Como implantar o conceito de Job Rotation nas empresas?

Job Rotation

Saiba como implantar o Job Rotation nas empresas


Existem profissionais que passam muito tempo exercendo a mesma função em uma única empresa. Esse tipo de estabilidade, embora seja confortável e financeiramente favorável, pode fazer com que muitas das habilidades e talentos individuais fiquem adormecidos e acabem sendo desperdiçados. Há também aqueles profissionais que tem medo de sair de sua zona de conforto e se arriscar em novas funções.

Como lidar com as situações acima? Ou até mesmo, como evitá-las? O job rotation pode ser a solução! Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo!

O que é job rotation

Trata-se de uma prática em que o colaborador exerce funções diversas em períodos previamente determinados. O intuito é maximizar o aprendizado dele, mostrando quais são os processos de diferentes áreas da empresa e algumas atividades específicas.

A prática é comum em programas de trainee, mas também pode ser aplicada em outras situações corporativas. Uma das maiores vantagens da estratégia é fazer com que o funcionário conheça com mais profundidade a organização e o negócio desenvolvido por ela. Além disso, o colaborador tem a oportunidade de desenvolver potenciais e talentos diversos, tornando-se um profissional completo.

3 dicas de como implantar o modelo

Para implantar o job rotation com assertividade, é preciso seguir algumas dicas. Confira as 3 principais abaixo:

  1. Avalie os colaboradores antes de começar: é importante que quem está inserido nestes processos tenha o desempenho avaliado com antecedência para constatar se estão habilitados para as novas funções. Para que o job rotation seja eficaz, envolva pessoas que já tenham algum conhecimento básico na área em que ele pode fazer parte.
  2. Desenvolva um processo com sequência lógica: o fato de ser um procedimento para exercer outras funções não significa que possa ser feito por qualquer um. Crie uma sequência lógica, com funções que se complementam. Assim, é possível ter uma visão mais abrangente da organização. Por exemplo: o colaborador começa no “Contas a Pagar”, em seguida vai para “Contas a Receber” e, por fim, vai para a Escrita Fiscal.
  3. Prepare as áreas que serão envolvidas: o job rotation é uma prática voltada para o conhecimento e aprendizado. Portanto, é importante que as áreas envolvidas neste processo tenham know-how para ensinar o que sabem para os novatos. Compartilhar conhecimento é essencial!

Se você sabe de mais algum conselho de como implementar o processo de job rotation é só escrever nos comentários!

Vale lembrar que o modelo de trabalho não é um processo voltado para solucionar áreas com grandes problemas. Essa é uma prática voltada para a descoberta de habilidades, talentos e difusão de sabedoria. Certas situações necessidades de profissionais especializados e com experiência na solução de casos complexos.  

O empoderamento do coaching

O coaching é uma poderosa forma de transformar a vida de uma pessoa positivamente. Voltado para o despertar pleno das competências de quem quer que esteja participando das sessões, o método é usado no mundo inteiro. Só no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), mais de 1 milhão de pessoas já foram formadas. São mais de 10 anos de ensinamentos ao redor do mundo feito por profissionais altamente capacitados.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC é a mais completa e moderna do Brasil no assunto. Em 180 horas de aulas práticas e teóricas, você aprende conceitos de coaching e o mais importante: sobre você mesmo. O conteúdo ensina sobre autoconhecimento, autoestima, inteligência emocional, autodesenvolvimento, autoconfiança, processo evolutivo, princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva e as melhores práticas de uma boa liderança. Além disso, você obtém sabedoria a respeito dos fundamentos, conceitos, bases e história do coaching e técnicas do método. Isso significa que você se tornar um coach após esse curso. Já imaginou que incrível poder ajudar outras pessoas a trilharem seus próprios caminhos!

Com a formação, você recebe os certificados de: Life Coach, Professional, Self Coach (metodologia exclusiva criada por José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC), Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental e Leader. E tem mais! Ainda há o reconhecimento de 5 instituições internacionais: Global Coaching Community, European Coaching Association, International Association of Coaching, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Outra formação interesse do IBC é a Psicologia Positiva, que é baseada na ciência psicológica do final do século XX criada por Martin Seligman (nascido em 1942). O estudo pesquisa por maneiras de despertar e sustentar a felicidade verdadeira. Durante as aulas teóricas e práticas do curso, você se aprofunda nos conceitos de psicologia positiva e ainda aprende a respeito das emoções positivas, compreensão positiva dos eventos psicológicos; engajamento; fluidez; relacionamentos construtivos; como identificar os verdadeiros propósitos; o que é e como praticar o autoconhecimento e a inteligência emocional; como transformar sonhos em realidade de forma estratégica; e muitos outros pontos essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esses cursos do IBC podem se tornar ótimas ferramentas para treinar os profissionais do job rotation para que sejam cada vez mais dedicados nas suas funções. Além de valorizá-los, esse tipo de investimento tem retorno em curto, médio e longo prazo beneficiando não somente a ele, mas a todos da empresa que trabalham com ele. Após a formação, as entregas podem apresentar mais qualidade, além de serem resultado de um processo organizado de gerenciamento de tempo que gera valor e produtividade.

Hora de agir

Agora que você já sabe o que é o job rotation, seus principais benefícios e como o coaching é empoderador, comece a investir na sua formação complementar. Estude quais são as novidades da sua área, leia sobre conceitos e fatos históricos importantes para o seu setor e converse com outros profissionais da área. Lembre-se de que o conhecimento nunca é demais e é preciso estar em constante processo de aprendizagem. Boa sorte!

E você, acredita que o job rotation poderá te auxiliar a desenvolver o potencial de seus colaboradores? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. E, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas redes sociais.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: BoBaa22 / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010