Você sabe o que é empreendedorismo corporativo?

Empreendedorismo corporativo Veja as principais características de um empreendedor corporativo.

 

O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por comandar seus próprios negócios! De acordo com uma pesquisa feita pelo “Global Entrepreneurship Monitor” 34 em cada 100 brasileiros em idade adulta já possuem seu próprio negócio ou estão envolvidos em projetos que visam a criação de um.

Empreender te dá a oportunidade de usar todo o seu talento e recursos para investir em algo feito por você. Os profissionais com esse perfil têm entre suas principais competências, inovação, criatividade e um olhar diferenciado sobre tudo ao seu redor.

Mas é importante ter em mente que o conceito de empreendedorismo não necessariamente se aplica apenas ao seu próprio negócio. Você pode também ter atitudes e comportamentos empreendedores mesmo não sendo dono, ou seja, na empresa na qual você é colaborador e presta serviço.

Sabendo disso, hoje vou falar um pouco mais sobre o empreendedorismo corporativo, para que você compreenda as suas nuances e saiba como aplicá-las em seu ambiente de trabalho. Continue a leitura e confira:

Conheça o método mais eficaz para tornar sua liderança extraordinária
Baixe agora mesmo meu livro “Leader Coach” e alcance novos patamares!

O que é empreendedorismo corporativo?

O empreendedorismo corporativo é o processo do mesmo modo citado acima, ou seja, aplicar talentos e investimentos em um negócio próprio, porém sem a necessidade de abrir um negócio, mas atuando dentro da organização a qual trabalha. O empreendedor corporativo pode ser o próprio dono da empresa, como também líderes, gestores e inclusive todos os demais colaboradores.

Esse profissional deve possuir uma visão sistêmica do negócio, propondo sugestões que possam aprimorar os processos de trabalho e maximizar os resultados da organização. Ele não restringe suas ações apenas ao seu departamento, busca conhecer todas as áreas e atividades da empresa, adquirindo um olhar mais amplo, enxergando pontos fortes e falhas, sugerindo ideias e soluções que vão minimizar os problemas e maximizar os resultados.

Características do empreendedor corporativo

Além das características que citei acima, existem algumas outras que são facilmente encontradas nos profissionais considerados verdadeiros empreendedores corporativos. Veja quais são elas, a seguir:

Espírito de inovação

Algo com o qual as empresas precisam contar atualmente é com o espírito de inovação de seus colaboradores. Isso porque ele faz com que cada um mantenha-se alinhado, no sentido de encontrar soluções inovadoras para suprir as necessidades de seus clientes, bem como de seus demais stakeholders.

Assim, quando o profissional tem espírito inovador, ele constantemente utiliza a sua criatividade para elaborar novos produtos e serviços, que mantenham a empresa e sua marca competitiva no mercado em que atua.

Ousa ir além

Para desenvolver o espírito de inovação, é preciso, antes de tudo, não ter medo de ousar ir além e fazer sempre diferente de tudo o que já foi feito antes. Este é também um comportamento que se espera de quem é realmente um empreendedor corporativo, ou deseja se desenvolver neste sentido.

Digo isso, pois quando não se tem medo de ousar, de fazer diferente, de possível ser cada vez mais criativo e inovador, e realizar aquilo que ainda não foi feito, para, assim, estar sempre a frente de todos no mercado.

Visão sistêmica

Ter visão sistêmica é lançar olhar para tudo ao redor e não ficar apenas focado em seu próprio trabalho e em seus próprios afazeres. Os profissionais com esta característica entendem que é necessário estar atento ao todo e se esforçar nesse sentido, pois somente assim será possível que todos alcancem os objetivos propostos, tanto no âmbito coletivo, quanto no individual.

Comunicação eficaz

Independentemente do profissional ocupar um cargo de liderança ou não, é fundamental que ele tenha a capacidade de se comunicar de maneira eficaz, para que assim possa, não só transmitir suas mensagens e informações com objetividade e transparência, mas também motivar e engajar as pessoas ao seu redor a desempenharem suas atividades com excelência, para que assim seja possível alcançar resultados extraordinários,  fundamentais para que todos, ou seja, empresa e colaboradores, tenham sucesso em suas jornadas.

Resiliência e foco no positivo

Nesta jornada enquanto empreendedor corporativo, é essencial que o profissional desenvolva a sua resiliência, bem como o seu foco esteja voltado para o positivo. Digo isso, pois muitos serão os desafios a serem enfrentados e para superar cada um deles o indivíduo não pode se deixar abater, uma vez que entende que, por mais que dificuldades e adversidades surjam, elas servem como experiências que fortalecem a todos, para seguirem em frente e alcançarem os objetivos que almejam.

Organização

Este é um requisito de extrema importância para aqueles que são ou pretendem se tornar empreendedores corporativos. Isso porque, para gerar resultados extraordinários para as empresas, é fundamental manter a organização, não só para elaborar planejamentos estratégicos, como também para executá-los e acompanhar a evolução de cada um.

Sem senso de organização, ou seja, deixando que os processos sejam realizados de qualquer maneira, sem planejar bem e com antecedência cada um, dificilmente se consegue alcançar metas e objetivos, tanto individuais quanto coletivos.

Bom relacionamento interpessoal

Neste processo, é importante saber que para evoluir, se desenvolver, crescer e ajudar a empresa a crescer, é essencial contar com as pessoas ao redor, pois só com a união de forças e talentos, é possível encontrar soluções criativas e inovadoras para os negócios, colocar em prática tudo o que foi planejado e chegar aos resultados extraordinários almejados.

Neste sentido, se empenhar para ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho é algo que se espera de todo empreendedor corporativo, uma vez que ele entende que sozinhos não conseguimos chegar a lugar algum, principalmente no ambiente empresarial.

