A Teoria de Maslow na Motivação Profissional

Pirâmide de Maslow

Entenda o que é e como funciona a pirâmide de Maslow

 

Vamos começar esse texto com um exemplo bem prático de necessidade humana.

Um dos primeiros passos ao concluir uma pós-graduação é atualizar o currículo. Um profissional com anos de experiência no mercado e grande período na empresa pode ver a pós-graduação como um degrau para conseguir oportunidades de realizar tarefas mais desafiadoras no trabalho, ter um aumento salarial ou até mesmo encontrar outro emprego. Se nenhum dos objetivos traçados forem atendidos após ele se formar no curso, a tendência é que isso afete diretamente o comportamento desse colaborador de maneira negativa, podendo causar desânimo e insatisfação.

Este cenário é mais comum do que se imagina, uma vez que nem sempre as necessidades profissionais de todos que prestam serviço para uma empresa conseguem ser atendidas de maneira que os deixe completamente satisfeitos. É por isso que é fundamental aprimorar conhecimentos sobre motivação, principalmente se você for empresário, empreendedor, líder ou gestor em um negócio, visto que este conhecimento vai lhe ajudar a compreender o que pode ser feito no ambiente profissional para não perder aquele colaborador que tanto lhe ajuda no crescimento de sua organização.

Assim, hoje vou abordar com você um tema que vai contribuir bastante neste sentido, que é a Teoria de Maslow, que fala sobre as necessidades humanas mais intrínsecas.

Além disso, compartilho também, para que já possa iniciar o processo de aprimoramento de seus conhecimentos o e-book “A importância da liderança e da motivação no ambiente organizacional”.

 

Faça agora o download!

 

Continue lendo o texto para entender melhor como as necessidades atendidas ou não podem afetar seu cotidiano no trabalho e vida pessoal.

Entenda o que é e como funciona a Pirâmide de Maslow

Abraham Harold Maslow foi um psicólogo americano conhecido pelos estudos que fazia sobre as necessidades humanas. Em uma de suas pesquisas mais famosas ele descreve como cada necessidade do ser humano influencia na sua motivação e o faz sentir outras necessidades. Esse pensamento foi estruturado em uma pirâmide e ficou mundialmente conhecida como a Pirâmide de Maslow.

Estrutura da Pirâmide

A base da pirâmide consiste nas necessidades fisiológicas, acima está a segurança, depois a questão social, depois está a estima e no topo a realização pessoal. Entenda cada uma delas abaixo:

Necessidades fisiológicas

Vou começar explicando a base da pirâmide, que é a camada de necessidades fisiológicas. Nessa área está tudo que é inevitável para as pessoas. São obrigatoriedades como a respiração, alimentação, beber água, dormir e ter onde morar. Neste nível, fazemos tudo tão mecanicamente que nem percebemos o quanto são importantes!

Entretanto, por mais que seja básico e mecânico, ele não é menos importante do que os outros, uma vez que passamos uma vida em busca de melhorias neste sentido, ou seja, trabalhamos e realizamos nossas funções diárias para termos cada vez mais ganhos financeiros razoáveis, que nos permitam nos alimentar bem, ter uma casa própria, que nos possibilite ter mais qualidade de vida, ter uma cama confortável para dormir e assim por diante.

Ou seja, conforme pudemos perceber, este necessidade merece atenção tanto quanto as outras que vêm a seguir.

Segurança

Um nível acima das necessidades fisiológicas está a necessidade de segurança. Essa é a camada que fala da carência que existe em se sentir seguro em relação ao emprego, saúde, família e propriedade.

Isso quer dizer, que quando estamos em um emprego estável, quando estamos saudáveis, quando moramos em uma residência que dá segurança a nós e nossos familiares e amigos, a tendência é nos sentirmos mais seguros, tranquilos e motivos, tanto para realizar as atividades mais básicas do dia a dia, quanto para realizar um trabalho bem feito nas empresas em que desempenhamos nossas funções.

Necessidades sociais

O próximo andar da pirâmide serve para atender às questões sociais. São seus relacionamentos com família, amigos e na vida amorosa.

