O Processo do Autoconhecimento

Autoconhecimento

Descubra o poder do autoconhecimento na sua vida

 

Muito se discute sobre as estratégias para alcançar sucesso profissional e pessoal e evoluir continuamente. Entretanto, para chegar ao equilíbrio nestes quesitos é preciso passar por um processo interno e, antes de tudo, conhecer a si mesmo. O processo de autoconhecimento é vital para evoluir em todas as esferas possíveis, sendo uma das principais ferramentas para atingir o sucesso, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

É fundamental conhecer o poder que o autoconhecimento pode exercer sobre a sua vida, pois só assim você terá os recursos necessários para você mesmo fazer com que as mudanças que tanto deseja, de fato aconteçam e transformem a sua realidade verdadeiramente.

Pensando nisso, nós, aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, elaboramos um material repleto de dicas, reflexões, estratégias, técnicas e ferramentas, que vão contribuir, significativamente, para que você dê início imediato ao seu processo de autoconhecimento.

Estou falando do e-book O Poder do Autoconhecimento, que você pode clicar agora mesmo aqui e fazer o download gratuitamente!

Depois que fizer o seu download, te convido para dar continuidade a esta leitura, pois ela será fundamental para que você compreenda um pouco mais os temas que abordamos no e-book. Acompanhe-me e confira:

Como funciona o Processo de Autoconhecimento?

O que você gosta de fazer? O que te faz feliz? Do que você não gosta? Quais são seus objetivos pessoais e profissionais? Como e onde você deseja estar daqui a 5, 10, 15, 20 ou 50 anos? Como as pessoas a sua volta o definem? Quais são suas maiores qualidades? Quais seus principais pontos de melhoria? Quais seus maiores desejos e sonhos? Quais suas maiores realizações? Quais seus maiores arrependimentos?

Pode parecer muito e até mesmo bombardeador, mas todas estas perguntas fazem parte de um poderoso processo de autoconhecimento, uma vez que a melhor maneira de definir os caminhos e os resultados que queremos alcançar em nossas vidas é saber intimamente quais são as nossas motivações, crenças e valores e de que forma estes elementos influenciam, positiva ou negativamente em nossos êxitos e também em nossos fracassos.

Estes, entre muitos outros questionamentos, são a porta de entrada para que você compreenda com muito mais profundidade a maneira como você mesmo funciona internamente. É assim que o processo de autoconhecimento se desenvolve, é isso que ele quer de você, quer explorar todas as suas nuances de maneira aprofundada, para que assim você tenha a oportunidade de conhecer os recursos internos que mais têm lhe ajudado a crescer em sua vida, tanto pessoal quanto profissional, quais os recursos que você está utilizando de maneira não tão assertiva e que podem estar te atrapalhando evolutivamente.

Como eu disse no início desse texto, você tem a oportunidade de compreender ainda mais como funciona o processo de autoconhecimento por meio do conteúdo riquíssimo que elaboramos para você:

O e-book O Poder do Autoconhecimento, disponível para você fazer o download agora!

“Conhece-te a ti mesmo”

A percepção de si mesmo é fundamental para guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos, metas e sonhos, desenvolver nossas competências e habilidades e administrar nossas ações assertivamente. Muitas vezes, por não termos este autoconhecimento, nos vemos perdidos diante de diversas situações em nosso trabalho, em família, nos relacionamentos interpessoais, e assim, nos tornamos inseguros e extremamente dependentes dos conselhos e intervenções de outras pessoas.

Dessa maneira, podemos concluir que o autoconhecimento também é uma forma de independência. Digo isso, pois quando sabemos exatamente o que desejamos agora e também em nosso futuro, geralmente não nos deixamos levar pela influência ou opinião das pessoas ao nosso redor.

Sendo assim, é importante dar asas à nossa própria liberdade, por meio da necessidade de nos conhecermos cada vez melhor, pois nem sempre podemos contar com indivíduos que nos aconselham de maneira positiva, ou seja, evitamos, com isso, também, cair em determinadas armadilhas que surgem em nossa jornada.