Flexibilidade

O mundo corporativo, bem como o mercado de trabalho, passam constantemente por mudanças, que precisam ser acompanhadas pelos profissionais que fazem parte deste dois universos. Diante disso, o empreendedor corporativo é alguém altamente flexível, que sabe lidar da melhor maneira possível com estes processos de mudanças, tentando adequar-se a elas e superar seus desafios com excelência.

Isso porque ele entende que se não adotar este comportamento em seu dia a dia, pode acabar sendo superado por seus concorrentes e perdendo posicionamento em seu mercado de atuação, algo que nenhum de nós queremos, não é mesmo?!

Uma organização se beneficia em muitos aspectos ao estimular a cultura empreendedora. Porém, para que a empresa consiga implementá-la, é preciso contar com colaboradores com características de empreendedor. Embora muitas dessas habilidades sejam traços marcantes de um grupo seleto de pessoas, muitas delas podem ser facilmente estimuladas e, assim, fazendo com que seus colaboradores possam se transformar em empreendedores corporativos.

Vantagens do empreendedorismo corporativo

Trata-se de um processo altamente vantajoso, não só para a empresa, mas também para os profissionais que dela fazem parte. Entenda, a seguir, os benefícios de desenvolver o empreendedorismo corporativo:

Maior colaboração entre todos

A partir do momento que os colaboradores de uma empresa desenvolvem o seu lado empreendedor, no desempenho de suas atividades, eles entendem que através do trabalho em equipe as chances de que todos alcancem o sucesso aumentam de forma significativa. Com isso, estes passam a, cada vez mais, colaborarem uns com os outros, aumentando, consequentemente, a consistência e o rendimento de seus trabalhos, contribuindo, assim, com os resultados extraordinários.

Aumento da produtividade

Quando todos entendem a necessidade de que haja cada vez mais colaboração entre si, melhor estes desempenham suas atividades e, com isso, ocorre um aumento da produtividade de todos os colaboradores que fazem parte da organização. Além disso, as empresas também passam a investir em seus talentos, para que realizem o seu trabalho com ainda mais excelência, e, assim, passem a produzir com maior assertividade.

Redução de custos

Como uma coisa leva à outra, a partir do momento que os colaboradores trabalham de maneira assertiva, aumentando, com isso, a sua produtividade, há, consequentemente, uma redução em seus custos, que passam a ser melhor direcionados e investidos, beneficiando empresa e colaboradores, de uma forma geral.

Como implementar o empreendedorismo corporativo

Para atingir esse fim, é necessário que haja uma clara e direta mudança da cultura organizacional, reforçando a importância e, principalmente, a possibilidade dos colaboradores colocarem ideias em prática e criar novos processos e produtos dentro da empresa.

A importância da realização desse passo é proporcional à dificuldade dele. Qualquer alteração na cultura da organização é uma tarefa complicada e que demanda grande esforço e atenção do líder da empresa. Em seu livro “Criatividade S.A”, Ed Catmull, CEO da Pixar e da Disney Animation Studios, explica que para ter êxito nessa transição, é essencial que a mudança não seja apenas no discurso, mas, principalmente, refletida em ações diretas que, demonstrem esse novo caminho a ser seguido.

Os responsáveis pela gestão da organização devem garantir que as mudanças, tanto de infraestrutura quanto de pensamento, sejam implementadas. Além disso, os colaboradores devem ter a liberdade para criar, sem que haja forte influência dos gestores acima deles hierarquicamente. Nesse caso, os líderes devem trabalhar como mentores, apoiando e mostrando possíveis caminhos para serem seguidos.

O primeiro passo é estabelecer uma cultura que favoreça o aprendizado e a troca de informações entre colaboradores, que devem ter um tempo dedicado exclusivamente à atividade de criação. Outro ponto importante é o entendimento de que erros acontecem e que eles não devem ser punidos, mas entendidos. Além disso, a criação de métodos de incentivo, como bônus, promoções e principalmente reconhecimento do trabalho realizado são essenciais para o êxito na transição para uma cultura de empreendedorismo corporativo.

Conheça o método mais eficaz para tornar sua liderança extraordinária
Baixe agora mesmo meu livro “Leader Coach” e alcance novos patamares!

Coaching para empreendedores

O Coaching é a mais poderosa metodologia para otimizar habilidades e competências, conseguindo tirar do indivíduo todo o seu potencial. Trata-se de um processo, que se baseia na análise do perfil de cada um dos colaboradores, descobrindo quais são os pontos fortes e de melhoria. Com essas informações, o coach consegue fazer o planejamento de ações para transformá-los em verdadeiros empreendedores corporativos.

Tudo isso é possível através dos conhecimentos, técnicas e ferramentas compartilhadas em formações como o Professional & Self Coaching – PSC, as quais o profissional têm acesso, bem como a possibilidade de aplicá-las em seu dia a dia, pessoal e de trabalho, logo após o primeiro dia de curso.

Com isso, ou seja, a partir do momento que todo o aprendizado for verdadeiramente absorvido, o profissional se tornará cada vez mais criativo, inovador, ousado, desenvolverá a sua visão sistêmica, seu senso de organização, resiliência, foco no positivo, inteligência emocional, entre muitas outras competências e habilidades essenciais a todo empreendedor corporativo.


Aproveite esta super oportunidade e transforme os resultados de sua carreira através do Coaching.

Gostou deste artigo? Já conhecia o conceito de empreendedor corporativo? Deixe o seu comentário, me falando o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar o conhecimento com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham a oportunidade de se desenvolverem pessoal, profissional e empresarialmente.

Copyright: 567644749 – https://www.shutterstock.com/pt/g/master1305

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010