Somos seres essencialmente sociais, precisamos contar com a colaboração das pessoas ao nosso redor para nos sentirmos mais tranquilos e seguros nos ambientes pelos quais transitamos. Assim, estamos sempre em busca de uma relação saudável com nossos familiares e amigos, bem como de aceitação por parte de nossos colegas de trabalho, pois é através do companheirismo deles que teremos a possibilidade de crescer profissionalmente como desejamos.

Além disso, por mais que precisemos desenvolver constantemente o amor-próprio, vivemos em busca também de um relacionamento amoroso, que contribua para que nos sintamos seres ainda mais realizados em nosso jornada evolutiva pela Pirâmide.

Até agora falamos de necessidades que atendem aos indivíduos externamente, não é mesmo? As próximas camadas irão falar de fatores mais íntimos que estão ligados aos sentimentos e manutenção de autoestima. Confira:

Estima

É a vez do nível estima. Aqui é para falar de conquistas individuais, autoestima e confiança. Como estamos nos aproximando do nível mais alto da Pirâmide, esta necessidade fala de questões muito mais internas do ser humano do que externas.

A estima é o nível em que sentimos a necessidade de sermos reconhecidos por nossos pares, pelas funções que desempenhamos na vida, seja pessoal ou profissionalmente. Também é o nível em que nós mesmos reconhecemos nossas capacidades e habilidades pessoais, que nos ajudam a evoluir constantemente.

A partir destes dois tipos de reconhecimentos, tanto do meio, quanto de nós mesmos, passamos a nos sentir cada vez mais autoconfiantes, o que melhor também a nossa autoestima, sendo estes dois elementos fundamentais para que continuemos crescendo e subindo ao mais alto nível da Pirâmide de Maslow.

Realização pessoal

Para finalizar, a camada que fala de realização pessoal que engloba a criatividade, moralidade, solução de problemas, ausência de preconceitos e autoavaliação. Aqui, no nível mais alto da Pirâmide, o indivíduo sente-se completamente realizado com os feitos que desempenhou e tem desempenhado ao longo de sua existência.

Quando alcança este ponto, a pessoa passa a utilizar o seu potencial máximo, o que lhe possibilita ter crescimento profissional, autonomia e participação na tomada de decisões ao seu redor, bem como independência, mais liberdade e controle sobre os rumos que a sua vida está tomando.

Veja que estes pontos são essencialmente motivadores para todos nós, que estamos sempre em busca de crescimento e evolução contínua. Independentemente de qual nível estejamos, a questão é que buscamos constantemente por algo que nos complete, que nos dê a sensação de realização, seja ela externa ou interna.

Por isso, é importante ter e desenvolver cada vez mais conhecimento sobre este tema, bem como sobre muitos outros que envolvem motivação, para que assim tenhamos as ferramentas necessárias para nos automotivar e para motivar também as pessoas ao nosso redor.

Então, que tal conferir e fazer o download do e-book A importância da liderança e da motivação no ambiente organizacional? Baixe agora e veja como líderes têm um papel fundamental sobre o desempenho de seus colaboradores.

Clique aqui e faça o download agora mesmo!

Aplicando a pirâmide no seu cotidiano

A partir do entendimento do estudo do Maslow é possível aplicar seu pensamento no dia a dia e compreender melhor como ele funciona na motivação profissional. Neste sentido, conseguimos ter clareza de que uma das primeira necessidades a ser sanada tem a ver com ganhos financeiros. Os colaboradores de qualquer empresa precisam de um montante que possa arcar com as próprias despesas mínimas de sobrevivência, bem como com a de seus familiares.

Depois disso, o colaborador precisa de incentivos que o motive a desempenhar melhor sua função. Isso pode ser um curso complementar, oportunidade de crescimento, plano de carreira e a estabilidade tão almejada por profissionais de diversas áreas nos dias atuais.

Já o topo da pirâmide é para aqueles colaboradores que querem participar e contribuir ativamente dos resultados da empresa e se sentirem parte integrante do time. Quem está no topo busca por status e reconhecimento. Assim, esse é o momento de desafiar as competências, fazendo com que este participe de estratégias e soluções.


Vamos trazer para mais próximo da realidade com exemplos. Um estagiário geralmente busca pelo ganho de experiência e um salário que atenda suas necessidades básicas. Já um profissional que tem mais experiência de mercado e estabilidade econômica, pode estar em busca de desenvolvimento e a sensação de autorrealização. Já o profissional pós-graduado que falamos no começo do texto está no topo da pirâmide, buscando constantemente por novos desafios.

É importante ter em mente, que quando as camadas da pirâmide não são atendidas, os colaboradores podem acabar ficando decepcionados e sem vontade de evoluir ou colaborar para os resultados da empresa. Por isso é tão fundamental encontrar estratégias para mantê-los engajados e motivados a contribuírem com o melhor de si no âmbito profissional.

Assim, para que você consiga elaborar estratégias de motivação com maestria, basta fazer o download do e-book A importância da liderança e da motivação no ambiente organizacional, criado para quem deseja e precisa motivar equipes diariamente.

Aproveite e faça agora o seu download gratuitamente!

Teoria de Maslow e a psicologia organizacional

O estudo do Maslow é atual e é um dos mais significativos para a psicologia organizacional.

Por definição, a psicologia organizacional atua nos problemas organizacionais que estão ligados à gestão de recursos humanos. Quem trabalha com esse campo se preocupa com o desenvolvimento dos trabalhadores bem como a harmonia entre eles no ambiente.

A exploração de seu estudo busca entender em que momento da pirâmide os funcionários estão e quais são as melhores maneiras de fazer com que eles evoluam nela. Desse modo, a satisfação profissional e o crescimento do funcionário e da empresa podem ser algumas das boas consequências.

No caso daquela pessoa pós-graduada que já falamos por aqui, o time de recursos humanos ou gestão de pessoas deve estar atento aos aprofundamentos educacionais que cada funcionário fez ou está fazendo. Além disso, o setor deve também estar preparado para entender quais são os objetivos do colaborador com esse curso e como ele pode aplicar os novos conhecimentos no cotidiano de trabalho. Também é importante ter um plano de carreira que englobe possibilidades de crescimento e incentive o funcionário a fazer mais cursos complementares conforme o tempo vai passando.

Vantagens da aplicação do estudo

Trazer a pirâmide de Maslow para o dia a dia de uma empresa exige uma área de recursos humanos ou gestão de pessoas alinhada diretamente com os objetivos da empresa e de cada setor que ela possui. Só dessa forma, será possível analisar se os funcionários estão se dedicando ou não aos propósitos do empregador.

A área que irá cuidar da evolução do colaborador deve entender em que momento da pirâmide ele se encontra e quais são os objetivos profissionais dele. Dessa maneira, é possível avaliar se as ambições da empresa e do colaborador estão se sustentando ou se é preciso que se faça uma adequação.

Além disso, por meio deste diagnóstico, será possível entender também se os objetivos da empresa não estão claros para todos. Caso não estejam é chegado o momento de implementar melhorias na comunicação entre organização e colaborador, para que questões como cultura organizacional, missão, visão e valores sejam esclarecidas e, assim, os profissionais tenham a oportunidade de optar se tais preceitos estão de acordo com seus princípios ou não.

Investir na motivação e realização dos funcionários é investir no crescimento da empresa. Só desse modo é possível desenvolver uma equipe produtiva, eficaz, capaz de solucionar problemas e que faça a empresa se destacar no mercado em que atua.

Para isso, é possível contar com a o Coaching Corporativo, programa desenvolvido aqui pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que visa oferecer aos mais diversos tipos de empresas o aprimoramento constante de seus colaboradores. Por meio de soluções customizadas, ou seja, que atendam às necessidades, de forma assertiva, dos negócios, é elaborado um treinamentos para as equipes, bem como empresários, empreendedores, gestores e líderes, que tem como objetivo aumentar ainda mais a performance profissional de cada um, bem como os resultados empresariais.

Aproveite esta oportunidade para conhecer o IBC Corporativo e transforme a sua empresa em líder no mercado em que atua!

Agora, que tal deixar o seu comentário me dizendo o que achou deste conteúdo e o que você tem feito para contribuir com a sua própria evolução na pirâmide e das pessoas ao seu redor? Compartilhe comigo suas experiências e lembre-se também de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 763415281 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vandavasilevska

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010