Análise de Comportamento - Teste de Perfil Comportamental

Conquiste mais! Seja Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

“Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”, refletiu o poeta Carlos Drummond de Andrade. E não por acaso, cada um de nós 5tem seu modo de formar seus valores, comportamentos e de enxergar a vida. Ao longo de nossa existência, desenvolvemos percepções das pessoas e do mundo ao nosso redor, influenciados por nossos pais, família, amigos, religião, grupos sociais, como também pela negação ou aceitação dos valores da sociedade onde estamos inseridos.

Psicologia comportamental

No início da segunda década do século XX, os pesquisadores Edward L. Thorndike e John Watson iniciaram os estudos sobre o que se tornaria a psicologia comportamental, um ramo que restringe a observação das interações entre pensamentos e as ações realizadas pelos indivíduos. Devido a essa essência, esse ramo da psicologia se distanciou por completo da neurociência, que começava a dar seus primeiros passos na academia na mesma época.

A psicologia comportamental nasceu com o objetivo de extrapolar os campos de análise do comportamento e focar seus esforços no desenvolvimento das pessoas, com base nos dados obtidos pela observação. De acordo com Thorndike e Watson, essa ciência tem o poder de prever e modificar ações, tendo como base suas atitudes e o meio como ele vive.

Descubra seu perfil comportamental

Clique na imagem abaixo e faça o teste no aplicativo do Facebook:

IBC Instituto Brasileiro de Coaching - Análise comportamental – Teste de Perfil Comportamental

A Análise do Comportamento através do teste de perfil comportamental proposta pelo Instituto Brasileiro de Coaching, adaptada do trabalho de Ned Hermann, é uma inovação, pois traça um perfil de cada um de nós a partir de um mapa comportamental que indica qual a dominância cerebral de cada indivíduo, e como estas preferências determinam os nossos comportamentos e os valores que motivam a todos nós.

Nesta análise do comportamento são traçados quatro modelos que indicam as características centrais de cada um dos perfis comportamentais, como: Idealização, Comunicação, Organização e Ação. Assim fazendo uma metáfora com alguns tipos de animais, podemos dizer que a Águia é idealizadora, o Gato - o comunicador, o Lobo - o organizado e o Tubarão - o executor.

Veja abaixo vídeos que explicam as competências e habilidades de cada perfil comportamental:

Tubarão

Um dos principais predadores do reino animal, as pessoas cujo resultado foi o tubarão são focadas e conseguem entregar o resultado de forma rápida e precisa. Quer saber mais sobre esse perfil? Assista ao vídeo abaixo:

Águias

Do alto, esses animais conseguem ver tudo de uma posição privilegiada sobre tudo. As pessoas que retiram a águia como resultado são pessoas que olham para o futuro e têm em sua essência a capacidade de provocar mudanças radicais. Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre os pontos fortes e de melhoria desse perfil.

Lobo

Sempre em matilha, as ações de cada um dos membros desse grupo segue uma ordem pré-determinada para que a ação realizada em conjunto tenha sucesso. As pessoas com esse perfil são organizadas e fazem tudo de forma estratégica e até mesmo metódica. Saiba mais sobre as características principais dos Lobos assistindo o vídeo abaixo:

Gato

Quem possui esse animal de estimação sabe como ele é carinhoso e companheiro. As pessoas com o perfil do Gato são comunicativas e trabalham muito bem em equipe. Eles têm um poder aglutinador, capaz de gerar harmonia em todo o ambiente. Para saber quais são os pontos fortes e fracos dos Gatos, veja o vídeo abaixo:

Coaching e perfil comportamental

O Coaching é a melhor ferramenta para identificar perfis comportamentais e ajudar os alunos (coachees) a desenvolver suas capacidades, conseguindo aprimorar habilidades e competências e desenvolver novas. Para conseguir isso, a metodologia utiliza-se dos mais variados instrumentos e técnicas que englobam diversas ciências humana.

Utilizando-se de informações adquiridas por meio da psicologia comportamental, o Coach tem a capacidade de desenvolver e aplicar métodos para modificar comportamentos e hábitos, possibilitando que o indivíduo alcance o estado desejado.

Clique aqui e faça o teste!

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de PrivacidadeAo concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC