do dia e priorize aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados.  

Limite o tempo de cada tarefa

Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandarão mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.

Evite distrações

Redes sociais, conversas paralelas, uso de telefone e celular, pausas extensas para o lanche ou café, tudo isso influencia negativamente na produtividade e no final das contas, pode fazer muita diferença na entrega dos resultados.

Elimine o uso de papel

Utilize a quantidade necessária de papel. Livre-se dos papéis que você não precisa mais e estão ocupando espaço. Já os papéis necessários, procure digitalizá-los.  

Faça reuniões apenas quando necessário

As reuniões são fundamentais para que todos saibam o andamento das atividades, se existem problemas nos processos da empresa, para o alinhamento de ideias, etc. Porém, elas não devem ser realizadas com muita frequência, pois elas podem ser improdutivas e ocupar um tempo que deveria ser usado na realização das suas tarefas.

Faça pausas

Pausas curtas e regulares são essenciais para que o seu rendimento e performance não caiam e assim, você consiga manter o foco para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Não acumule bagunça

Não basta arrumar a sua mesa de trabalho em um dia e uma semana depois tudo já estar bagunçado. Crie o hábito de manter o seu espaço organizado ao sair no final do dia.

Identifique a sua mesa

Sua mesa deve ser organizada de forma que, se por algum motivo você falte e alguém precise acessar as suas coisas, as mesmas sejam identificadas e utilizadas com facilidade.

Benefícios da organização no trabalho

Conheça a seguir, os benefícios de manter a organização no trabalho:

  • Aumenta o desempenho do colaborador;
  • Diminui o estresse;
  • Otimiza a execução das atividades;
  • Aumenta a motivação;
  • Melhora a imagem da empresa perante os stakeholders;
  • Minimiza os problemas de saúde;
  • Melhora o relacionamento interpessoal;
  • Favorece a gestão do tempo;
  • Previne imprevistos e a perca de documentos importantes;
  • Aumenta a criatividade.

Aplicativos que podem te ajudar a manter a organização no trabalho

Alguns aplicativos possuem funcionalidades que podem te ajudar a manter a organização no trabalho. Saiba mais:

  • ClearFocus: a ferramenta permite que você fragmente a sua rotina de trabalho em grupos de 25 minutos e estabeleça pausas na sua jornada do dia;
  • Neotriad: com o aplicativo, você cria listas com as atividades a serem desenvolvidas no dia e determina o tempo que cada uma levará, resultando assim, na otimização do tempo e foco nas suas tarefas;
  • Selfcontrol: através do programa você bloqueia o acesso a sites que podem te distrair durante a realização das suas atividades como por exemplo, redes sociais e e-mails;
  • com: a ferramenta possibilita que você organize as pautas das suas reuniões e o tempo que cada uma levará.

Essas dicas simples podem te ajudar a realizar suas atividades com mais qualidade, ter um ambiente mais organizado e consequentemente mais produtivo. Aproveite-as e bom trabalho!

Gostou do post?  Então, compartilhe com seus amigos! Se quiser dar sua própria dica, deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais