O que são Múltiplas Inteligências?

Múltiplas Inteligências

Múltiplas Inteligências – Descubra quantas você possui

 

Quantas inteligências você possui? Para o psicólogo americano Howard Gardner o ser humano possui pelo menos 8 tipos diferentes. Estas por sua vez atuam de maneiras diferentes, porém complementares e quando bem desenvolvidas otimizam os resultados tanto profissionais quanto pessoais.

 

Mas o que são as múltiplas Inteligências

 

As múltiplas inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. Embora haja todas estas competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os 8 tipos de inteligência. Confira quais são eles:

 

  • Linguística;
  • Lógico-matemática;
  • Espacial;
  • Corporal-cinestésica;
  • Interpessoal;
  • Intrapessoal;
  • Naturalística;
  • Musical.

 

Leonardo Da Vinci: o gênio do seu tempo

 

O italiano Leonardo da Vinci, conhecido e admirado em todo mundo, é considerado um dos maiores gênios de todos os tempos e ainda hoje é um caso raro do desenvolvimento das múltiplas habilidades.

 

Neste sentido o desenvolvimento de suas múltiplas inteligências possibilitou a Da Vinci realmente ser diferenciado, notado e reconhecido até hoje como exímio: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e também músico.

 

Howard Gardner e a sua teoria

 

O psicólogo cognitivo e educacional americano Howard Gardner se tornou conhecido mundialmente ao apresentar, em 1982, sua teoria das Múltiplas Inteligências, que contestava os modelos clássicos da época para a medição do quoeficiente de Inteligência. Para Gardner, o famoso teste de Q.I não poderia servir como base para mensurar e definir se uma pessoa é inteligente ou não.

 

Segundo o pesquisador, possuímos de 8 a 9 tipos de inteligências diferentes, algumas desenvolvidas e outras não. Entretanto, isso não significa que não sejamos pessoas perfeitamente normais ou inteligentes.

 

Em outras palavras para o psicólogo, o termo “inteligência”, como ainda é usado pode denotar limitação de capacidades quando considerado sob a ótica daquele que dispõe de um tipo de inteligência para o aprendizado escolar, como o de novas línguas, por exemplo.

 

O que Gardner enfatiza é o desenvolvimento de habilidades e capacidades, além das escolásticas e que de modo geral podem evidenciar qualidades e competências do ser humano, que hoje ficam limitadas pelo senso comum da avaliação de QI (Quociente de Inteligência).

 

Saiba quais são os tipos de inteligência

 

Você sabia que existem diferentes tipos de inteligência? Eu fiz uma seleção das principais para vocês conhecerem. Confira:

 

  • Linguística: essa inteligência está ligada diretamente à capacidade de domínio da linguagem e da expressão. A habilidade é responsável pela utilização com maestria de toda forma de linguagem, não se limitando apenas a oral e escrita, mas extrapolando para gestual, corporal e demais tipos de comunicação.

 

Quem possui esse tipo de inteligência é mais propenso a ter sucesso na hora de transmitir ideais, ensinar, convencer, negociar e motivar. Por isso, essa habilidade pode ser notada facilmente em profissionais como jornalistas, escritores, cineastas, mestres de cerimônia, vendedores, CEOs e políticos.

 

  • Lógico-matemática: amplamente utilizada para determinar o quanto uma pessoa é inteligente, ela é a base para os testes de QI. Porém, ao fazermos essa análise bem mais profunda, podemos perceber que ela é somente mais um tipo de inteligência e não a mais importante.

 

A principal virtude de pessoas com essa habilidade é a habilidade e capacidade de criar e entender padrões e fazer sistematizações. Isso garante a eles maior facilidade para resolverem problemas complexos que envolvam números e modelos abstratos. Com essa qualidade estão os profissionais que trabalham nos ramos da ciência, engenharia, economia e matemática.

 

  • Espacial: esse tipo de habilidade é característica de pessoas que trabalham com criatividade e qualquer tipo de arte visual. A inteligência espacial é referente à capacidade de elaborar espaços complexos dentro da mente e os manipular em qualquer perspectiva sem nenhum problema. Sendo assim, as pessoas com essa capacidade conseguem visualizar os seus projetos claramente antes mesmo de fazer os primeiros rascunhos. Os profissionais que possuem inteligência espacial normalmente optam por áreas como arquitetura, artes plásticas, design, entre outras.

 

  • Corporal-cinestésica: pessoas que possuem essa habilidade são reconhecidas por serem notoriamente superiores em suas capacidades motoras, conseguindo se destacar em atividades mais atléticas. Também compartilham da inteligência corporal-cinestésica os indivíduos que utilizam o corpo como ferramenta para expressar sentimentos. Devido a essas qualidades, os indivíduos que se enquadram nesse grupo normalmente optam por se tornarem atletas, dançarinos, artistas circenses ou cênicos.

 

  • Interpessoal: quem possui esse know-how tem mais facilidade para interpretar as expressões mais sutis. Esse é o famoso modo de ler nas entrelinhas o que a pessoa quer dizer, mas não consegue expressar em palavras. Por isso, eles são conseguem se comunicar da forma mais adaptada possível até mesmo nas situações mais complicadas e delicadas. Os profissionais que têm a inteligência interpessoal mais desenvolvida costumam optar por áreas como psicologia, direito, pedagogia e posições de liderança.

 

  • Intrapessoal: esse tipo de inteligência é referente às pessoas que desenvolveram um alto nível de autoconhecimento, conseguindo compreender todas as suas emoções mais arraigadas em seu interior, quais são seus valores e os ideais e o que os motiva a seguir com os objetivos traçados. Isso faz com que os indivíduos com essa habilidade consigam focar nas atividades que possuem maior domínio, mas sem deixar de trabalhar seus pontos de melhoria. Quem tem a inteligência intrapessoal têm facilidade em lidar com a maioria dos tipos de trabalho, já que ela é um diferencial para ampliar outras capacidades.

 

  • Naturalística: quem possui essa habilidade tem mais aflorados os seus sentidos em relação a vida na natureza. Eles normalmente identificam com maior facilidade os animais, e as plantas e seus benefícios. A inteligência naturalística funciona como uma ligação forte entre o indivíduo e o meio ambiente. Os profissionais que possuem essa qualidade optam por desempenhar funções ligadas a área da biologia, podendo até ir para os caminhos da floricultura, agricultura e mesmo alguns guias turísticos.

 

  • Musical: esse é um dos tipos de inteligência que é mais facilmente reconhecido. Essa qualidade é relacionada a sensibilidade que a pessoa tem para reconhecer notas musicais provenientes de qualquer tipo de objeto. Além disso, eles conseguem reproduzir e criar melodias que encantam os ouvidos de todos. Os músicos são os principais profissionais que possuem inteligência musical, podendo ser tanto artistas quanto produtores, críticos e outras pessoas ligadas a essa área.

 

Com essas informações você já consegue identificar qual ou quais são as inteligências que possui? Escreva para mim nos comentários!

 

Como o coaching trabalha as múltiplas inteligências

 

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para trabalhar qual um dos tipos de inteligência que existem. Escrevo isso com tranquilidade, pois esse é o curso de coaching mais moderno e completo do Brasil.

 

O objetivo dessa formação é empoderar a pessoa que a fizer tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para isso, a formação ensina muito do que podemos aprender com o processo evolutivo da humanidade, com a história do coaching, com os diferentes modelos de coaching, com a psicologia positiva e com a programação neurolinguística.

 

Além disso, é possível assimilar sabedoria sobre as crenças limitadoras, roteiros estruturados, ética, processos de identidade, feedback 360°, autoconhecimento, autoconfiança, patrocínio positivo, auxiliares linguísticos e muito mais!

 

Essa é uma experiência única que provoca mudanças que realmente transformam o dia a dia das pessoas dentro do trabalho ou fora dele. A formação Professional & Self Coaching é um investimento muito bem feito na sua própria evolução pessoal.

 

Compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 667583269 – https://www.shutterstock.com/pt/g/arkadymar

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010