Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

O que é código de conduta e ética profissional?

06/04/16
O que é código de conduta e ética profissional?
©Pixabay Seguir um código de conduta estabelecido pela empresa e pela sociedade como um todo é fundamental para a convivência no ambiente corporativo e para a vida de modo geral.

Para compreendermos o que é ética profissional, precisamos viajar pela etimologia da palavra ética. O termo é originário do grego, éthos, que significa "propriedade do caráter". Dessa forma, ética profissional é um conjunto de regras que norteiam o comportamento dos indivíduos durante o exercício de seu ofício. Como resultado, tem-se os códigos de ética e conduta, que são elaborados pelos conselhos e federações que fiscalizam as profissões e pelas empresas que os contratam como prestadores de serviços.

A ética profissional objetiva disciplinar a moral e os costumes das pessoas, sendo a base do exercício das suas funções. Por isso, mais do que meramente seguidas durante  o expediente de trabalho, ela deve fazer parte da consciência dos profissionais.

Saber mais sobre o que é ética profissional oferece as diretrizes adequadas para os funcionários desempenhar com excelência as suas atividades e estabelecer um relacionamento que tenha como base valores importantes, como respeito, responsabilidade e honestidade, com clientes, colegas e outras pessoas.

Apesar do código de ética e conduta abranger variados princípios que dependem muito de cada grupo profissional e das diversas companhias existentes, existem algumas regras que são universais para todos. Entre eles, estão proceder bem, não prejudicar os colegas de trabalho e cumprir os valores estabelecidos pela organização e pela sociedade.

A ética profissional no ambiente de trabalho

Estabelecer um código de ética e conduta é muito importante para o crescimento e sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou ramo de atuação. Essa ferramenta permite padronizar o comportamento dos colaboradores para estabelecer um ambiente de trabalho mais agradável a todos. Com isso, contribui na manutenção do bom relacionamento interpessoal e motiva os funcionários a alcançar resultados com mais disciplina.

No entanto, o código de ética e conduta somente pode ser eficaz se a empresa garantir que todos os seus colaboradores o conheçam e se comprometam a segui-lo como base para atitudes e decisões que realizarem.

Essa tarefa deve ser feita durante o processo seletivo para escolha dos profissionais que preencherão os cargos na companhia. Os candidatos devem ser apresentados aos valores praticados e regras de comportamento exigidos para que possam verificar se são compatíveis com os seus próprios ideais.

Nessa perspectiva, podemos considerar que a ética não é somente uma questão de caráter profissional, mas também pessoal. Assim, as pessoas devem somar as regras de conduta solicitadas a sua moral para que usufruam de equilíbrio em todos os setores de sua vida.

Como a ética profissional pode ajudar na sua carreira

Para um profissional ser bem-sucedido no exercício de seu ofício, principalmente dentro do ambiente corporativo, é fundamental que esteja a par do código de ética e conduta estabelecido tanto pelo seu empregador, quanto pela sua categoria profissional.

Essas regras precisam estar elencadas aos seus valores individuais, caso contrário, você não será capaz de cumpri-las adequadamente. Busque sempre conhecer o código de ética e conduta da empresa antes de aceitar fazer parte de seu time.

Para analisar se você conseguiu atingir esse objetivo dentro de sua carreira, é importante se perguntar frequentemente: minha postura ética segue o código de ética e conduta da empresa em que trabalho e da minha profissão? Essa reflexão possibilitará identificar se o seu comportamento no dia a dia tem sido correto e suficiente para obter um bom desempenho e oferecer soluções à empresa e clientes, bem como se ele tem contribuído para estabelecer um ótimo relacionamento com colegas. Quando você verificar que algo está errado, poderá corrigi-lo com estratégias que possibilitem seu crescimento profissional e pessoal.

É importante frisar que a conduta ética requer alguns princípios básicos que são muito valorizados no mercado de trabalho. A competência técnica é um deles, pois proporciona o aparato de conhecimentos e habilidades para oferecer melhores resultados a quem você esteja prestando serviços. Para isso, é necessário investir em aprimoramento constante.

Sempre leve em consideração o respeito pelos clientes, colegas, concorrentes e pela hierarquia na instituição em que trabalha. Ter respeito significa entender que há diferenças entre você e as outras pessoas e, portanto, é necessário ter limites e sabedoria ao lidar com todos. O que isso quer dizer? Sempre que for falar algo, pense se isso pode ofender alguém, por exemplo.

Além disso, os famosos ruídos, boatos, rumores e fofocas não devem ter você como participante ativo na disseminação dessas histórias. Seu comportamento diz muito sobre você. Por isso, opte sempre por estabelecer relações autênticas e demonstrar ser alguém em que os outros podem confiar.

Ajudar um colega de trabalho em apuros é uma atitude positiva, desde que isso não implique em descumprir qualquer princípio empresarial. Aliás, você sempre deverá ser leal aos princípios do lugar em que trabalha. E, para você não se prejudicar como pessoa civil, seja sempre fiel, principalmente, à lei da sociedade onde vive. Isso é ser ético, acima de tudo.

O comportamento ético está diretamente relacionado ao sucesso. Ele faz com que o profissional estabeleça um bom relacionamento com seus colegas e clientes, sendo uma excelente ferramenta de networking. Além disso, enriquece a carreira profissional, proporcionando mais excelência na execução das atividades e mais visibilidade ao profissional, na medida em que torna o seu trabalho um diferencial no mercado de trabalho.

Gostou deste post? Então não deixe de comentar todas as suas percepções sobre a ética profissional.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais