Roda da Vida: o que é e como funciona?

roda-da-vida

Conheça todas as tríades da Roda da Vida

Na correria do dia a dia de trabalho, muitas vezes, caímos no automatismo e deixamos de lado outros aspectos muito importantes de nossa vida. Família, saúde, finanças, relacionamentos afetivos e bem-estar, por exemplo, fazem parte deste conjunto que, de forma alguma deve ser preterido em função apenas da carreira. E sabe por quê? Porque é o alinhamento e a congruência entre todas as partes de nós, que realmente nos ajuda a construir a prosperidade, o sucesso, a paz interior e a felicidade que tanto buscamos e merecemos ter.

Neste sentido, a ferramenta Roda da Vida, muito utilizada em processos de Coaching, existe exatamente para apoiar as pessoas a identificarem os pontos de sua vida que estão em harmonia, suas prioridades, bem como aqueles que precisam de maior atenção e cuidado. Também ajuda a definir um plano de ações eficiente, que coloque efetivamente as coisas em seu devido lugar e traga maior equilíbrio entre todos os importantes aspectos relacionados.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

Quando não estamos bem em qualquer setor da nossa vida, consequentemente, os demais âmbitos acabam sendo impactados negativamente também. Com isso, estes desequilíbrios acabam limitando diretamente o nosso crescimento profissional, pessoal e até mesmo emocional. Com certeza, não é isso que você sonha para sua história, muito menos os resultados que deseja ter depois de se esforçar tanto para que seus planos deem certo, não é mesmo?

Para evitar esta desarmonia é fundamental ter a clareza do seu estado atual, ou seja, dos aspectos onde você foca mais ou precisa melhorar hoje, e daqueles que precisam continuar a serem bem cuidados para que a sua Roda da Vida gire efetivamente em total sintonia com seus sonhos e metas.  O ideal é que cada área analisada alcance pelo menos 60% de satisfação. Se estiver abaixo disso, o alerta deve ser ligado, pois é um forte indicativo de que aquele ponto está sendo negligenciado e, portanto, sua mudança precisa ser trabalhada com urgência.

A Roda da Vida na Prática

A Roda da Vida é uma ferramenta de Coaching que mede o índice de satisfação das pessoas em áreas importantes de sua vida. Tem o formato de uma mandala, um círculo que é composto por quatro importantes tríades estruturantes e que são: Âmbito Pessoal, Âmbito Profissional, Qualidade de Vida e Relacionamentos. Cada um destes indicadores, por sua vez, apresentam três fundamentos essenciais, totalizando doze áreas analisadas dentro dos quatro pontos centrais acima citados.

Com notas que variam de 1 a 10, sendo um, o valor mínimo e, dez, o máximo, a Roda da Vida é um instrumento poderoso de autoavaliação pessoal e profissional, porque permite que você analise e classifique cada uma destas áreas segundo o seu momento atual e, com base nestas informações, possa trabalhar tanto para elevar como para alinhar seus níveis de satisfação.

Como se trata de um momento de conexão com o seu eu interior, é importante que ao fazer sua Roda da Vida você seja totalmente sincero ao responder cada quesito e também esteja 100% focado nas questões que ela traz. Todo este cuidado é fundamental a que possa verdadeiramente identificar os pontos que estão positivos e aqueles onde você ainda precisa melhorar.

Por isso mesmo, para que entenda melhor como a Roda da Vida funciona, vamos ver a seguir do que se trata cada um destes balizadores centrais e os seus respectivos elementos de autoavaliação. Então, continue lendo e entenda, na prática, como analisar seu estado atual por meio desta poderosa ferramenta de Coaching.

Roda da Vida – Tríade Pessoal

Desenvolvimento Intelectual

Consiste em analisar, de 1 a 10, o seu nível de investimento atual em seu desenvolvimento intelectual, sua abertura a novos aprendizados, experiências, estudos e conhecimentos. Tanto para o crescimento na carreira, como para o amadurecimento pessoal, investir neste quesito é essencial para que se aprimore como ser humano e aprenda a lidar com mais inteligência e sabedoria com seus desafios e escolhas.

Saúde e Disposição

Se você apenas trabalha e trabalha e nunca encontra um tempo para cuidar de sua saúde física e mental, com certeza sua Roda da Vida vai revelar isso. Cuidar do seu bem-estar é fundamental para que tenha sempre energia, ânimo, fôlego e motivação para enfrentar sua rotina na empresa ou em casa, sem que tudo isso tudo engula você. O corpo fala e dá sinais de quando algo não vai bem. Quando ignoramos isso, colocamos em risco a nossa saúde e, consequentemente, nossa capacidade de realização. Ao identificar o nível de atenção que você tem dado a este quesito, poderá tanto reavaliar seus comportamentos como manter o que está dando certo.

Equilíbrio Emocional

De 1 a 10, quanto os acontecimentos afetam suas emoções? Já parou para refletir sobre como tem reagido às situações do dia a dia e a forma como tem lidado com elas? Pois bem, essa é a hora de pensar sobre isso e de aprofundar seu conhecimento sobre os sentimentos que dominam sua vida.

Quando falamos em equilíbrio emocional estamos falando do modo como lida com seus desafios, conflitos, inseguranças e situações adversas, pois a sua reação nestes momentos revela muito sobre sua qualidade de vida. Quanto mais equilibrado, melhor será o controle das emoções nocivas, utilização das positivas e tomada de decisão. Já se isso não estiver em sintonia pode levar você a agir por impulso, com descontrole e sofrer com problemas que podiam ser evitados.

Roda da Vida – Tríade Profissional

Recursos Financeiros

Embora este não seja o único objetivo, o fato é que todos trabalham com o intuito de promover recursos financeiros que garantam condições básicas de sobrevivência. Por isso, quando nossa profissão ou emprego não são suficientes para o provimento do dinheiro que precisamos para pagar nossas contas, adquirir determinados produtos, serviços e bens e realizar os nossos sonhos, acabamos ficando bastante descontentes. Isso acontece porque além de os rendimentos não serem suficientes ou compatíveis com nossos esforços ou formação, a falta deles nos impede também de honrarmos os nossos compromissos financeiros.

Outro problema é quando mesmo ganhando bem, os gastos são excessivos e, por isso, as contas não fecham. Por isso, ao analisar e responder, em sua Roda da Vida, qual é o seu nível de satisfação financeira atual, terá uma dimensão mais exata do que precisar melhorar com relação às suas finanças ou se está indo bem.

Contribuição Social

Já parou para pensar em como o seu trabalho afeta a vida das pessoas à sua volta? Se o que faz entrega ou não uma contribuição social? Você sente que suas ações ajudam a transformar nossa sociedade e mundo para melhor? Tudo que fazemos ou deixamos de fazer impacta, direta e indiretamente na vida do outro e, por isso mesmo, devemos estar atentos à nossa contribuição.

Muitas vezes subestimamos o poder das pequenas ações e deixamos de colaborar porque acreditamos que é “pouco demais”. Contudo, tudo que você faz com amor, respeito e compaixão, traz sempre algum resultado positivo para a vida de alguém e também para a sua. Analise este quesito com carinho e veja onde você pode ajudar.

Realização e Propósito

Agora, olhando para dentro de você, de 1 a 10, o quanto seu trabalho atual está verdadeiramente conectado com sua essência e com seu propósito de vida? O propósito é o que nos faz levantar todos os dias motivados a ir além, a dar o nosso melhor e a fazer a diferença no mundo. Quando trabalhamos sem esta conexão maior, acabamos automatizando nossas ações e deixando de reconhecer o nosso poderoso papel de transformação seja em nossa vida, seja na vida do outro.  Analise sua Roda da Vida e, com base nisso, procure tanto fortalecer seu propósito, caso já tenha um, como buscar ferramentas para te ajudar a encontrar sua razão verdadeira de ser e de existir, ou seja, a sua missão. Uma boa dica é utilizar o Coaching!

Roda da Vida – Tríade da Qualidade de Vida

Criatividade, Hobbies e Diversão

Nem só de trabalho vive o homem. Na prática, isso quer dizer que todos nós precisamos de momentos de lazer, relaxamento, plenitude, ou seja, viver nosso direito legítimo de nos divertirmos um pouco com a vida. Estes momentos são essenciais para descansar o nosso corpo e a nossa mente, recarregar as baterias, aflorar a criatividade, repor as energias, eliminar as cargas negativas e simplesmente deixar o tempo fluir, sem prazos, condições ou regras.

Somos acima de tudo seres humanos e para nos tornarmos seres integrais, nós precisamos inclusive destes períodos mais leves e despreocupados. Neste sentido, quando foi à última vez que se permitiu relaxar? Tem se dado este direito ou raramente se permite momentos de lazer? Faça sua Roda da Vida e reflita sobre isso!

Plenitude e Felicidade

Existe uma frase muito sábia atribuída a Mahatma Gandhi que diz que – “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!”. Ela nos mostra que é a forma como fazemos a nossa caminhada que nos leva a sermos verdadeiramente felizes e plenos. Talvez você nunca tenha parado para pensar se você é ou não feliz e no que te aproxima ou distância de conquistar a satisfação pessoal neste importante aspecto da vida. Quem sabe ainda você tenha passado por eventos ruins que tiraram o sorriso do seu rosto e que te fizeram duvidar do seu merecimento e capacidade de ser feliz. Entendo, mas não precisa ser assim.

Todos, inclusive você, merecem ter alegrias, prazeres e júbilos e viver momentos positivos, especiais e únicos. Por isso, mesmo que tenha vivenciado experiências não tão boas, jamais permita que a sua plenitude seja sacrificada. A felicidade é um estado de espírito maravilhoso, que alimenta nossa motivação, paz interior, autocompaixão, entusiasmo e a vontade de ir além e fazer a diferença.

Avalie em qual nível a sua está hoje ou nos últimos tempos, conscientize-se do seu merecimento e busque trabalhar para que possa ter sempre momentos plenos.

Espiritualidade

Independente de qual seja a sua religião ou mesmo se você não tiver uma, saiba que a espiritualidade é um aspecto da vida que, acima de tudo, nos conecta com as possibilidades infinitas do universo. Não temos controle absoluto sobre nada ou sabemos exatamente o que vai acontecer nos próximos minutos, horas, dias, pois a vida segue um curso, na maioria das vezes, imprevisível. Contudo, podemos escolher ser positivos e acreditar que as coisas vão dar certo, sim.

Estas também são formas de expressar a sua crença positiva em si mesmo, nas pessoas e na vida de modo geral e de exercitar a sua espiritualidade, por meios de ideias e sentimento bons e da energia poderosa que emana de dentro de você.  Portanto, ao responder este quesito em sua Roda da Vida leve em consideração tudo isso.

Roda da Vida – Tríade dos Relacionamentos

Vida Social

Mesmo que você seja uma pessoa mais reservada, a vida social diz respeito a sua capacidade de estar em diferentes ambientes e de se relacionar amigavelmente com o outro. Para uns, representa ter uma vida agitada, com uma rotina de baladas, compromissos profissionais e um rico networking. Para outros, receber os amigos em casa, ir ao cinema com o namorado, participar dos encontros da igreja ou fazer uma reunião mais tranquila num final de semana em família.

Não existe certo ou errado, apenas o que for melhor para você, pois cada um define como vai se relacionar com as pessoas e o mundo ao seu redor. Entretanto, é importante estar atento aos extremos – agitação ou reclusão em demasia, pois cada um te limita de uma forma diferente e pode acabar lhe prejudicando. Avalie, então, se precisa ou dar mais atenção à sua vida social ou dar um tempo de tantos compromissos e busque o caminho do meio.

Relacionamento Amoroso

De 1 a 10 qual é a qualidade do seu relacionamento amoroso hoje? Sente-se feliz ao lado de seu companheiro ou companheira? Tem uma relação saudável e construtiva ou vivem brigando o tempo todo? E mais – qual é o seu nível de autoamor e de autocompaixão? Este quesito traz estas e outras importantes reflexões e não apenas sobre o amor a dois, mas sobre o amor individual, aquele que devemos sentir por nós mesmos.

Na prática, estas questões ajudam a mapear suas emoções e a identificar o seu verdadeiro grau de desenvolvimento amoroso atual. Assim, quanto mais conhecer a sua essência; estiver consciente de suas qualidades; confiante em ser quem é e reconhecer o seu valor como pessoa, mais terá a clareza para definir que tipo de relação você deseja ou não ter. Tudo isso é essencial para construir relacionamentos positivos e duradouros e nutrir um amor capaz de trazer crescimento, harmonia, paz, respeito, companheirismo e felicidade ao casal.

Portanto, seja bem verdadeiro quando avaliar seu momento atual no aspecto amoroso, para que de acordo com sua resposta, possa tanto manter o que está muito bom, quanto mudar o que não está tão legal assim.

Família

Sou filho, logo existo! Por fim, chegamos ao último e não menos importante ponto da Roda da Vida: a família. Esta que é a nossa base, nossa origem, que explica muito quem somos e porque somos e nossos valores e crenças. Direta ou indiretamente, a família sempre tem um peso muito grande em nossa formação como pessoas, profissionais, cidadãos e seres humanos. Somos o reflexo de todos aqueles que vieram antes de nós e vivemos o seu legado todos os dias. Assim também será com os nossos filhos, pois são eles que formarão às próximas gerações do nosso clã.

Por isso, quando a família vai bem, por mais que os problemas externos sejam desafiantes, nós nos sentimos mais confiantes para enfrentá-los, pois sabemos que podemos contar com seu apoio incondicional. Por outro lado, quando há muitos conflitos e assuntos mal – resolvidos, tudo ao nosso redor sente o peso desta falta de sintonia.  Nosso trabalho fica prejudicado, perdemos o foco, a motivação e a alegria e, corremos até mesmo o sério risco de adoecer.

Para evitar que isso aconteça ou se perpetue, é muito importante que, ao responder sua Roda da Vida, você seja sempre o mais sincero possível, uma vez que o primeiro passo para melhorar o sistema familiar ou manter sua sintonia e identificando seus pontos de melhoria, ou seja, os aspectos onde todos os membros podem evoluir. A nota será um símbolo de como você vê tudo isso, neste momento, e deve ser uma sinalizadora das melhorias que deseja fazer em conjunto com sua família para que todos possam conviver sempre em paz e harmonia.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

Agora que você já conhece e sabe como funciona a Roda da Vida e, tem a oportunidade de fazer seu próprio mapeamento de vida, eu te convido a compartilhar, nos comentários abaixo, quais são, em sua opinião, os aspectos mais importantes para sua satisfação pessoal e profissional hoje. Estou curioso para saber. Comente!

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010