Como perder o medo de falar em público?

Falar em público

Saiba como perder o medo de falar em público

 

Saber se comunicar de forma eficaz é, sem dúvida, a busca de muitos profissionais que almejam se destacar na carreira ou segmento de atuação. Ter uma boa oratória é importante em inúmeras situações do dia a dia, desde a forma como lidamos com colegas e superiores no ambiente de trabalho até ao modo como atendemos o público ou cliente externo.

No artigo de hoje você vai conferir como vencer a fobia de falar na frente de outras pessoas com recomendações de sucesso e o coaching. É só continuar lendo!

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5 dicas para falar em público com mais facilidade

Por mais comum que seja esta competência, nem todos possuem uma forma de comunicar bem desenvolvida. Nem todos os profissionais possuem o “dom da fala”, mas não há problemas, pois esta é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada. Quer saber como? Então, confira 5 dicas valiosas para  -aprender a se comunicar bem com uma audiência:

1 – Desenvolva a habilidade: esta é uma das dicas mais importantes para quem deseja se capacitar na arte de se comunicar. A melhor forma de aprender a falar com os outros é exercendo a habilidade no dia a dia de diferentes formas. Para isso, você pode:

  • Conversar sobre demandas e assuntos relacionados com os colaboradores;
  • Participar ativamente das reuniões na empresa, contribuindo com ideias inovadoras e soluções;
  • Trocar conselhos com profissionais mais experientes;
  • Ler livros sobre o assunto;
  • Pedir a opinião sobre sua evolução aos colegas de trabalho.

Ao colocar esta competência em prática diariamente, você permite que a comunicação flua de forma natural e, automaticamente, o medo passa.

2 – Domine o seu medo: esse sentimento é completamente normal, principalmente para quem é mais tímido. O pulo do gato é nunca deixar que ele te domine a ponto de não permitir que você desenvolva essa competência tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Lembre-se de que a melhor maneira de perder qualquer tipo de medo é enfrentando-o. Neste caso, é se dispondo a falar em público, aperfeiçoando-se e treinando. Somente dessa forma, você constrói condições para alcançar uma comunicação bem desenvolvida e segura.

3 – Faça cursos de oratória: existem diversos cursos de comunicação disponíveis no mercado, como o de oratória. Com estes, você aprende diversas técnicas para se comunicar de forma clara e objetiva, além de maneiras de superar a timidez, o medo, a inibição, o nervosismo e a ansiedade.

4 – Prepare-se antecipadamente: outra recomendação essencial é sempre estar preparado antes de falar publicamente. Isso é a chave mestra da sua autonomia e segurança para se comunicar diante de muitas pessoas. E isso não é um bicho de sete cabeças. Basta que, antes de fazer uma apresentação ou de participar de reuniões corporativas, você tenha um momento de preparação. Durante esse período, leia atentamente o material que você vai utilizar, já que ele servirá de apoio caso você esqueça o que vai falar ou de pontos importantes que precisam ser abordados durante seu discurso. Além disso, treine na frente do espelho. Sem vergonha disso! É importante que você se sinta seguro o suficiente para provar a todos que domina o assunto.

5 – Linguagem corporal: é importante tomar cuidado com as gesticulações e a respiração, pois isso pode atrapalhar o seu desempenho. O ideal é que você fale pausadamente, respire entre uma frase e outra e tome muito cuidado com as gírias e jargões. Outro ponto importante é a pontuação da redação que deve ser transmitida para a fala. Para respeitar os sinais corretamente, lembre-se de que cada um deles é fundamental para que o público compreenda o que você está dizendo.

E você, quais outras dicas considera importantes para perder o medo de falar publicamente? Contribua deixando o seu comentário no final do texto! Aliás, para quem já quer uma super dica extra é só continuar lendo o texto!

A evolução do seu discurso

O coaching é um aliado excelente para quem está trilhando o caminho do aperfeiçoamento do discurso. O curso Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de desenvolver esta e muitas outras habilidades.

Com material feito por profissionais altamente capacitados, o LCT transmite um conteúdo rico e que traz mudanças efetivas na sua vida pessoal e profissional. Por meio de aulas teóricas e práticas, o coachee (o aprendiz, no caso é você) aprende o que são e como trabalhar com os quadrantes da liderança; como reter colaboradores considerando talentos da empresa; como incentivar o comprometimento do time com as metas; e como criar uma nova filosofia para obtenção de resultados humanizados.

Dentro dos temas abordados, as 20 horas de curso ensinam profundamente a respeito do exercício do autoconhecimento, do autodesenvolvimento e da inteligência emocional; o equilíbrio da produtividade e da qualidade; como gerenciar prioridades; com um feedback assertivo deve ser; o balanço saudável da vida pessoal e da profissional;  o que é ouvir na essência; como se comportar diante de uma liderança situacional; e como fazer perguntas poderosas. Além, é claro, de como se comunicar com persuasão e eficiência para qualquer tipo de audiência.

Dois pontos interessantes para focarmos a respeito dos ensinamentos desse curso são o autoconhecimento e a inteligência emocional. O primeiro indica quais são as suas qualidades que podem ser fortalecidas; quais são as virtudes que ainda precisam ser despertadas; e quais são os seus pontos fracos que precisam ser desenvolvidos para se adequarem ao seu cotidiano ou até mesmo eliminados.

Já a inteligência emocional, é a combinação da sabedoria que você adquire sobre si mesmo com o gerenciamento dos seus sentimentos. O objetivo dessa prática é que você consiga exercer suas emoções em pensamentos, discursos e atitudes de modo adequado com cada situação que está vivendo. Esse aprendizado contribui positivamente com o seu estado emocional na hora de falar em público.

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Após a conclusão bem sucedida do curso, você se torna ainda mais capaz de administrar um time que realmente é comprometido com o alcance de resultados; colaborar com os índices positivos da qualidade de vida no trabalho e clima organizacional; mais criatividade para solucionar problemas de alta complexidade; mais facilidade em disseminar a cultura organizacional; e muitos outros benefícios essenciais para o seu amadurecimento profissional e pessoal.

Gostou da formação? Então é só navegar pelo site do IBC para saber mais a respeito dela. Se quiser, também pode entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Agora que você já tem dicas de como perder o medo de falar em público, que tal começar a praticar? Mais do que isso, que tal continuar investindo nos seus estudos e iniciando sua formação em coaching? Boa sorte!

Aproveite para compartilhar esse artigo com o seu amigo que tem dificuldade de falar em público!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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