Coaching – Conceito e Significado | IBC Coaching
Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Coaching – Conceito e Significado

14/10/15
Conceito e significado de coaching
Descubra o significado da palavra coaching e suas variantes. 
Copyrigt: 3dconceptsman  /  Via: Depositphotos

 

Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

O significado do Coaching

A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher.

Por volta de 1830, o termo Coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950, o termo foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas. 

Significado de Coach

O Coach é o profissional que exerce a profissão de Coaching, seja para uma empresa ou para um indivíduo específico. Ele é o responsável por treinar o seu Coachee baseando-se em técnicas e metodologias do Coaching que são capazes de trabalhar o desenvolvimento pessoal e humano de cada um, valorizando sempre as competências individuais, além de relaciona-las a um processo de evolução contínua.

Significado de Coaching

Esse é o processo de desenvolvimento pessoal ou profissional, que o profissional Coach conduz em seu Coachee. Esse processo é o ato de ajudar uma pessoa ou instituição a atingir seus objetivos e metas despertando todas as suas capacidades.

Significado de Coaches

Coaches são pessoas que exercem a profissão de Coaching. É o plural da palavra Coach, ou seja, o IBC é especialista em formar Coaches qualificados, em formar pessoas que desejam atuar como Coach afim de fazer a diferença na vida de pessoas e empresas.

Significado de Coachee

O Coachee é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching. No caso, o cliente que está sendo instruído e liderado por um Coach.

Como funciona o Coaching?

Como vimos lá em cima, o Coaching é o processo em que um profissional da área ajuda o seu cliente a atingir uma meta estipulada, seja tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Nós vamos te explicar agora como que esse processo é feito!

Passo a passo

Depois de escolher a especialidade de seu coach, o cliente apresenta a ele sua necessidade, seu estado atual e o estado desejado, ou seja, as metas que deseja alcançar e que naquele momento, fatores: emocionais; profissionais ou pessoais estão o impossibilitando.

A partir desta definição são realizadas sessões, encontros semanais, quinzenais ou mensais, com duração normalmente de 1 hora e meia, onde o coach trabalha para que seu cliente desenvolva novas competências, habilidades, vença crenças limitadoras, defina suas metas com mais clareza, e através do cumprimento de tarefas, mobilize seus conhecimentos, de forma efetiva, para o alcance rápido e assertivo de seus objetivos de vida e carreira.

Diferente da terapia, que pode ser feita durante anos, o coaching trabalha com processos de desenvolvimento, com início, meio e fim já predefinidos, e por isso, seus resultados são mais acelerados e expressivos. O preço de cada sessão no mercado brasileiro varia entre 100 a 1000 reais por encontro, e o processo é feito sob total confidencialidade. Com muitas pessoas e empresas precisando de orientações profissionais nos dias de hoje, a profissão está em alta em todo país. Que tal aproveitar a demanda e se tornar um Coach de sucesso? Confira os nossos cursos da IBC e tenha o melhor treinamento do país!

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC