Conheça a teoria dos 21 dias

teoria dos 21 dias

Saiba como esta teoria pode te ajudar a criar novos hábitos

 

 

Quanto tempo você precisa para mudar um hábito? Acredita que é possível inserir um novo hábito em sua realidade ou eliminar algum que esteja lhe prejudicando, em um curto espaço de tempo? Talvez você não tenha parado para pensar nisso e muito menos para prestar atenção neste tempo, mas existem estudos científicos elaborados a respeito desta possibilidade.

Por mais que você acredite que mudar hábitos é uma das coisas mais difíceis que existem, principalmente quando passamos uma vida inteira cultivando-os, acredito, que, quando você se empenha verdadeiramente, consegue deixar para trás comportamentos e atitudes que atrapalham o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como consegue potencializar aqueles que lhe ajudam a crescer ao longo de sua trajetória.

Com base nisso, e nos estudos que citei acima, surgiu a Teoria dos 21 dias, que é assunto que vou abordar neste texto, para que você conheça uma nova ferramenta poderosa de aceleração de resultados em sua vida. Confira:

O que é a Teoria dos 21 dias?

Segundo a Teoria dos 21 dias, o ser humano precisa de, no mínimo, 21 dias constantes para mudar um hábito. E é importante deixar bem claro que é o mínimo e não o suficiente para que estas mudanças aconteçam. Quando falamos em mudar um hábito é sempre bom lembrar que cada pessoa tem seu próprio tempo, nesse sentido, podemos dizer que existem pessoas que conseguem em um tempo menor e outras pessoas precisam de um tempo maior.

Baseado nesta teoria existem vários desafios voltados para a construção de hábitos saudáveis. O mais famoso destes é o Desafio 21 dias sem carne, que visa incentivar as pessoas a reduzir o consumo de carne.

Partindo disso, outras pessoas buscam adaptar uma necessidade ao desafio ligado à teoria dos 21 dias. Seja qual for o desafio escolhido, o mesmo deve ser para o bem, por exemplo: ficar 21 dias sem consumir açúcar, sem consumir bebida alcoólica, sem fumar, sem reclamar, sem  falar mal das pessoas, assim por diante.

Outra sugestão é começar um desafio de 21 dias sem furar uma dieta, ou 21 dias fazendo algum tipo de exercício físico para estimular o seu corpo – seja uma caminhada, uma corrida, algo mais funcional, apenas exercite-se! Não é uma boa ideia?!

A origem da Teoria dos 21 dias

Na década de 1950, o doutor e cirurgião Maxwell Maltz percebeu um padrão de comportamento muito comum em seus pacientes. Ele – que era um renomado cirurgião plástico e especialista em amputações – percebeu que os pacientes levavam 21 dias para se acostumar com as reconstruções faciais e com as amputações. Antes deste período, os pacientes amputados se comportavam como se tivessem um órgão fantasma. Após o período de 21 dias, eles mudavam o comportamento e aceitavam a nova condição.

Estudos feitos pela Phillippa Lally, da University College London, atestam que a eficácia da Teoria dos 21 dias está justamente na criação de um prazo. Ter um prazo devidamente estipulado contribui positivamente para a saúde mental de quem deseja mudar algum hábito.

A importância da força de vontade neste processo

Como venho dizendo ao longo deste artigo, mudar hábitos, principalmente aqueles que carregamos ao longo de toda uma vida, ou construir novos, que, por mais que você não perceba inicialmente, vão servir para trazer diversos benefícios à sua história como um todo, pode não ser, de todo, um processo dos mais fáceis de serem colocados em prática.

Porém, neste mesmo processo, existe que vai ser determinante para que você consiga implementar mudanças extraordinárias em sua vida. Estou falando desta força de vontade, que, agora pode estar escondida, tímida e perdida, mas que está esperando apenas uma bela e grande oportunidade para ser despertada dentro de você.

Sim, é muito importante que você tenha bastante força de vontade para chegar ao final dos 21 dias de desafio e dar continuidade às mudanças propostas por ele inicialmente. Digo isso, pois tenho certeza que muitas tentações vão surgir, como um churrasco com os amigos no final de semana, aquela vontade incontrolável de comer um doce, ou de reclamar dos problemas que surgem no dia a dia como você costumava fazer antigamente.

É mais do que normal que estas tentações surjam. O que vai fazer toda a diferença vai ser a sua postura diante delas. Você vai ceder ou vai se comprometer verdadeiramente com os resultados que almeja alcançar em sua vida, no sentido de melhorá-la da maneira que deseja e necessita?

Assim, é fundamental que, a todo momento, você pense em seu objetivo e visualize os ganhos que vai obter ao final deste processo, pois é isso que vai alimentar constantemente a sua força de vontade, para dar continuidade e implementar, de maneira definitiva, as mudanças necessárias para a sua própria felicidade.

O Coaching como potencializador do desafio dos 21 dias

Outra grande forma de se manter no desafio dos 21 dias e de fazer com que as mudanças sejam implementadas definitivamente em sua vida, é conhecendo e participando de um processo de Coaching. Trata-se de uma das metodologias de desenvolvimento humano mais eficientes da atualidade, que permite ao indivíduo o aprimoramento de seu processo de autoconhecimento.

Acontece que, por meio do autoconhecimento, é possível que este mesmo indivíduo conheça suas melhores habilidades, ou seja, aquelas que vão lhe ajudar a continuar o desafio dos 21 dias, contribuindo para que ele tenha ainda mais força de vontade, bem como que conheça também os pontos que precisam ser melhorados, aqueles que lhe impedem de crescer e que podem fazer com que ele acabe cedendo às tentações.

Assim, para que este processo seja altamente eficaz e potencializado, convido você a conhecer a formação, aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Professional & Self Coaching – PSC. Um treinamento completo, que vai lhe oferecer todas as técnicas e ferramentas necessárias para ajudá-lo a implementar melhorias significativas em sua vida, contribuindo, dessa maneira, para que você alcance resultados extraordinários em sua jornada.

Permita-se ir além e atinja seus objetivos de forma altamente acelerada com o PSC!

Antes de finalizar este conteúdo, acredito ser importante enfatizar novamente, que 21 dias é um tempo mínimo necessário para a mudança. Além disso, existem hábitos que são mais difíceis de serem construídos. Entretanto, é importante ter em mente que, por mais que sejam difíceis, não são impossíveis de serem colocados em prática no seu dia a dia. Basta um pouco de força de vontade para que se iniciem as mudanças e para que elas permaneçam em sua vida.

Agora que você já chegou ao final, conte para mim: que hábito você gostaria de mudar neste momento, querida pessoa? Quais hábitos você acredita que estão lhe ajudando em seu crescimento e quais estão lhe atrapalhando? Utilize o espaço abaixo para deixar o seu comentário, falando sobre a sua experiência e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, e você acredita que ajudará outras pessoas também, curta e compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 162030899 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Studio+37

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010