O que significa Coach, Coaching, Coaches, Coachee? | IBC Coaching
Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

O que significa Coach, Coaching, Coaches, Coachee?

03/08/17
significado-termos-coaching
Apesar de estar em ascensão no Brasil, a metodologia de Coaching e seus termos ainda não são totalmente conhecidos pelas pessoas.

A metodologia de Coaching apesar de estar em ascensão no Brasil, ainda causa certa confusão no que diz respeito ao seu conceito e termos que o compõe. Conheça nesse artigo a definição do processo de Coaching, bem como de Coach, Coaches e Coachee.

Coaching

O processo de Coaching visa, através de técnicas e ferramentas comprovadas das mais diversas áreas, como, administração, psicologia, recursos humanos, etc, desenvolver as competências e habilidades da pessoa para que assim, ela conquiste resultados efetivos em âmbito pessoal ou profissional. Ou seja, a metodologia tem como foco, provocar mudanças positivas na vida do ser humano em um curto espaço de tempo para que ele seja capaz de sair do estado A para o estado B.

Essa mudança ocorre pois, o processo evidencia a pessoa quais são suas qualidades, seus pontos de melhoria, seus valores, suas crenças limitantes e aspectos comportamentais e pensamentos que precisam ser readequados. Além disso, o Coaching auxilia no aumento da autoconfiança, no desenvolvimento do autoconhecimento, na definição das metas e objetivos do indivíduo, na eliminação da procrastinação e consequentemente, na conquista de resultados positivos e uma melhor qualidade de vida.

A pessoa pode recorrer ao Coaching para desenvolver competências profissionais, para emagrecer, para conquistar novas oportunidades no trabalho, para melhorar o relacionamento com a família, para aumentar o lucro da empresa, entre tantas outras situações. Isso é possível pois, a metodologia abrange tanto os aspectos pessoais quanto profissionais do ser humano. Veja a seguir:

Life Coaching

Através desse processo, a pessoa busca por mudanças, desenvolvimento de habilidades, foco, planejamento, superações e alcance de objetivos em âmbito pessoal. Nesse sentido, existem diversas áreas que podem ser trabalhadas, como por exemplo: saúde, finanças, espiritualidade, gravidez, entre outros.

Professional Coaching

Esse tipo de Coaching tem como foco, oferecer ferramentas para que o indivíduo se desenvolva como profissional, aumente sua produtividade, adquira habilidades de liderança, trace metas e objetivos organizacionais e assim, melhore sua entrega de resultados na empresa em que trabalha.

As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, geralmente ocorrem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, com duração de uma a duas horas e podem ser realizadas de forma presencial ou online.

Coach

A palavra Coach vem do inglês e significa instrutor/treinador. No universo do Coaching, ele é o profissional habilitado para utilizar as técnicas e ferramentas do processo no intuito de desenvolver, em âmbito pessoal ou profissional, outros indivíduos. Ou seja, o papel do Coach é o de estimular, auxiliar e despertar no cliente, seu potencial infinito para que ele alcance resultados extraordinários.

Coaches

Coaches nada mais é do que o plural de Coach. Os Coaches podem atuar em inúmeros nichos, tais como:

  • Coaching para gestantes;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching financeiro;
  • Coaching familiar;
  • Coaching de liderança;
  • Coaching de orientação profissional;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching de relacionamento;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching de negócios.

Coachee

O Coachee é a pessoa que passa pelo processo de Coaching e vivencia cada uma das etapas do mesmo. Todo o trabalho gira em torno da definição dos seus objetivos e das ações desempenhadas para que o resultado desejado seja alcançado. Através do conhecimento, das técnicas e ferramentas do Coaching, o Coachee é capaz de se desenvolver em âmbito pessoal e/ou profissional, conquistar soluções efetivas, sair do ponto A para o ponto B e assim, alcançar alta performance e resultados extraordinários.

Relação Coach-Coachee

No processo, tudo ocorre através do comum acordo entre Coach e Coachee, apoio, foco e confiança, porém, é importante frisar que não é função do profissional de Coaching, fornecer respostas prontas para o cliente. Em um ambiente seguro, o Coach deve ouvir na essência, sem qualquer tipo de julgamento, e assim, despertar, através do diálogo, perguntas poderosas, feedbacks, ferramentas e tarefas, as respostas que o Coachee necessita para se desenvolver e alcançar aquilo que deseja.

Nota-se que apesar da orientação do profissional de Coaching, o sucesso de todo o processo depende única e exclusivamente do comprometimento do cliente.

Você conhecia o processo de Coaching e os conceitos que o compõe? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC