A importância da conduta ética no trabalho

Conduta ética

A ética profissional é imprescindível para a conquista do sucesso no mercado de trabalho

Em se tratando de ética no trabalho, o filósofo Mario Sérgio Cortella afirma que – “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”.  Nestes últimos anos, ter este cuidado fez ainda mais sentido, pois testemunhamos uma crise no Brasil sem precedentes, que além de econômica e política, trouxe à tona uma enorme crise moral.

A ética é um dos pilares importantes para a qualidade de vida no trabalho

Baixe nosso ebook exclusivo sobre o tema e descubra outros importantes pilares

Com isso, vimos tanto empresas privadas como grandes estatais mostrarem a face mais profunda da corrupção do sistema e, consequentemente, das pessoas, o que para os envolvidos, até ali, era perfeitamente normal. Se não tivessem sido descobertos e presos, certamente, muitos dos implicados estariam até hoje imersos nos esquemas, desviando dinheiro e impedindo o progresso nacional.

Neste sentido, a questão que eu quero trazer aqui em nada tem a ver com julgar esse ou aquele por seus erros, pois este é o papel da justiça. Minha intenção é trazer uma reflexão sobre estes tipos de comportamentos que, lamentavelmente, estão cada vez mais recorrentes. Pense comigo – E se estas pessoas tivessem escolhido fazer diferente? E se tivessem pautado suas ações pela ética e pela moral, será que tudo não seria diferente? Eu verdadeiramente acredito que sim!

Por isso, não por acaso, o tema ética no trabalho é o assunto deste artigo, pois todos nós, independente do cargo que temos numa empresa, temos que continuamente buscar defender valores que sejam positivos e congruentes. Quando agimos assim, alimentamos uma corrente do bem que pode inspirar mais e mais pessoas a agirem de forma honesta e baseada em bons valores e preceitos.

Baixe agora o E-book Por Que Investir na Qualidade de Vida no Trabalho e veja como a ética no trabalho pode contribuir para isso!

Porque Cultivar a Ética no Trabalho

Ética é uma palavra de origem grega, que vem no termo ethos, que por sua vez significa: “costume superior”, “bom costume” e aquilo que “pertence ao caráter”. É também a área da filosofia que se ocupa em estudar a moral do homem, ou seja, suas condutas em todos os contextos. Uma profissional de caráter superior é aquele que tem sempre comportamentos corretos e que conduz suas ações baseado em bons princípios.

Uma empresa, por exemplo, demonstra sua ética por meio dos valores que cultiva e da cultura organizacional que dissemina. Logo, quando um colaborador age de forma incongruente com isso, ele está desequilibrando aquele sistema e tendo atitudes que vão de encontro ao que ela prega. Quando isso acontece, se não houver forma de corrigir o problema, na maioria das vezes, o profissional acaba sendo desligado da organização para não influenciar negativamente os demais.

Com certeza não é isso que deseja que aconteça com você. Contudo, a ética deve ser algo da pessoa e não consequência de uma exigência da sua empresa. Isso quer dizer que o profissional deve ser correto porque os seus valores são naturalmente assim, porque verdadeiramente cultiva uma postura ética e não porque seu líder exige isso. Assim, em se tratando de ética não adianta parecer ético, é preciso ter uma moral idônea e que seja comprovada por atitudes corretas também.

O Que é Ética Profissional?

Você é o que você faz! Lembre-se sempre disso, pois do mesmo modo que observa os comportamentos dos outros, também está sempre sendo observado.  Logo, seja dentro de uma empresa ou em sociedade, para ser um representante da ética é preciso seguir valores e princípios morais positivos que te conduzam a sempre ter condutas e práticas exemplares.

Neste sentido, com tudo que aconteceu nos últimos anos e com tantas denúncias de corrupção, podemos dizer que hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas a isso. Em decorrência disso, as organizações e os profissionais que seguem padrões sociais e éticos, que incluem a moralidade em seus processos de trabalho e no alcance de resultados, são também as mais respeitadas e admiradas por seus clientes e também por seus liderados e pares.

