Análise de Comportamento – Teste de Perfil Comportamental

 

“Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”, disse certa vez o grande poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade. Concordo plenamente com sua afirmação, pois acredito que é, exatamente, por termos as nossas particularidades que nos tornamos pessoas tão interessantes e cheias de possibilidades. Por isso, quando fazemos uma análise de comportamento por meio do Teste de Perfil Comportamental, estas qualidades e características, inerentes a cada um, vem à tona com bastante clareza e assertividade, facilitando o nosso autoconhecimento, bem como a aplicação deste s recursos a nosso favor.

Na prática, isso nos ajuda a entender melhor como e porque somos como somos e a fortalecer o nosso empoderamento pessoal e profissional, o que é maravilhoso. Por isso mesmo eu quero aproveitar e te perguntar – Você já parou para analisar qual é o seu perfil de personalidade predominante e como o seu jeito de pensar e agir afeta os seus resultados, relacionamentos e emoções? Se você busca crescimento em todos os âmbitos da sua vida, eu convido você a fazer estas reflexões e a responder estas perguntas.

Eu trago este questionamento por de modo geral todos nós somos os reflexos tanto de influências externas: pais, amigos, família, sociedade e religião, por exemplo, como internas: o modo natural de ser, sentir, perceber, entender e se relacionar com o mundo e com as pessoas ao nosso redor. Portanto, é a somatória de todos estes fatores que nos transforma em seres humanos integrais e que pode explicar nossas ações e nosso modo de enxergar a vida. Entender isso é fundamental para orientar suas competências e habilidades para seu sucesso na carreira e na vida.  

A grande questão é que por não conhecerem bem sua verdadeira essência nem todas as pessoas conseguem acessar o seu potencial infinito e usar suas características, diferenciais e qualidades a favor do seu crescimento e desenvolvimento na profissão ou em âmbito pessoal. Com isso, acabam ficando limitadas e não conseguindo atingir um alto desempenho ou realizar seus sonhos.

O Poder do Teste de Perfil Comportamental

O Teste de Perfil Comportamental que, no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC; chamamos de Coaching Assessment; é um instrumento poderoso de autoconhecimento e de autoavaliação do seu momento atual. Traz um questionário de rápido, objetivo e completo, uma vez que é feito por meio de perguntas diretas com múltiplas alternativas, e suas respostas ajudam a montar um mapeamento completo do seu perfil comportamental.

O objetivo central da ferramenta é decifrar seu modelo mental, ou seja, ajudar a entender como você pensa e age, a fortalecer sua autoestima, potencializar suas habilidades e diferenciais, destacar suas competências de liderança, minimizar ou eliminar os seus gaps e orientar seu potencial para melhores resultados.  

Neste sentido, vale destacar que tanto coaches profissionais, líderes e gestores de Recursos Humanos utilizam o Coaching Assessment para potencializar seu trabalho, aumentar seu desempenho e os resultados de suas ações em suas empresas.

Metodologia Disc – A Base do Teste de Perfil Comportamental

Desenvolvida na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pelo psicólogo norte-americano, Willian Moulton Marston, a metodologia DISC (acrônimo em inglês que significa – Dominance; Influence; Steadnisess, Conscientiousness.), é uma das maiores bases dos testes de perfil comportamental. Por ser bastante efetiva e completa, é utilizada em mais de 70 países e, por empresas e profissionais de todo o mundo com o objetivo de maximizar seus tantos e resultados.

Com altíssimo índice de assertividade, 97,97%, o Disc, que é à base do Coaching Assessment também, este que é considerado um dos métodos mais efetivos do mercado quando o assunto é identificação das potencialidades do indivíduo, especialmente em seu ambiente de trabalho. Por isso, é uma das ferramentas que vem sendo amplamente utilizadas como apoio à Liderança, ao RH e à Gestão de Pessoas em organizações de todos os portes.

Isso acontece porque o mapeamento de perfil comportamental ajuda realmente a promover a evolução contínua da performance dos profissionais, pois com estes dados é possível orientá-los para cargos e funções onde suas competências e habilidades possam ser mais bem aproveitadas. Na prática, esta inteligência organizacional também favorece o seu desempenho individual e coletivo, aumenta sua satisfação pessoal e diminui consideravelmente o turnover, um dos maiores motivos da perda de talentos nas empresas.

O que é Analisado no Teste Comportamental?

Em essência, o teste comportamental é uma das metodologias mais assertivas e estratégicas no que tange a boa gestão de pessoas nas organizações. Ressalto isso porque é fato inegável que, quanto mais compatível for o seu quadro de funcionários com as suas necessidades, desafios e metas, maiores são suas chances de ser bem-sucedida.

Conhecimento é poder! Assim, as informações que este mapeamento traz são de um valor inestimável para toda empresa que deseja ir além. Por isso, conheça quais são as bases da ferramenta Disc e o que é avaliado em cada uma delas.

Dominance (Dominância) – apresenta dados sobre o perfil comportamental predominante e forma de atuação da pessoa. Mostra como ela lida com desafios e também com as dificuldades/crises e mostra suas características principais.

Influence (Influência) – traz informações detalhadas sobre como a pessoa se relaciona, se comunica e o seu nível de capacidade de influenciar os demais.

Steadnisess (Estabilidade) – mostra como a pessoa lida com mudanças, como encara as transformações ao seu redor e como se posiciona nestes momentos.

Conscientiousness (Conformidade) – evidencia a capacidade da pessoa de se adequar, respeitar as regras impostas e de segui-las segundo o que foi determinado.

Com base neste quadrante, aqui no IBC nós desenvolvemos o Coaching Assessment, que traz à tona quatro diferentes perfis comportamentais, e que são respectivamente – Analista, Comunicador, Executor e Planejador. Conhecendo as características de cada modelo mental os gestores podem, por exemplo, contratar ou realocar um colaborador de acordo com o seu perfil, conhecimentos, experiências, ou seja, conforme sua adequação para uma função específica.

No dia a dia de uma empresa ter esta inteligência organizacional é essencial, pois muitas vezes, o profissional não consegue apresentar seu potencial máximo porque está na área errada, o que leva a perdas de ambas as partes. Ao conhecer seu mapeamento completo, a organização dá um salto em sua gestão, pois consegue direcionar a pessoa certa para o lugar certo e, com isso, aumentar suas chances de conquistar os resultados esperados com aquela contratação.

A mesma lógica também se aplica no trabalho de um coach e no atendimento aos seus clientes. Conhecendo o perfil do coachee, o profissional pode entender, por exemplo, sua forma de ver o mundo, de se relacionar com as pessoas, se é mais objetivo ou detalhista, mais comunicador ou observador. E com base neste leque de informações sobre suas características centrais definir com mais assertividade suas ações e conduzir suas sessões de Coaching de acordo com seu temperamento.

Teste de Perfil Comportamental dos Bichos

Adaptada do trabalho sobre a Teoria da Dominância Cerebral, do pesquisador norte-americano, Ned Herrmann, um dos principais expoentes dos estudos sobre a criatividade, o Instituto Brasileiro de Coaching desenvolveu mais um teste de perfil comportamental inovador e que também é chamado ludicamente de Teste dos Bichos.

Antes de apresentar suas características do teste IBC, é importante ressaltar a enorme contribuição de Herrmann para a identificação dos quatro quadrantes cerebrais, a exemplo do que citei sobre o Disc e Coaching Assessment.  Seus mais de 30 anos dedicados ao assunto é um valioso legado, pois é também o que nos permite, hoje, poder utilizar ferramentas poderosas como estas para avaliar personalidades e potencializar os profissionais tanto em grupo como individualmente.

Voltando ao Teste dos Bichos, podemos dizer que além de divertido, este também é um método simples, rápido e muito efetivo, uma vez que ajuda a traçar o perfil comportamental e a identificar a dominância cerebral de cada pessoa: suas preferências, mapa de mundo, motivações, impeditivos, crenças e valores conforme a sua personalidade predominante.

