O que é Coaching Empresarial?

coaching-empresarial
Saiba como o coaching empresarial atua na vida do empresário e em seu negócio. 

Quando falamos no desenvolvimento do capital humano de uma empresa, logo associamos à capacitação dos seus profissionais. Contudo, muitas vezes esquecemos de que os líderes e donos também fazem parte deste time. Como tal, também precisam de suporte para desenvolver, aprimorar e potencializar suas competências, eliminar gaps e melhorar continuamente sua gestão. Neste sentido, o Coaching Empresarial é uma ferramenta poderosa para alavancar o desempenho dos empresários e maximizar os resultados dos seus negócios.

Saiba o que é Coaching Empresarial

No dia a dia de uma organização os desafios dos líderes são muitos. É preciso saber como liderar as pessoas; delegar as tarefas; dar feedbacks; comunicar-se com assertividade; relacionar-se de forma positiva com o grupo; saber como vencer os momentos de crise; tomar decisões importantes; gerenciar e otimizar o tempo; conciliar os objetivos da empresa com os anseios da equipe; criar estratégias efetivas para que o negócio possa crescer financeiramente e se destacar no mercado e promover resultados consistentes.

O Coaching Empresarial, com suas técnicas, métodos e ferramentas, é uma modalidade de Coaching que entra exatamente para ajudar os empresários a gerenciarem suas demandas com sucesso. Utilizado por empresas de todo o mundo, o método tem como objetivo auxiliar seus líderes a conquistar maior autoconfiança, a ampliar sua visão de negócios, melhorar as estratégias de liderança e gestão organizacional, tornar mais positiva o relacionamento e comunicação interpessoal com a equipe e a tomada de decisão mais efetiva.

É um processo objetivo, com prazos determinados e que é realizado por um profissional denominado coach (treinador em inglês). As sessões podem ser: semanais, quinzenais ou mensais e tem como finalidade o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades técnicas, emocionais e comportamentais do indivíduo e maximização do seu desempenho. Tudo isso sempre de forma planejada, organizada, focada e sintonizada com os valores e as necessidades profissionais e pessoais do coachee (treinando/cliente).

Mas não é só! O método é tão poderoso porque também auxilia na conquista de maior autoconhecimento, fator que permite aos empresários reconhecer seus pontos fortes e, criar estratégias efetivas para potencializá-los, como também os aspectos negativos de suas ações que precisam ser trabalhados, melhorados ou mesmo eliminados de vez.

A empresa é o reflexo do seu dono e o Coaching Empresarial é um processo tão diferenciado porque além de ajudar a acelerar os resultados de forma consistente, realmente apoia o empreendedor a desenvolver um leque de competências – chave; ou seja, aquelas que na prática lhe ajudarão a melhorar sua liderança, desempenho, visão de negócios e, em especial, a gestão da sua empresa. Assim, quanto mais o empresário evolui, mais seu negócio cresce.

Conheça os Programas de Coaching Empresarial do IBC. Solicite atendimento agora e veja como o Coaching pode impulsionar os resultados da sua empresa!

Principais Benefícios do Coaching Para Empresas

Ter o suporte de um coach empresarial é essencial para evitar que lideranças com um grande potencial e uma empresa promissora se percam por falta de autogerenciamento. Seguindo esta lógica é como eu sempre digo – quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Portanto, quanto mais preparado o empresário estiver para enfrentar seus desafios, superar seus obstáculos e ir além, melhores serão também os seus resultados.

Assim, entre as principais vantagens do Coaching Empresarial destaco:

  • Apoiar os empresários em sua evolução profissional e pessoal;
  • Melhorar a gestão do seu negócio e também sua liderança;
  • Ampliar sua visão empresarial, humana e de mercado;
  • Potencializar suas competências e habilidades em todos os níveis;
  • Eliminar comportamentos e crenças negativos que limitam seu sucesso;
  • Alinhar suas metas pessoais com os objetivos da empresa;
  • Tornar as estratégias do negócio mais inteligentes e efetivas;
  • Melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal com a equipe;
  • Promover as mudanças necessárias e tornar a empresa mais assertiva;
  • Identificar os gaps principais e trabalhar na sua eliminação;
  • Definir com clareza sua missão e seu propósito de vida.
  • Potencializar o sucesso da empresa e do empresário;
  • Fazer o negócio crescer e prosperar em todos os sentidos.

Eric Schimdt – Um Case de Sucesso com o Coaching Empresarial

Quando Eric Schmidt foi contratado pelo Google, em 2001, para ser o novo líder da empresa, ele acreditava já estar 100% preparado para tudo que estava por vir, afinal, tinha anos de mercado e muitos sucessos acumulados. Contudo, a mentalidade do CEO mudou completamente ao se deparar com um novo método: o Coaching. – “Eu tive anos de experiência e fui contratado como CEO, então eu achei que sabia o que estava fazendo…” disse ele certa vez.

Tudo mudou completamente quando o Google contratou para Eric um processo de Coaching Empresarial, quando também percebeu que, embora fosse bastante experiente, que de fato ainda tinha muito que aprender. A partir do momento em que passou a ter um coach, a mudança de chave foi tão grande, que Schmidt chegou a dizer que seu maior arrependimento foi o de não ter contratado este serviço antes.

Sua experiência foi tão positiva que passou a ser um dos maiores defensores dos benefícios do Coaching. Tanto é que é dele a célebre frase – “Todos precisam de um treinador. Quanto mais cedo você se encontrar, melhor será.” Concordo plenamente!

Mas o que tem de tão fantástico nesta história? Bem, pense comigo – Eric Schmidt já era um líder bem-sucedido e admirado e estava no topo de uma das maiores e mais respeitadas empresas do mundo. Contudo, o Google visionário como só ele, acreditava que ele podia ainda mais e que um coach seria o profissional ideal para apoiá-lo neste caminho de evolução profissional.

Eric poderia ter recusado a proposta? Com certeza sim! Porém, ele mostrou porque era um CEO inteligente e com visão e acabou utilizando o Coaching Empresarial para somar à sua expertise novas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais e as desenvolveu de forma incrível com o apoio do seu treinador.

Schmidt sabia que poderia ir além e, que se melhorasse ainda mais o seu desempenho, que já era acima da média, sua empresa também ganharia com isso. Assim, mesmo sendo o CEO do Google, referência em sua área de atuação e estando no ápice de sua carreira, optou por ter um coach ao seu lado. Esta decisão fez com que expandisse ainda mais o seu mindset vitorioso, maximizasse seus talentos, conhecimentos, comportamentos e habilidades e potencializasse os resultados da sua liderança e da gestão da empresa.

Esta é mais uma prova contundente do quanto o processo de Coaching é efetivo e extraordinário. Pode ser aplicado tanto para elevar os resultados daqueles profissionais que estão com o rendimento abaixo do esperado, como daqueles líderes e empresários que já tem uma performance de destaque e querem mais.

Se o Coaching Empresarial não fosse uma metodologia diferenciada e efetiva, certamente não estaríamos falando agora do case de Eric Schmidt, pois claro, ele não investiria seu valioso tempo em Coaching ou defenderia seus benefícios.

E se um dos líderes de uma das empresas mais poderosas e influentes de todos os tempos já entendeu o poder do Coaching, talvez seja o momento de você, empresário ou futuro empreendedor, descobrir também como esta fantástica metodologia de desenvolvimento humano e aceleração de resultados, pode ajudar a impulsionar o seu desempenho e os resultados do seu negócio.

Já não é nenhum segredo que empresários de todos os segmentos e de empresas dos mais variados portes têm se beneficiado do método do Coaching Empresarial. O processo é indicado tanto para aqueles que querem começar o seu empreendimento com o pé direito, ou seja, mais preparados para lidar com os desafios internos e externos; como para aqueles que já têm alguns anos de mercado e querem transformar seu negócio e renovar a forma de liderar a sua empresa.

Assim como foi um diferencial competitivo para o Google, Eric Schmidt e para tantas outras empresas ao redor do mundo, o Coaching também pode ser a chave para você e seu negócio fortalecerem sua cultura organizacional; alinhar missão, visão e valores; desenvolver políticas melhores de gestão; construir uma liderança mais humanizada e empreendedora; ter seu propósito de vida alinhado aos seus objetivos de negócio e para alcançar grandes resultados em todos os sentidos.