Outro ponto que vale destacar é que ética profissional é um elemento que faz muita diferença na qualidade de vida das pessoas no trabalho. No dia a dia, é também o que ajuda na construção de um ambiente positivo e de cooperação e respeito mútuo entre as pessoas. Na prática, isso proporciona aos colaboradores a oportunidade de exercerem suas funções de forma decente e confiável, sem desrespeitar os seus valores, e de prover resultados positivos sem que para isso tenham que burlar regras ou trapacear.

Poder trabalhar numa empresa que preza pela ética como um valor indispensável faz com que seus profissionais sintam-se parte de algo maior e que estão contribuindo para um mundo melhor também. Por outro lado, quando sentem que seus valores éticos estão sendo feridos, sua motivação e produtividade baixam drasticamente. Portanto, o bom exemplo da organização faz com que sua equipe se sinta mais segura ao tomar suas decisões e mais confiante em sua liderança, pois sabe que os princípios por ela pregados são corretos e trazem um retorno positivo para todos.

Como recompensa, os colaboradores que também cultivam a ética profissional no trabalho, consequentemente, acabam sendo reconhecidos positivamente pela sociedade por sua conduta exemplar. A ética é, portanto, uma trabalhadora disciplinada que nunca descansa, pois a todo o momento precisamos recorrer a ela para jamais perdermos de vista valores e comportamentos decentes.

Exemplos de Ética no Trabalho Para te Inspirar

A ética no trabalho está diretamente relacionada à honestidade, pois não há como ser ético sem ser honesto. Entretanto, como bem sabemos no dia a dia de um profissional podem surgir muitas situações onde à sua integridade e retidão; são testadas. Para não sucumbir a nenhuma delas, é essencial contra-atacar, ou seja, conhecer e cultivar hábitos positivos e que caminhem na direção oposta aos comportamentos imorais que muitas pessoas têm sem pensar nas consequências.

Para isso, vou apresentar alguns exemplos de condutas éticas no trabalho que tanto podem orientar seus comportamentos como sinalizar quando a empresa ou um colega não estão respeitando verdadeiramente bons valores.  Continue lendo e veja como agir:

Responsabilidade

Ser responsável é ter a hombridade de assumir um compromisso verdadeiro com seus atos e consequências e buscar pautar suas ações em valores positivos. Portanto, ser ético é ter uma postura profissional condizente com as suas responsabilidades e com a confiança que a empresa depositou em você. Isso inclui cuidar bem do patrimônio da organização e manter sempre total sigilo sobre as informações referentes à empresa e aos seus funcionários.

Integridade

Tudo que fazemos na empresa ou na vida tem uma consequência. Por isso, independente do seu sentimento em relação à organização ou a algum dos seus membros, você deve sempre ser honesto e correto em suas ações. Integridade significa lisura e retidão, portanto, especialmente por sua reputação, faça sempre aquilo que é certo e ético e coloque sempre estes valores em primeiro lugar.  

Retidão

Numa sociedade com valores, às vezes, um tanto quanto controversos, para obter vantagens, muitos podem considerar a honestidade algo até mesmo dispensável. Contudo, uma pessoa guiada pela retidão de caráter, independente do seu momento, se bem ou não financeiramente, por exemplo, jamais usará seu cargo na empresa para obter algum tipo de benefício pessoal.

Do mesmo modo, um profissional honesto e ético evitará repercutir fofocas, criar histórias mal intencionadas, falar mal de colegas e chefes ou criar qualquer situação ruim que prejudique as pessoas ao seu redor e a si mesmo.

Meritocracia

Uma empresa ética é aquela que reconhece seus profissionais por seu mérito e não por afinidades ou favoritismos do líder. Todos aqueles que demonstram comprometimento, resultados e vontade de crescer devem ter a oportunidade de concorrer em pé de igualdade com seus colegas por uma promoção, aumento de salário ou novo cargo, por exemplo.

Assim, a meritocracia é um exemplo de conduta honrosa e positiva que as organizações pautadas pela moralidade e equanimidade podem ter para promover e reconhecer seus funcionários e demonstrar seus valores.

Capacidade de Reconhecer os Erros

Errar não é o fim, mas não aprender com seus erros pode ser o começo para isso. Portanto, é essencial saber reconhecer quando falhou e, especialmente, como aquele tropeço pode trazer algum aprendizado tanto individual como coletivo. Quando a organização ou seu colaborador têm dificuldades em fazer isso, geralmente acabam terceirizando a responsabilidade e culpabilizando quem muitas vezes não tem nada a ver com isso. Esta atitude é antiética.

