Como Identificar os Pontos Fortes / Pontos Positivos de Seus Colaboradores

Pontos Fortes

Saiba como identificar pontos fortes em seus colaboradores

Quando há uma oportunidade nova, algumas empresas preferem investir em desenvolver os seus colaboradores no lugar abrir um processo seletivo externo. No artigo de hoje você vai ficar sabendo mais a respeito desse assunto. Boa leitura!

As vantagens do recrutamento interno

Sair à caça de talentos no mercado pode ser um processo complicado, demorado e custoso, por isso, muitas empresas concentram os esforços no desenvolvimento dos pontos fortes dos profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários.

Com esse processo, o colaborador se sente valorizado e se esforça para aprender o novo conteúdo que é necessário para a vaga. Além de ampliar suas habilidades intelectuais, o colaborador pode demonstrar mais produtividade sem prejudicar a qualidade. Do outro lado da moeda, a empresa se beneficia, pois evita a abertura de um processo seletivo e ainda consegue fazer uma negociação salarial mais interessante para ela.

Desenvolvimento dos pontos positivos

Um dos erros mais comuns que algumas organizações cometem é investir apenas em treinamentos que visam aprimorar as qualidades técnicas e as experiências do profissional. Embora essas aptidões sejam de extrema relevância, é igualmente importante observar o perfil comportamental de cada colaborador para estimular o desenvolvimento dos pontos fortes e fracos.

Investir nesse tipo de talento é indispensável para construir uma equipe mais qualificada, ativa, produtiva e comprometida com resultados. Porém, a corporação não deve tentar forçar as aptidões, é ideal que se trabalhe com as características que já existem em cada um. Claro que isso implica em um trabalho profundo de identificação de cada um dos pontos. Enquanto isso, a ação traz análises mais assertivas e que podem se tornar em estratégias precisas mais tarde, tais como os objetivos e atividades que cada um deve cumprir e mais.

4 maneiras para identificar os pontos fortes

Existem muitas maneiras de reconhecer quais são os pontos positivos e outras características fortes de um colaborador e de equipes. Confira quais são as 4 principais:

Observação: a observação analítica é o primeiro passo para encontrar quais são as características mais fortes e que podem se adequar com mais necessidades da empresa. Comece a perceber comportamentos que indiquem envolvimento e engajamento elevados. Quando o funcionário se motiva com algum projeto novo e se empenha para que tudo dê certo, provavelmente está usando seus pontos fortes.

Novos projetos: é interessante propor ao colaborador novos projetos e responsabilidades que vão além do seu cargo. Assim você consegue observar como ele executa a função e quais a habilidades que ele utiliza para a realização da tarefa.

Autoavaliação: peça ao trabalhador que coloque no papel todos seus pontos fortes e os de melhoria. Assim, você pode entender o ponto de vista dele e preparar sua orientação com mais precisão. Essa etapa lhe permite conversar com o profissional e lhe dar algumas orientações sobre como ele pode agir para desenvolver seus pontos positivos e negativos. A implementação de um processo de feedback formal em conjunto com a área de recursos humanos (RH) pode contribuir para que esse processo seja mais rico e beneficie mais pessoas. Nesse novo procedimento é interessante que o funcionário possa avaliar a empresa, a liderança e as condições físicas do local em que trabalha.

Converse: relacione-se com o seu colaborador. Para isso, converse constantemente para saber mais sobre a rotina dele e quais seus pensamentos sobre determinados assuntos. Reuniões pontuais diárias ou semanais, além de almoços informais podem ajudar nesse processo.

Você sabe de mais alguma ação interessante para acrescentar na lista acima? É só escrever nos comentários!

Aplicando o coaching no dia a dia

A formação Consultor em Análise Comportamental do  Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para os profissionais de recursos humanos (RH), gestores, líderes, terapeutas, psicólogos e todos que desejam aprofundar os conhecimentos em relação ao comportamento humano. Com as aulas teóricas e práticas e os materiais riquíssimos, você é capaz de fazer o mapeamento de perfil e tendências de comportamento, processo que influencia diretamente em uma gestão mais assertiva e na eficácia das pessoas.

Com base em pesquisas de estudos comportamentais dos brasileiros, o conteúdo do curso ensina como aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas, recrutamento e seleção internos e externos e treinamentos internos; como implementar a cultura organizacional da empresa de maneira saudável; o que é a Teoria dos Perfis Comportamentais; como promover melhorias nos relacionamentos interpessoais.

Ao completar essa formação de coaching, você percebe como o empoderamento é o combustível certo para a sua evolução pessoal e profissional. Com esses conhecimentos preciosos em mãos você é capaz de agilizar os processos de recrutamento e seleção sem perder a qualidade, trazendo mais produtividade e menos investimento. Isso acontece, pois você passa a ter mais competência para avaliar e treinar pessoas, entendendo seus motivos e necessidades com mais facilidade. Além disso, você ainda auxilia fortemente nos índices positivos de clima organizacional e qualidade de vida no trabalho e na aderência da cultura organizacional.

Outra formação interessante do IBC é o Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK), que  faz uso do transe ericksoniano, que faz uso de “sugestões indiretas” para conseguir entrar no inconsciente. Durante o curso, você aprende mais profundamente a respeito do transe, quais são as principais técnicas de aplicação do transe e auto transe; qual é o conceito de aprendizagem acelerativa e das competências da mente consciente e inconsciente; como desenvolver habilidades poderosas de questionamento; o que são as metáforas e como aplicá-las; o que é reprogramação mental; e muitos outros pontos essenciais para o seu progresso profissional e pessoal.

O curso Leader Coach Training (LCT), também do IBC, é uma excelente opção para quem é líder ou para quem deseja se tornar um dia. Focado na formação de alto desempenho, a formação ensina como conseguir uma nova filosofia de obtenção de resultados; quais são os quadrantes da liderança e como lidar com cada um deles; como conseguir o comprometimento dos colaboradores no dia a dia; e muitos outros temas que são ensinados para que você faça uma gestão assertiva.

As formações que o artigo mostrou acima são apenas algumas das que o Instituto Brasileiro de Coaching possui. Navegue pelo site para saber mais a respeito delas e de outras. Com certeza, um delas vai se encaixar no seu momento pessoal e profissional. Se tiver dúvidas ou quiser saber mais é só entrar em contato com os atendentes.

Como encontrar novos profissionais

Mesmo com tudo isso, pode ser necessário a contratação de um novo colaborador. Na hora da seleção, é essencial considerar as qualificações técnicas e experiências, bem como o perfil comportamental do candidato. Lembre-se sempre de que o conhecimento técnico é facilmente aperfeiçoado, já os aspectos comportamentais dizem muito a respeito do profissional.

Descubra-se

Sim, chegou o momento de você descobrir qual é o seu potencial. Para isso, é preciso estudar, como você fez ao ler esse artigo, e se esforçar para despertar as suas capacidades de forma plena. Que tal começar agora mesmo? Não perca tempo e invista o quanto antes na evolução da sua carreira e no seu aprimoramento pessoal. Você e quem convive ao seu redor vai perceber as diferenças positivas rapidamente. Experimente e depois conte a experiência!

 

Copyright: 342904151 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pixfly

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010