As palavras que regem estes quatro modelos comportamentais e suas características centrais são – Ação, Comunicação, Idealização e Organização. Para ilustrar isso, são evocados quatro animais poderosos que representam cada um destas qualidades.  O Tubarão é o executor (Ação); o Gato simboliza o comunicador; a Águia, a pessoa idealizadora e o Lobo, o indivíduo organizado.

Interessante não é mesmo? Eu, por exemplo, tenho um perfil bastante equalizado, ou seja, que apresenta características destes quatro quadrantes. Mas claro, ainda assim, eu tenho apresento os atributos predominantes de um deles. Imagina qual é? Deixe seu palpite nos comentários.

Enquanto isso confira abaixo meus quatro vídeos que explicam todas as competências e habilidades de cada Perfil Comportamental dos Bichos.

Tubarão (Ação)

Um dos bichos mais completos do reino animal, caçador-nato, figura no topo de sua cadeia alimentar. As pessoas com este perfil são consideradas mais focadas em resultados, determinadas, objetivas e capazes de superar seus desafios de forma precisa e rápida e com força e determinação.

Quer saber mais sobre o perfil do Tubarão? Assista ao meu vídeo abaixo:

Gato (Comunicação)

O gato é um animal mitológico, pois conta-se que no antigo Egito era venerado tal qual um deus. Mesmo tendo seu próprio tempo, é também um bicho amoroso, brincalhão, carinhoso e acolhedor, um companheiro fiel.  

Não por acaso, os indivíduos com as características do perfil gato são consideradas mais receptivas, abertas ao trabalho em equipe e de fácil comunicação. Tem o poder de unir, ou seja, de aglutinar as pessoas ao seu redor, de gerar tranquilidade, harmonia e de pacificar os ambientes.

Clique no vídeo abaixo para saber mais sobre o perfil comportamental do Gato:

Águia (Idealização)

Animal esplêndido, que voa alto e que, com sua visão privilegiada, consegue ver muito mais longe. Por isso, pessoas com as características da Águia são consideradas visionárias, criativas, capazes de visualizar o futuro e de provocar mudanças significativas ao seu redor.

Confira o meu vídeo abaixo e saiba mais sobre os pontos fortes e de melhoria da Águia:

Lobo (Organização)

Animais meticulosos e observadores, cuja audição pode ser impactada pelo som de uma folha caindo, são fieis à sua matilha e por isso têm forte senso de grupo. Pessoas com o perfil “Lobo” são consideradas metódicas e organizadas, como também possuidoras de uma poderosa visão estratégica, o que lhes permite traçar planos simples ou complexos e colocá-los em prática com mais efetividade.

Assista ao meu vídeo e conheça mais sobre as principais características do Lobo:


Formação em Analista Comportamental

Construção de equipes; mapeamento e análise comportamental assertiva; realocação de profissionais para áreas mais compatíveis com seus perfis; recrutamento e seleção de candidatos; construção de times de alto desempenho; gestão da motivação, da performance e do clima; identificação do perfil e do momento atual: estas são algumas das principais vantagens, diferenciais e benefícios que o Coaching Assessment traz.

E sabe por quê? Porque este é, sem dúvidas, o mais completo e moderno sistema de mapeamento comportamental e profissional da atualidade no mercado. Além disso, traz aos atuantes na Gestão de Pessoas, às lideranças, aos coaches e aos demais profissionais que se especializam nesta ferramenta, uma poderosa vantagem competitiva.

Saber analisar com propriedade os resultados de um teste comportamental e dar uma boa devolutiva sobre as informações por ele levantadas faz toda diferença em sua capacitação, bem como para tornar seus processos mais efetivos e suas decisões melhor embasadas. Também ajuda a construir uma carreira consistente e que caminhe na direção dos resultados extraordinários que almeja para sua empresa, profissão ou vida.

Neste sentido, se você deseja aprimorar suas habilidades e ampliar sua caixa de ferramentas profissional e humana, minha dica final é – invista no desenvolvimento da competência de analista comportamental. Você pode atuar como consultor, prestando serviços para empresas, utilizar estes conhecimentos em sua atuação diária ou mesmo como coach. As possibilidades são muitas e os ganhos também.  Clique no link e saiba mais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 680761540 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chombosan

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010