Logo, é importante saber que tanto uma empresa como um profissional, pautados pela excelência, também podem errar. Contudo, o seu grande diferencial está em ter a humildade de reconhecer publicamente sua falha e de orientar seus esforços para contornar o problema e evitá-lo novamente no futuro.

Congruência

Seus valores representam quem você é na essência. Por isso, não adianta ter um discurso “bonitinho” e politicamente correto se os seus comportamentos práticos mostram exatamente o contrário sobre você. Portanto, seja congruente com aquilo que defende e no seu dia a dia profissional, procure sempre exercitar valores positivos e éticos em suas relações com seus colegas, líderes e clientes, de modo que estes sejam exemplos para os demais, ajudem a reafirmar sua conduta moral e a construir uma empresa sempre ética.

Respeito ao Trabalho dos Outros

Uma empresa é um sistema formado por todos os seus membros. Estes por sua vez, ainda que não se conheçam, devem trabalhar de forma interligada para que as metas e objetivos sejam plenamente alcançados com sucesso. Portanto, não dá apenas para cuidar do seu e deixar que seus colegas se virem com suas demandas e problemas.

Esta postura individualista além de antiprodutiva também é antiética, pois demonstra falta de respeito para com o trabalho das outras pessoas. Portanto, não vá por esta direção e sempre busque estar 100% comprometido com seus colegas de trabalho, com seus líderes e clientes. Faça o seu melhor e colabore positivamente para a construção conjunta de resultados extraordinários.

Equidade

Não existe ética sem igualdade e, esse é justamente o significado de equidade. Ser justo é não favorecer ninguém por conta de amizades ou afinidades, mas respeitar o direito que todos têm de promover o seu crescimento na empresa por meio de sua dedicação e dos seus esforços. Isso tem a ver com a meritocracia de que falei anteriormente, mas aqui ganha um sentido ainda maior, pois um ambiente profissional ético e igualitário é aquele que respeita o direito de cada um, bem como o que proporciona às pessoas a chance de ir além, superar limites e de vencer.

Valorize e Cultive uma Conduta Ética Sempre

Sabe aquele profissional que seus atos falam por si? Este é o colaborador que cultiva a ética no trabalho e na vida e que é um espelho positivo para todos ao seu redor. Nunca seu impulso é o de fazer algo errado para abafar um erro ou para evitar a responsabilidade por suas consequências culpando os outros.

Mas não é só. A ética no trabalho também é representada pelo líder justo, que não difere seus liderados, sempre lhes trata com respeito, equanimidade e que confere a estes oportunidades reais de aprimoramento, desenvolvimento e crescimento. É ilustrada por profissionais corretos, responsáveis e comprometidos em entregar o seu melhor tanto à empresa como ao mundo.

Ser ética é também ser uma instituição que paga seus funcionários em dia, que oferece a eles salários e benefícios compatíveis com o mercado e, muitas vezes, até superiores. Neste tipo de organização, todos os tipos de profissionais são bem-vindos, reconhecidos e respeitados, independentemente, de sua: origem, credo, gênero, classe, cor ou orientação sexual.

Não estamos falando de um mundo perfeito, mas de um mundo possível e real, onde as empresas e os profissionais éticos caminham e constroem resultados positivos juntos, sem jamais ter que, para isso, burlar as regras, trapacear e prejudicar ninguém para ter sucesso e alcançar prosperidade.

Esta mesma lógica, baseada em bons princípios, se aplica às nossas relações sociais, afetivas, financeiras e familiares, pois somos nós, individual e coletivamente, que construímos à nossa sociedade. Portanto, é por meio da nossa ética e de valores positivos e congruentes que podemos torná-la melhor para todos também. Eu acredito, e você? Faça sua parte, seja sempre ético e correto em seu trabalho e em sua vida e seja a diferença que você deseja ver no mundo!

Agora que você já sabe tudo sobre ética no trabalho! Complemente mais seus conhecimentos sobre uma vida profissional de qualidade!

Baixe nosso ebook exclusivo sobre Qualidade de Vida no Trabalho

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Créditos da imagem: 781938094 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olivier26

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010