Pesquisa sobre Tendências e Resultados do Coaching Empresarial no Mundo

Coaching é autodesenvolvimento e aceleração de resultado. Neste sentido, foi lançada recentemente, pela American Management Association, uma pesquisa poderosa e bastante completa e que aponta as tendências e ações de Coaching que mais se destacaram em todo mundo.

O apanhado intitulado – Coaching: Um Estudo Global de Práticas Bem-sucedidas, além de trazer um relatório aprofundado sobre o estado atual do Coaching e previsões para o futuro, também apresenta informações interessantes sobre o método e traz boas razões para as empresas investirem no processo.

Confira alguns dados relevantes sobre o crescimento do Coaching ao redor do mundo e veja como o método pode impulsionar seus resultados também:

  • De acordo com a pesquisa, 52% das empresas americanas utilizam programas de Coaching para desenvolver suas equipes e impulsionar seus resultados. No cenário global, este número sobe para 55% das organizações. 
  • O Coaching continua a ganhar força em todo o mundo, se tornando cada vez mais reconhecido e popular entre as empresas. 
  • O estudo verificou que 56% dos empreendimentos internacionais e 37% dos situados dos Estados Unidos têm como objetivo implantar nos próximos anos programas de treinamento. 
  • A metodologia do Coaching está diretamente associada ao aumento e maximização do desempenho profissional e crescimento das organizações. 
  • Empresas que usam Coaching como ferramenta de treinamento e desenvolvimento apresentam maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. 
  • Organizações que incorporam efetivamente o Coaching como parte da sua Cultura Organizacional estão mais propensas a ter sucesso no que concerne: à satisfação dos seus clientes e colaboradores, o aumento de sua rentabilidade, receita, valor e participação no mercado. 
  • O principal foco dos programas de Coaching nas empresas é aumentar o desempenho e a produtividade individual dos seus profissionais-chave. 
  • O Coaching externo pode funcionar melhor do que o processo realizado internamente. A prática de oferecer treinamentos internos está crescendo, contudo programas com coaches externos são os mais procurados ainda pelas empresas. 
  • Empresas de todo o mundo manifestaram o desejo de incorporar às suas ações atuais de gestão de pessoas, programas de Coaching no futuro e também o interesse em usar o método para maximizar o desempenho dos seus profissionais e expandir os resultados dos seus negócios.

 

Invista em Coaching Empresarial e Acelere os Resultados da sua Empresa

Como podemos perceber, a cada dia que passa os treinamentos de Coaching ganham mais espaço no cenário empresarial, bem como respeito, credibilidade e reconhecimento daqueles que o compõe. Atualmente o método tem sido utilizado de forma ostensiva para desenvolver e preparar os líderes; aprimorar as estratégias; melhorar a gestão de pessoas; reter os talentos e, especialmente, para maximizar a performance de seus profissionais e potencializar suas equipes.

Com todas estas vantagens e benefícios, investir em Coaching Empresarial se tornou um diferencial competitivo para as empresas que desejam crescer, aumentar seus rendimentos e acelerar seus resultados. Nos dias atuais, onde a competividade é cada vez maior, se destacam aquelas organizações que buscam ferramentas eficazes para tornar mais efetivas as ações de suas lideranças.

Na prática, o Coaching ajuda o profissional a expandir seu mindset, fazer mudanças positivas, vencer bloqueios, identificar e eliminar comportamentos sabotadores, desenvolver novas habilidades, aprimorar competências e a ser mais assertivo na condução do negócio. O que está esperando, então? Invista em Coaching e veja sua empresa conquistar novos e mais altos patamares.

Para isso uma boa dica é investir em treinamentos de Coaching específicos, como a formação Business And Executive Coaching; um programa empresarial completo, onde seus profissionais-chave, lideranças e executivos além de desenvolverem habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais.  E mais, no BEC os empresários também aprenderão, na prática, como utilizar técnicas, métodos e ferramentas de Coaching para formar equipes de alto desempenho e impulsionar exponencialmente os resultados da sua empresa.

Leve sua organização para o próximo nível, potencialize o desenvolvimento do seu capital humano, melhore a tomada de decisão, a comunicação interna, a qualidade do clima, das relações interpessoais e do atendimento aos seus clientes. Crie numa cultura organizacional diferenciada e aumente sua receita. Para isso, invista em Coaching Empresarial e conquiste resultados extraordinários em seu negócio.

Copyright: Pressmaster

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010