Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Dicas para Aumentar a Produtividade

09/09/16
Produção produtividade
Colaboradores com alta capacidade de produção
Créditos da Imagem: Dariusla   Via: Depositphotos

Temos muitas responsabilidades para desempenhar no dia a dia de trabalho. Mas nem sempre conseguimos cumprir tudo aquilo que planejamos. As cobranças constantes e acúmulos de atividades fazem com que busquemos formas para aumentar a produtividade. Esse exercício é fundamental não somente para entregar tudo no prazo, mas também com qualidade.

Diversos fatores podem prejudicar a agilidade na execução de atividades. Muitos deles estão ligados à motivação e até a problemas de saúde e bem-estar. Mas, muitas vezes, nós mesmos somos responsáveis por nossa baixa produtividade. Acabamos nos concentrando mais em algumas tarefas do que em outras ou nos distraindo com os vários estímulos do ambiente. É o caso das ferramentas tecnológicas que são tão úteis na realização das tarefas, mas também podem nos atrapalhar.  Aquela checada nas redes sociais pelo celular pode fazer com que percamos não somente tempo, como foco.

O seu grau de produtividade não afeta apenas a entrega de resultados, como também a qualidade deles. Se você quer ter um bom desempenho, deve procurar técnicas para melhorar o seu rendimento. Todos os dias, muitas atividades são delegadas a você, como profissional. A diferença está em saber como executá-las.

Mude hábitos para aumentar a produtividade

O aumento da produtividade está diretamente relacionado à mudança de hábito. Você deve começar a encarar seu tempo como um investimento. Isso o levará a cultivar discernimento para analisar a importância de cada tarefa e escolher com assertividade aquelas que vai executar.

Proponho que você analise seus hábitos atuais e identifique aqueles que são irrelevantes. Tratam-se de atividades que são executadas com frequência no seu trabalho, mas não fazem sentido e ainda prejudicam a sua produtividade. Você deve trabalhar para aboli-los ou substituí-los. Segundo a ciência, o cérebro leva aproximadamente 30 dias para internizar uma nova prática. Com disciplina e força de vontade, você aumentará o seu rendimento de forma consciente e automática.  

Abaixo, separei algumas técnicas fundamentais para praticar em seu dia a dia que ajudam a aumentar a produtividade.

Organize-se

O primeiro passo é você ter um controle de tudo o que faz e o que precisa fazer. Dessa maneira, se atentará aos prazos de entrega sem correr o risco de atrasos e saberá exatamente quanto tempo é necessário para realizar cada tarefa. Para isso, conte com a ajuda de agendas, planilhas e demais ferramentas que irão colaborar com a sua organização.

Tenha foco

Com a correria do dia a dia profissional, às vezes acabamos querendo fazer várias atividades ao mesmo tempo. O problema é que isso pode levar à conclusão de nenhuma delas. Ao fazer suas tarefas, busque estabelecer prioridades e fazer uma de cada vez, pois é melhor entregar três atividades do que ter cinco incompletas.

Cuidado com a procrastinação

“Só vou ler meus e-mails pessoais antes. Só vou tomar um café rápido. Vou ler esse artigo e já começo”. A procrastinação é, com certeza, a maior inimiga da produtividade, pois se trata do ato de você adiar as coisas, demorar em fazer o que é preciso e ficar enrolando. O seu tempo no trabalho é para realizar suas atividades e resolver problemas, então, deixe seu celular e as redes sociais de lado e foque-se no que precisa fazer.

Defina metas

Defina um período de tempo para desempenhar as suas atividades. Por exemplo, se está fazendo um relatório, tenha em mente que ele precisa ser finalizado até determinado horário e dedique-se a essa tarefa até que esteja pronto. Outro exemplo: você precisa fazer um artigo, então, determine que em uma hora você irá redigir pelo menos metade dele, e siga essa meta ininterruptamente.

Busque ferramentas que ajudem em sua produção

Alguns detalhes podem acabar fazendo com que você leve mais tempo na produção de uma tarefa do que o necessário. Para evitar isso, utilize ferramentas que o ajudarão a otimizar o seu trabalho e até a automatizar as atividades. Dessa maneira, terá mais tempo para realizar as tarefas que dependem integralmente de você.

Cuide da saúde e alimentação

Essa parte é bem lógica: quanto mais saudável e bem alimentado você estiver, contará com mais saúde e disposição para executar seu trabalho. Tenha uma alimentação balanceada, faça exames médicos periódicos e tenha horários de descanso durante o dia para não se sentir sobrecarregado e cansado.

Busque conhecimento  

Às vezes, a maioria do nosso tempo no trabalho é gasto na resolução de problemas, que poderiam ser facilmente resolvidos caso tivéssemos mais conhecimento sobre o assunto. Busque sempre se aperfeiçoar por meio de cursos, livros e materiais de sua área. Estudar constantemente é a melhor forma de adquirir conhecimento e expandir o leque de opções de soluções positivas para problemas no trabalho.

Supere-se!  

Faça avaliações periódicas de seu rendimento no trabalho e, com essas informações, veja o que pode melhorar, como pode usar melhor o seu tempo e o que é possível para você se tornar ainda mais produtivo que no mês anterior. Essa dica vale também para os outros âmbitos de sua vida!

Resolva seus problemas pessoais

Problemas com a família e desentendimentos com amigos podem acumular uma carga muito grande para você. Isso influencia diretamente em seu rendimento profissional. Busque resolver possíveis conflitos pessoais de forma mais assertiva e fique sempre próximo das pessoas que ama. Quanto mais feliz você estiver na vida pessoal, mais foco e produtividade terá no trabalho.

 Aposte no coaching

Quando se trata de mudança de hábitos, o coaching é um dos métodos mais eficientes para desenvolver habilidades. Por meio de técnicas que ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional, você pode começar a identificar prioridades e organizar melhor seu tempo para ser mais produtivo no trabalho. Conheça a formação oferecida pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e obtenha resultados extraordinários!

Gostou das dicas? Temos muito mais para você! Assine nossa newsletter e fique atento às nossas publicações!

Conquiste mais! Seja Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC