Aprenda algumas táticas para identificar oportunidades de negócios

Oportunidades de Negócios

Saiba como o Coaching pode ajudar na identificação de oportunidades de negócios.

 

Saber reconhecer e identificar oportunidades de negócios é, sem dúvida, uma das principais características dos grandes empreendedores, que ficam atentos a todas as situações ao seu redor, em busca de algo ou alguma ideia que possa lhes oferecer chances de lançar um novo produto ou serviço no mercado, que atenda, com excelência as necessidades de seu público-alvo.

É notório que, a cada dia, o mercado oferece mais possibilidades de investimentos, que geram retornos positivos e lucrativos a quem ousa ir além e se arrisca. Entretanto, saber saber identificar essas oportunidades é um exercício constante que deve ser feito e nem todos os empresários e empreendedores estão abertos e preparados para isso.

Sabendo disso, hoje vou compartilhar com você dicas importantes, não só para quem já é empresário ou empreendedor, mas também para quem ainda está trilhando o caminho e deseja se tornar dono de seu próprio negócio, para que assim, você consiga identificar as oportunidades que surgirem diante de si.

Acompanhe-me nesta leitura e confira:

Dicas para identificar oportunidades de negócios

Mas, afinal, como identificar oportunidades de investimentos e negócios que efetivamente sejam rentáveis para você e sua empresa? Confira algumas dicas preciosas:

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Identifique seu perfil

Uma dica preciosa para identificar seu perfil de negócio ou que tipo de segmento deverá atuar é fazer duas listas. A primeira, de coisas que você gosta de fazer. Esta lista pode conter itens simples, como ler um livro, ou mais complexas, como pular de paraquedas.

A segunda lista é sobre os assuntos e conhecimentos que você gosta, domina e deseja continuar aprendendo. Após criar estas duas listas, procure descobrir ideias de negócio que tenham a ver com o que você listou, unindo oportunidade e satisfação pessoal.

Avalie as tendências de mercado

Fique atento às novidades e tendências do mercado, seja em curto prazo — presentes hoje no ambiente empresarial — ou longo prazo (aquelas ideias que permanecerão por longos anos).

Atente-se aos novos investimentos, quais segmentos de mercado têm sido mais lucrativos e quais são os que você tem condições financeiras para investir.

Tenha uma grande ideia

Com certeza você já deve ter pensando “Como não pensei nisso antes?” ao visualizar grandes ideias que se transformaram em produtos ou serviços e acabaram virando sucesso no mercado. Em geral, são ideias simples, porém bastante inovadoras. Daí a importância de tirar as ideias do papel, transformando-as em reais oportunidades de negócio.

O Facebook é um exemplo de como uma grande ideia pode gerar negócios: criada em um quarto universitário, a rede social se tornou um dos principais sites do mundo, onde pessoas interagem e compartilham conteúdos, garantindo milhões para seu fundador Mark Zuckerberg.

Identifique o seu cliente

Esta é uma dica importantíssima para quem pretende identificar oportunidades ou busca investir em um novo negócio. Conheça seu público alvo, suas necessidades, desejos e anseios, o que eles esperam do produto ou serviço que você pretende investir, entre outras coisas.

Analise se realmente o que você deseja inserir no mercado tem um grande diferencial que vai agregar valor à vida do seu público-alvo, bem como atender suas necessidades mais intrínsecas.

Quais problemas você pode resolver?

É importante analisar o mercado e, como eu disse acima, as necessidades, anseios, bem como os problemas, sejam eles simples ou complexos, que os seus possíveis consumidores enfrentam em seu dia a dia, para verificar de que forma você pode encontrar uma solução que atenda tudo isso.

Pergunte-se sempre: quais problemas, ainda sem soluções, ou com soluções que podem ser melhoradas, eu e minha empresa podemos resolver? A partir desta análise, podem surgir ideias, que se bem trabalhadas, têm grandes chances de serem transformadas em oportunidades de negócios.

Toda oportunidade tem o seu tempo

Outro ponto que é essencial saber é que toda oportunidade tem o seu tempo. Isso quer dizer que, por mais que um produto ou serviço seja lançado mercado e em um primeiro momento atendam as necessidades imediatas dos clientes, pode ser que daqui a seis meses ou um ano, estes não sirvam mais.

Sendo assim, é fundamental ter este pressuposto em mente, para que assim você e sua empresa busquem constantemente maneiras de se atualizar, para continuarem atuantes no mercado.

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Mantenha sempre atento

Uma oportunidade de negócio pode surgir das situações que você menos espera. Neste sentido, é primordial manter-se sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor e ao redor de sua empresa, ou seja, participando de eventos, lendo bastante, atualizando seus conhecimentos por meio de cursos, analisando e conversando com concorrentes, clientes, colaboradores e fornecedores, ficando de olho nas tendências de mercado, bem como na situação política, econômica e social do país, entre muitos outros tipos de posturas, que podem contribuir, e muito, para que você crie um novo negócio, que seja altamente rentável.

O que fazer para melhorar sempre?

Outra pergunta que você deve se fazer constantemente é relacionada ao que você pode e sua empresa podem fazer para se colocarem em constante processo de melhoria e aprimoramento?

Neste momento, você deve inserir no processo seus colaboradores, pois, como eles estão lidando diariamente com os fatores que envolvem a organização, com certeza eles terão diversas ideias de melhoria para o que a empresa já faz, que, se bem trabalhadas, podem se transformar em grandes oportunidades de negócios.

Ideia X Oportunidade de negócio

Existem muitos empresários e empreendedores que acreditam que as ideias que surgem em suas mentes são verdadeiramente extraordinárias oportunidades de negócios. É importante entender que existe uma grande diferença entre uma coisa e outra.

Acontece que, nem sempre uma ideia por si só é o suficiente para fazer com que um negócio seja realmente viável e gere os resultados esperados. Porém, muitos empreendedores não enxergam dessa forma e, ao ter uma grande ideia, passam a ficar bastante obcecados por ela e não descansam até vê-la saindo do papel e ganhando vida.

Neste processo de paixão, que beira até mesmo a cegueira, ocorre algo bastante perigoso, pois não é feita uma análise criteriosa, no sentido de entender se está-se tratando de uma oportunidade de negócio realmente.

Assim, é fundamental que haja um distanciamento emocional, ou seja, é preciso submeter a ideia à uma avaliação crítica, analisando, principalmente, se realmente o que está sendo proposto vai atender à uma necessidade dos consumidores, ou se trata-se de algo que só vai servir para gastar energia de forma desnecessária, podendo, muitas vezes, prejudicar a permanência dos negócios no mercado.

Coaching para identificação de oportunidades de negócios

Antes de finalizar, quero compartilhar com você mais uma super dica, que serve justamente para que você consiga, não só diferenciar uma ideia de uma oportunidade de negócio, mas também tirar, efetivamente e na prática, do papel este novo produto ou serviço que você pretende lançar no mercado.

Estou falando do processo de Coaching Corporativo, que trata-se de um programa de desenvolvimento empresarial e profissional, que, a partir de um treinamento, realizado dentro da própria organização,de forma personalizada, ou seja, de acordo com o que a empresa precisa e com a sua realidade, é feita toda uma preparação para que se consiga identificar oportunidades de negócios rentáveis no mercado.

Por meio de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, não só empresários e empreendedores, como todos os profissionais que fazem parte da empresa, tornam-se completamente aptos a ter ideias e preparados para analisar a viabilidade de cada uma delas, entendendo se realmente é uma oportunidade de negócio, e, se for, conseguindo tirá-las do papel e transformá-las em resultados extraordinários para todos.

 


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E você, quais outras dicas considera importantes para identificar oportunidades de negócios no mercado? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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