Por isso, antes de darmos continuidade, convido você a assistir a este vídeo e conferir um breve recado que tenho para te dar:

 

 

Você pode agora mesmo iniciar o seu processo de autoconhecimento e transformar a realidade em que vive atualmente. Permita-se ir além e conheça o Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching mais completa e moderna do Brasil, que vai te ajudar a conhecer e despertar todo o potencial infinito que mora dentro de você.

Benefícios do processo de autoconhecimento

Através do processo de autoconhecimento nós conseguimos extrair informações que são essenciais para nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional. Quando realizado da forma correta, ele consegue agir tão profundamente em sua consciência que tem o poder de atuar no inconsciente, trazendo à tona questões fundamentais que direcionam muitas de nossas ações sem que percebamos. “Essa decisão foi inteiramente racional ou será que algo no meu âmago fez com que eu a tivesse?”

Estas e muitas outras questões são esclarecidas, quando se compreende O Poder do Autoconhecimento. Confira:

Desvenda pontos fortes e de melhoria

Todos nós somos dotados de capacidades e habilidades que nos ajudam a evoluir constantemente em nossa vida. São os chamados pontos fortes, que contribuem para que tenhamos os melhores comportamentos e atitudes, mesmo diante das adversidades, ou de situações que por vezes podem tirar a nossa paciência e também a nossa paz.

Entretanto, somos dotados também de diversos pontos de melhoria, que são aqueles que acabam por nos prejudicar, em alguns momentos mais do que em outros, pois nos levam a ter comportamentos que podem impactar negativamente nos ambientes pelos quais transitamos, em nossos relacionamentos e também na relação que desenvolvemos com nós mesmos.

Porém, quando estamos em processo de autoconhecimento, somos obrigados a ficar frente a frente com cada um de nossos pontos fortes e pontos de melhoria, acolhendo-os e sabendo o momento certo de utilizá-los. Veja, que em momento algum eu disse que você deve eliminar seus pontos negativos, pelo contrário, lutar contra eles só vai lhe causar dor sofrimento e frustrações. O ideal é que aprenda a conviver com eles, controlando-os, para que você não seja controlado por eles.

Assim, como é essencial conhecer os pontos fortes, para que você tenha a oportunidade de potencializá-los ainda mais, rumo ao seu processo de autodesenvolvimento.

O autoconhecimento leva à consciência

Muito mais do que um emaranhado de informações, esse processo o conduz à próxima fase rumo a uma mudança real e positiva de suas ações e comportamentos: a consciência. Isso não significa apenas listar quais são os pontos fortes e fracos, mas verdadeiramente tomar ciência deles e entender que, embora eles façam parte de você, não são você!

Ter consciência desses fatos é saber que é possível mudá-los e começar a trabalhar para essa finalidade. Assim, para realizar uma transformação verdadeira, é preciso, antes de tudo, esforço e força de vontade, pois mudar padrões comportamentais é uma tarefa extremamente complicada.

Fortalece a autoestima e desenvolve a autoconfiança

A partir do momento que nos conhecemos melhor, desenvolvemos a autoconfiança necessária para seguirmos adiante na vida, sem nos deixarmos abater pelas adversidades e obstáculos que venham a surgir, uma vez que confiamos em nosso potencial infinito, que nos leva, diariamente, à realização de grandes feitos em nossa jornada.

O resultado disso, é uma autoestima muito mais fortalecida, que é algo de que precisamos para nos sentirmos muito mais otimistas, enxergando os fatos que nos rodeiam com olhos mais positivos.

Fundamental para o sucesso

O processo de autoconhecimento é a ferramenta mais importante para que o indivíduo possa ampliar suas capacidades e habilidades, dando a eles a possibilidade de modificar, efetivamente, seu comportamento. Isso permite que possamos evoluir tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, estando mais aptos a liderar e ter posições de destaque em quaisquer que sejam as carreiras escolhidas.

Isso acontece, pois quando temos ciência das nossas potencialidades, dos recursos internos que nos ajudam a crescer profissionalmente e também contribuem para os resultados da empresa, temos mais chances de utilizar cada uma de nossas melhores habilidade de maneira ainda mais assertiva, o que nos faz estar cada vez mais próximos do sucesso, pessoal e profissional.

Como iniciar o seu processo de autoconhecimento?

Para que o processo de autoconhecimento seja iniciado, existem algumas formas que você pode incluir em seu dia a dia e que vão te ajudar bastante. Continue a leitura e confira:

Perguntas poderosas

Por meio de questionamentos, como os que evidenciei no início deste artigo, é possível que você comece a se conhecer melhor. Faça a si mesmo perguntas poderosas que vão te levar à reflexão, como: O que eu sei fazer de melhor na vida? Quais são minhas melhores habilidades? Que comportamento tenho que pode estar me atrapalhando a crescer? Qual a minha missão? Quais os meus valores?

Estas perguntas vão abrir seus olhos e esclarecer diversas dúvidas que você possa ter sobre si mesmo em sua mente.

Dizer não é fundamental

Para que você consiga enxergar seus anseios e desejos com relação à vida, é fundamental que diga não sempre que for necessário. Digo isso, pois quando cede às expectativas das pessoas ao seu redor, por medo de ficar sozinho ou de que elas lhe julguem mal, você acaba suprimindo o que você realmente quer, se anulando em benefício do próximo.

Assim, é essencial dizer não, para que assim você não venha a se prejudicar e para que você passe a respeitar suas próprias expectativas com relação a si mesmo.  

Abra-se a novas experiências

A gente só sabe se gosta ou não de alguma coisa quando arrisca, vai lá e faz. Por isso, esta dica tem a ver com as novas experiências as quais você pode abrir as portas em sua vida. Elas serão capazes de lhe trazer aprendizados diversos sobre você mesmo, bem como sobre o mundo à sua volta e também sobre a forma como você enxerga e se coloca neste mesmo mundo.

Só conseguimos aprender, crescer, nos desenvolver, conforme a vida vai passando, quando nos abrimos ao novo e quando nos permitimos ir além, sem medo dos resultados que possam surgir.

Que tal passar um tempo em sua própria companhia?

Que tal encontrar um hobby ou uma atividade em que você passe um tempo em sua própria companhia, longe das vozes que lhe rodeiam? Quando você investe nisso, tem a oportunidade de ouvir a sua própria voz em ação, ou seja, os desejos de sua mente e de seu coração vêm à tona com mais facilidade.

Assim, a partir do momento que passa a se conhecer neste nível, você tem a possibilidade de realizar mudanças em sua realidade, em prol da realização de seus sonhos, metas e objetivos de vida.

Leia mais e adquira novos conhecimentos

A leitura nos dá a capacidade de expandir a mente, nos mostrando que existem diversas possibilidades que podemos explorar no mundo e também em nós mesmos. A minha dica então, é que você insira em sua rotina diversos tipos de leituras, como livros, jornais, revistas, artigos na internet, como estes, entre outros conteúdos, que vão ajudá-lo neste processo de autoconhecimento.

Você pode iniciar a sua leitura pelo e-book O Poder do Autoconhecimento, que vai lhe indicar os melhores caminhos para que você inicie o seu processo pessoal de autoconhecimento e comece a alcançar mais ainda resultados extraordinários em sua trajetória.

Baixe agora, é gratuito!

Invista no Coaching

O processo de Coaching é extremamente efetivo, pois além de acelerar os resultados, através de perguntas poderosas, oferece ao indivíduo a oportunidade real de estar em contato consigo mesmo, descobrir seus pontos fortes, os de melhoria, definir, com clareza, seus objetivos pessoais e profissionais e ainda alcançar equilíbrio emocional.

Com este autoconhecimento, o indivíduo pode direcionar melhor suas ações, focar na realização de seus desejos, sonhos e objetivos, respeitando, ao mesmo tempo, suas crenças e valores. Assim, podemos concluir que as respostas não estão fora e sim, dentro de nós.

 

Invista em Coaching, aumente seu autoconhecimento e alcance resultados extraordinários.

Conheça o Professional & Self Coaching – PSC

 

Agora que você já tem algumas informações que precisa para iniciar o seu processo de autoconhecimento, que tal deixar um comentário me dizendo o que achou deste conteúdo Lembre-se também de continuar nos acompanhando por aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube.  

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 660958063 – https://www.shutterstock.com/pt/g/leklek

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010