Conheça qual é o conceito de Lead Time

Lead Time Saiba mais sobre Lead Time

 

Enquanto empresário e empreendedor, acredito que uma das fórmulas que uma empresa pode seguir e colocar em prática, para alcançar sucesso em seu mercado de atuação é proporcionar a seus clientes uma experiência verdadeiramente positiva, quando estes estiverem em contato com a sua marca.

Neste contexto, uma experiência positiva envolve inúmeros fatores, como um atendimento de qualidade, uma mensagem de boas-vindas, ou de agradecimento pela compra, uma embalagem que encante o cliente, entre diversos outros pontos, que se bem desenvolvidos, são capazes de fidelizar o consumidor e garantir a competitividade da empresa no mercado. 

Além destes pontos que citei, algo que também é capaz conquistar, de forma definitiva, o coração do cliente e do mercado como um todo, é a diminuição do tempo de produção e entrega do produto ao consumidor, que é exatamente o assunto que vou abordar e apresentar a você no artigo de hoje. 

Assim, te convido a me acompanhar e continuar esta leitura, para entender mais sobre o conceito de Lead Time e de que forma ele acontece dentro das empresas. 

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O que é Lead Time?

Lead Time, palavra do inglês, que significa “prazo de entrega”, é o período entre o começo de uma atividade, desde o momento em que é colocada na empresa, até o seu término, quando o produto/serviço é entregue ao cliente. Ou seja, trata-se basicamente do tempo total que é gasto em um processo de compra, que inicia na solicitação do consumidor e finaliza no momento em que ocorre a entrega do produto ou a prestação do serviço a este. 

Assim, entende-se que o ciclo do Lead Time segue as seguintes etapas:

  • Cliente faz a solicitação/pedido
  • É dada a entrada do pedido na empresa
  • Pedido é processado pelo departamento responsável
  • Ocorre a montagem do que foi solicitado
  • Em seguida entra a parte de transporte, onde o pedido sai para a entrega ao cliente
  • Pedido entregue

É importante enfatizar, que cada uma destas etapas tem um tempo para ocorrer, sendo que há uma variação entre uma e outra, que depende do perfil da empresa e de seus processos organizacionais. 

Assim, é essencial ter em mente que o processo de Lead Time precisa ser verdadeiramente bem administrado, pois, caso o contrário aconteça, as chances de atrasos na entrega, falta de produto em estoque, má prestação de serviço, entre diversos outros fatores gerarem prejuízos para os negócios aumentam de forma significativa.

Calculando o Lead Time

Agora que exploramos o conceito de Lead Time, vamos entender o que é necessário para realizar um cálculo preciso deste processo, para que, dessa maneira, você tenha noção de quanto tempo está levando este prazo de entrega do produto ou serviço dentro de sua empresa. 

Faça uma lista dos insumos

Aqui você vai elencar quais são os materiais necessários para a produção de um produto específico ou para a realização de determinado trabalho.

Tempo de aquisição

Em seguida, o que você vai investigar é o tempo gasto para adquirir cada um dos itens da lista, bem como o prazo de deslocamento necessário para que todos eles cheguem à sua empresa. 

Selecione itens

Nesta etapa, você vai se dedicar a analisar os itens que possuem um prazo maior de aquisição e recebimento. 

Defina prazos para a produção

Seguindo adiante, o próximo passo é fazer o registro do tempo que será necessário para a produção, finalização e entrega do produto ou prestação do serviço

Tempo de espera

Neste ponto você vai acrescentar ao cálculo o tempo de espera para a chegada dos insumos à empresa, uma vez que tendo esta noção, é possível que se cumpra, com maior precisão, o prazo de entrega ou prestação de serviço ao cliente. 

Feito todo este levantamento e validada todas as informações, você e sua equipe poderão fazer a soma e entender qual o tempo que está sendo necessário para receber insumos, para a produção e, finalmente, para a entrega do produto ao cliente. O resultado final, será o Lead Time praticado em sua empresa. 

Dicas para reduzir o Lead Time da sua empresa

Na atualidade, a maioria das organizações possui como objetivo diminuir cada vez mais o lead time, chegando ao ponto de ser praticamente zero. 

Diminuir o tempo de entrega de um produto envolve várias necessidades básicas, como aumentar o estoque deste, por exemplo. E isso só é possível com uma produção extremamente eficaz e padronizada.

Diante disso, o Lead Time, período entre a criação de um produto e sua chegada dentro do mercado, é um dos elementos mais relevantes para assegurar a capacidade competitiva de uma empresa e expandir as suas possibilidades de alcance de mercado.

Confira, a seguir, algumas dicas para mensurar, acompanhar, melhorar e reduzir o Lead Time da sua empresa.

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Identifique os produtos com maior Lead Time

É imprescindível, em primeira instância, identificar quais são os produtos que possuem o maior “lead time”, ou “prazo de entrega”, em seu desenvolvimento, para depois analisar como diminuir esse tempo. É importante que as empresas se atentem ao tempo de entrega do produto que oferecem e procurem mensurá-lo através de pesquisas, gráficos e mecanismos.

Fazendo isso, é possível ter uma visão mais ampla de todo o tempo gasto com o processo de compra, até a sua finalização, para que assim sejam tomadas medidas e definidas as estratégias capazes de ajudar a reduzir o Lead Time desses produtos que demoram mais para chegar às mãos dos clientes. 

Identifique as atividades com maior Lead Time 

Só é possível melhorar algum processo quando conseguimos mensurá-lo. Para isso, faz-se essencial identificar quais são as atividades que demandam um tempo maior com relação à entrega de algum produto.

Uma empresa que fornece determinado tipo de produto deve identificar e conhecer quais são as etapas pelas quais a produção do produto passa.  Conhecer este processo de ponta a ponta, evita que retrabalhos aconteçam. 

Podemos associar esta dica com uma sessão de Coaching, na qual o cliente leva questões de sua vida ao coach e este o estimula a identificá-las, conduzindo-o à busca de soluções através de suas próprias habilidades. 

No âmbito profissional, o processo leva o indivíduo a reconhecer suas competências, a estabelecer metas e desenvolver uma estratégia para planejar sua carreira, em sinergia com seus propósitos pessoais, fazendo com que metas que demandem um tempo maior sejam identificadas e desenvolvidas.

A padronização como melhoria do lead time

Faz-se essencial dizer que o conceito de padronização deve estar bem claro dentro das empresas que almejam obter sucesso, pois é ela que mantém a estabilidade dos processos e, consequentemente, reduz os desperdícios, aumentando a produtividade e a eficiência de um produto.

A padronização é, então, o ponto chave para realizar as melhorias almejadas, já que elimina desperdícios durante os processos e isso, lá na frente, encurta ainda mais o tempo de entrega do produto, que no caso é o que estamos tratando aqui, ou seja, o Lead Time.

Por isso, ao identificar os produtos e atividades com maior Lead Time, a entrega final de um produto ou de um serviço será tratada na raiz, ou seja, durante o seu início, desenvolvimento e a sua entrega. 

Portanto, padronizar o desenvolvimento de produtos de qualquer segmento também contribui com a redução do tempo que este levará para chegar à casa do cliente (redução do lead time).

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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