Quer saber como ser Coach?

Clique aqui

Conquiste mais! Seja Coach!

Atendimento Rápido

O que é Coaching e Mentoring? | IBC Coaching

O que é Coaching e Mentoring?

Avatar

Por IBC

01/09/16
Coaching e Mentoring

 

Utilizados erroneamente como sinônimos, esses dois termos possuem características que os tornam bem diferentes entre si. Muito dessa confusão acontece porque ambos métodos possuem a mesma finalidade: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.

No entanto, ao observamos de perto, essas duas metologias possuem abordagens completamente diferentes. Assim como não existem apenas um caminho para se chegar a algum lugar, também existem diferentes formas de promover a crescimento pessoal de um indivíduo.

O que é Coaching?

Processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”.

Um Coach apoia e auxilia através de perguntas e técnicas poderosas seu coachee (cliente) a sair do estado atual para o estado desejado. O processo é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e, a cada encontro, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré-determinado.

Diferente de um mentor, um coach não precisa necessariamente ter experiência na área de atuação de seu cliente e tão pouco aconselhar ou dar soluções para seus problemas ou orientações de carreira. O pressuposto do processo de coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento, fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o coachee tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.

Com isso, o coaching visa que o cliente possa empoderar-se das próprias respostas, e dessa forma agir e criar ações assertivas que validem e realizem seus resultados de forma efetiva e contínua. Um coach tem o poder de ouvir na essência, ou seja, fazer uma conexão com seu coachee, senti-lo e assim, fazer um leque de perguntas que apoiem o cliente a chegar às respostas que ele busca, para que desta forma, o coachee direcione efetivamente suas ações e alcance com sucesso os objetivos almejados, seja na carreira ou na vida pessoal.

O que é Mentoring?

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.

Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos vão ser focados na vida profissional do mentorado, ajudando-o com as principais dificuldades e barreiras que possam estar atrapalhando o seu sucesso. Isso faz com que essa metodologia seja aplicada principalmente em casos mais específicos, diferenciando-se do Coaching que tem uma abordagem mais ampla e abrangente.

Outra diferença que chama atenção entre as duas metodologias é o tempo, pois o mentoring não possui qualquer artifício que limite do tempo em que as sessões serão realizadas. Já no Coaching, esse número é definido já no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração uma média necessária para quem procura essa abordagem.

Coaching e Mentoring

Essas duas modalidades possuem características e qualidades bastante distintas. Por isso, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e Mentoring terá todas as armas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o melhor do seu aluno.

O domínio das duas abordagens permite que o Coach/Mentor consiga fazer com que o coachee/mentorado encontre as respostas com maior facilidade, já que ele já passou pelas mesmas situações que o seu pupilo.

Coaching para mentores

Quem já atua como Mentor pode se beneficiar bastante de realizar o Professional & Self Coaching, a melhor e mais completa formação em Coaching do país. Todo o conteúdo passado possui raízes na teoria e prática desenvolvidas nas mais respeitadas instituições especializadas nessa disciplina da Europa e Estados Unidos.

Compartilhe esse post

Avatar

Por IBC

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história