A importância do foco no trabalho

importância-do-foco-no-trabalho

O foco é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho. Profissionais que conseguem manter a concentração, são capazes de obter resultados eficazes. / Copyright: Shutterstock.

O foco é uma das competências mais almejadas e valorizadas pelo mercado. Profissionais que conseguem manter a concentração em seu dia a dia de trabalho, conseguem obter resultados eficazes.

Porém, algumas pessoas sentem dificuldade em manter o foco em suas tarefas no dia a dia de trabalho. Não é por menos, existem distrações por todos os lados, o celular que toca ou recebe notificações, pessoas entrando na sala a todo o momento ou colegas de trabalho conversando ao seu redor.

A concentração é fundamental para conseguirmos concluir metas e objetivos em qualquer contexto, seja para fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, se dedicar aos estudos, manter a atenção no trabalho, entre outras inúmeras situações.

Pare para pensar em quantas vezes você acessa suas redes sociais enquanto está no trabalho, ou quantas vezes você olha seu celular enquanto está conversando com um amigo, por exemplo? Respondendo essas perguntas já é possível avaliar a importância do foco, seja na vida pessoal ou profissional.

Para Daniel Goleman, psicólogo americano, existem 3 tipos de foco:

Foco Interno

Esse tipo de foco diz respeito a capacidade do ser humano em se desconectar do ambiente externo e assim, entender e controlar seus próprios sentimentos e emoções e entrar em Flow, ou seja, manter uma concentração profunda. Quando o indivíduo consegue colocar esse tipo de foco em prática, ele minimiza as distrações externas e consegue manter sua alta performance e alcançar os resultados desejados.

Foco Externo

No foco externo, a pessoa presta atenção ao ambiente ao qual está inserida, nas informações que o mesmo oferece e nas possibilidades que ele disponibiliza. Quando esse foco é acionado, o profissional consegue traçar estratégias assertivas, desenvolver novos projetos e resolver problemas com maior facilidade.

Foco Empático

Esse tipo de foco refere-se a atenção que a pessoa dá ao próximo, ou seja, é a pré-disposição em ouvir, observar e se relacionar com os outros indivíduos. Uma pessoa com esse tipo de foco, é capaz de motivar e potencializar as habilidades e competências dos colegas de trabalho, fazendo com que os mesmos alcancem suas metas e objetivos.  

Segundo ele, os três tipos de foco estão ligados; “Quem não consegue prestar atenção nas próprias emoções dificilmente compreenderá os sentimentos de outra pessoa e muito menos se sensibilizará com os problemas do mundo”, diz ele em entrevista para a revista Época.

Uma pesquisa realizada na Nova Zelândia com 1037 crianças avaliou a tolerância, frustração, impaciência e poder de concentração de cada uma delas. 20 anos depois, os estudiosos procuraram essas crianças para uma avaliação. O estudo concluiu que quanto melhor a atenção e o autocontrole durante a infância, mais bem-sucedido era o adulto. O autocontrole foi mais importante para o sucesso do que o Q.I ou renda financeira.

A falta de foco pode prejudicar e muito sua imagem e rendimento no trabalho, por isso, é muito importante tomar atitudes para resolver este problema que atinge grande parte dos profissionais. Para aprender a conquistar esta habilidade tão importante, preparamos algumas dicas:

Pontualidade

O primeiro passo para manter o foco no trabalho, é criar o hábito de chegar pontualmente à empresa. Dessa forma, o seu dia tem mais rendimento e você se torna mais responsável e comprometido.

E-mail

Experimente não verificar seu e-mail pessoal no início do expediente, comece a trabalhar imediatamente, realizar algumas atividades pela manhã podem deixar o seu dia mais livre e com menos correria.

Prioridades

Analise todas as atividades que você possui no dia e selecione aquelas de maior prioridade para serem feitas primeiro. Isso gera uma melhor gestão de tempo e entrega de resultados.

Concentração

Concentrar em suas atividades rotineiras é essencial para não perder o foco. Muitas vezes com a rotina diária e diferentes demandas, costumamos aplicar uma espécie de “piloto automático” que faz com que realizemos nossas tarefas sem a devida atenção, o que pode acabar prejudicando nosso rendimento. Por isso, se concentrar no que está fazendo é fundamental.

Tempo

Determine quanto tempo você levará para realizar uma tarefa, o ideal é quebra-las em períodos, pois atividades muito extensas se tornam repetitivas e você pode acabar perdendo o foco.

Música  

Algumas pessoas conseguem trabalhar ouvindo música, ela pode abafar sons exteriores, porém, música com muita letra não é aconselhável, pois pode te distrair. Experimente músicas instrumentais, ou até mesmo, coloque o fone de ouvido e o utilize como um tampão, com a música desligada, apenas para abafar o som ao seu redor.

Distrações

Para manter o bom rendimento, procure evitar distrações como conversas fora de hora, redes sociais em horário de expediente, ligações pessoais e pausas longas para o lanche.

Pausas

Nem sempre é fácil manter o foco o tempo todo, isso pode causar desgaste físico e psicológico. Por isso, ao concluir uma demanda, procure tirar uns minutinhos para se distrair, tomar um café e relaxar, mas é bom ficar atento para não extrapolar demais.

Gostou das nossas dicas para manter o foco no trabalho? Tem mais alguma? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

 

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010