Você sabe o que é empreendedorismo corporativo?

Conquiste mais! Seja Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC
Você sabe o que é empreendedorismo corporativo
mavo / Shutterstock O empreendedor corporativo também intitulado como empreendedor interno, enxerga nos problemas e mudanças oportunidades de crescimento.

O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por comandarem seus próprios negócios! De acordo com uma pesquisa feita pelo “Global Entrepreneurship Monitor" 34 em cada 100 brasileiros em idade adulta já possuem seu próprio negócio ou estão envolvidos em projetos que visam a criação de um.

Empreender te dá a oportunidade de usar todo o seu talento e recursos para investir em algo feito por você. Os profissionais com esse perfil têm entre suas principais competências, inovação, criatividade e um olhar diferenciado sobre tudo.

O empreendedorismo corporativo é o processo do mesmo modo citado acima, porém sem a necessidade de abrir um negócio, mas atuando dentro da organização a qual trabalha. O empreendedor pode ser o próprio dono da empresa, como também líderes, gestores e até mesmo colaboradores. Esse profissional deve possuir uma visão sistêmica do negócio, propondo sugestões que possam aprimorar os processos de trabalho e maximizar os resultados da organização.
Ele não restringe suas ações apenas ao seu departamento, busca conhecer todas as áreas e atividades da empresa, adquirindo uma visão sistêmica, enxergando pontos fortes e falhas, sugerindo ideias e soluções que vão minimizar os problemas e maximizar os resultados.

Como implementar o empreendedorismo corporativo

Para atingir esse fim, é necessário que haja uma clara e direta mudança da cultura organizacional, reforçando a importância e, principalmente, a possibilidade dos colaboradores colocarem ideias em prática e criar novos processos e produtos dentro da empresa.

A importância da realização desse passo é proporcional à dificuldade dele. Qualquer alteração na cultura da organização é uma tarefa complicada e que demanda grande esforço e atenção do líder da empresa. Em seu livro “Criatividade S.A”, Ed Catmull, CEO da Pixar e da Disney Animation Studios, explica que para ter êxito nessa transição, é essencial que a mudança não seja apenas no discurso, mas, principalmente, refletida em ações diretas que demonstrem esse novo caminho a ser seguido.

Os responsáveis pela gestão da organização devem garantir que as mudanças, tanto de infraestrutura quanto de pensamento, sejam implementadas. Além disso, os colaboradores devem ter a liberdade para criar sem que haja forte influência dos gestores acima deles hierarquicamente. Nesse caso, os líderes devem trabalhar como mentores, apoiando e mostrando possíveis caminhos para serem seguidos.

O primeiro passo é estabelecer uma cultura que favoreça o aprendizado e a troca de informações entre colaboradores, que devem ter um tempo dedicado exclusivamente à atividade de criação. Outro ponto importante é o entendimento de que erros acontecem e que eles não devem ser punidos, mas entendidos.

Além disso, a criação de métodos de incentivo, como bônus, promoções e principalmente reconhecimento do trabalho realizado são essenciais para o êxito na transição para uma cultura de empreendedorismo corporativo.

Características de um Empreendedor Corporativo

Uma organização se beneficia em muitos aspectos ao estimular a cultura empreendedora. Porém, para que a empresa consiga implementá-la, é preciso contar com colaboradores com características de empreendedor. Confira abaixo algumas das competências necessárias que devem ser desenvolvidas em seu quadro de colaboradores:

  • Iniciativa;
  • Visão Sistêmica;
  • Ousadia;
  • Foco;
  • Organização;
  • Criatividade;
  • Positividade;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Proatividade;
  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Alta Produtividade;

Embora muitas dessas habilidades sejam traços marcantes de um grupo seleto de pessoas, muitas delas podem ser facilmente estimuladas e, assim, fazendo com que seus colaboradores possam se transformar em empreendedores corporativos.

Coaching para empreendedores

O Coaching é a mais poderosa metodologia para otimizar habilidades e competências, conseguindo tirar do aluno todo o seu potencial. Essa metodologia se baseia na análise do perfil de cada um dos colaboradores, descobrindo quais são os pontos fortes e de melhoria. Com essas informações, o Coache consegue fazer o planejamento de ações para transformá-los em empreendedores corporativos.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de PrivacidadeAo concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC