Saiba quem é Luiz Antonio Seabra, fundador da Natura

Fundador da Natura Conheça a história de Luiz Antonio Seabra, fundador da Natura

 

Muito provavelmente você já viu, ouviu e, até, comprou algum produto da marca Natura. A empresa de cosméticos brasileira foi fundada por Antônio Luiz da Cunha Seabra.

Atualmente, o empresário, investidor e empreendedor é membro do Conselho da organização a qual fundou. Com sua fortuna estima em US$ 1,3 bilhão, faz parte da lista de Bilionários 2019 da renomada revista Forbes.

Em 2017, Antônio Luiz Seabra assumiu o 37º lugar na lista dos bilionários mais ricos do Brasil, também de acordo com a Forbes, com sua fortuna.

Torne-se um líder de excelência, torne-se um Leader Coach!
Acesse meu livro e descubra os passos para revolucionar seu papel de líder!

Trajetória de Luiz Antônio Seabra

O bilionário começou a trabalhar aos 15 anos de idade. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa na qual trabalhava seu pai. Depois recebeu uma proposta para trabalhar como trainee no departamento pessoal da Remington. Aos 19 anos já era chefe e, aos 21, superintendente.

Apesar de trabalhar no setor administrativo do laboratório, Luiz passou a se interessar por fórmulas e combinações que resultavam em novos produtos. E, depois de oito anos de trabalho na Remington, Seabra decidiu sair da empresa para gerenciar um pequeno laboratório de cosméticos em São Paulo, durante três anos. Logo em seguida ingressou na indústria de cosméticos.

Mas só aceitou a proposta de sociedade com a condição de que aquele pequeno laboratório se transformasse em uma empresa de verdade.

Aos 27 anos, mais precisamente no dia 28 de agosto de 1969, fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda, em sociedade com Jean Pierre Berjeaout. Poucos meses depois, a empresa viria a se chamar Natura, por causa da participação de ativos vegetais na composição de seus produtos.

A empresa Natura

As atividades da gigante brasileira começaram com uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo mesmo, onde Seabra prestava consultoria de beleza aos consumidores.

O objetivo dele era criar novos produtos com uma cara artesanal. No dia da inauguração da loja, Luiz captava clientes nas ruas, distribuindo rosas brancas junto a uma mensagem.

E foi a partir do atendimento direto ao cliente e conversando com cada um deles que constatou o potencial transformador dos cosméticos. Uma vez que o ato de cuidar da pele é uma das formas de expressão da autoestima, satisfação pessoal e bem-estar dos indivíduos.

O negócio deu tão certo que, com o passar dos anos, estabeleceu revendedores em todo o país. Com humanismo, criatividade e equilíbrio fez na Natura a maior empresa cosmética do Brasil.

São mais de sete mil funcionários engajados nos processos internos e mais de um milhão e meio de consultores independentes. A grandeza da operação justifica o valor de mercado da marca. Estima-se que a Natura valha por volta dos US$3,15 bilhões, sendo a líder do ranking das mais valiosas da América Latina, de acordo com a Interbrand.

Natura é sustentabilidade

Hoje, a empresa de Seabra é uma das maiores marcas de cosméticos da América Latina. Com seu forte discurso de preservação ambiental e respeito à natureza, a Natura prioriza matérias-primas naturais e trabalho de cooperativas de comunidades da Amazônia, que extraem os recursos da natureza sem agredir as florestas.

Essa cultura de preservação e consciência ambiental, fez de sua organização diversas vezes pioneira no mundo. Lançando refis para suas embalagens, eliminando a produção de novos recipientes e estimulando o uso consciente e sustentável das mesmas.

Também foi pioneira em optar por produtos de carbono neutro – reduzindo e compensando a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Desenvolveu a tabela ambiental, onde explica a seus consumidores como as embalagens e produtos são feitos. Atitude que demonstra seu interesse e preocupação não apenas com seus clientes, mas, também, seu compromisso em promover a sustentabilidade em todos os níveis.

Em 2015, a Natura foi contemplada com o prêmio Champions of the Earth, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), na categoria Visão Empreendedora, em reconhecimento aos seus esforços para destacar a sustentabilidade na condução dos negócios.

Hoje a empresa já ultrapassou fronteiras e mantém atividades na Argentina, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França – ainda em processo de organização de sua entrada no mercado norte-americano.

Quem é Antônio Luiz Seabra como líder?

Luiz é um grande líder e empreendedor movido por duas paixões: os cosméticos e seus clientes. Com humanismo e criatividade ele fez da Natura a maior empresa cosmética do Brasil.
Um exemplo de líder que ousou ir além e conseguiu transformar todo o seu sonho em realidade. Segundo a Merco, empresa de pesquisa europeia, Antônio Luiz Seabra está entre os 100 líderes com a melhor reputação no país.

Está claro para todos nós que não existe uma receita secreta para o sucesso. Porém, é inquestionável que a Natura, sob o comando de Seabra, trilhou um caminho próspero e de intensa ascensão. A combinação consistente de um modelo de negócios coeso com estratégias diferenciadas de produtos contribuiu para dar gás às suas operações.

Observe bem, as primeiras experiências de trabalho de Antônio Luiz Seabra não foram necessariamente determinantes para seu desejo de empreender na área cosmética. Mesmo assim, sua bagagem profissional foi sendo enriquecida a cada contato com os mais variados setores.

O Coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento humano, indicada para quem deseja seguir os mesmos passos de Luiz e se tornar um líder de excelência. Um acelerador de resultados rápidos e permanentes.

Através do processo de Coaching, os indivíduos conquistarão o estilo de liderança mais almejado dentro das organizações: o Leader Coach, ou seja, o líder que exerce sua liderança com base nos princípios do Coaching.

Com o apoio do Coaching, as pessoas serão submetidas a um intenso processo de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências, quebra de comportamentos limitantes e melhoria contínua.

Torne-se um líder de excelência, torne-se um Leader Coach!
Acesse meu livro e descubra os passos para revolucionar seu papel de líder!

Os benefícios do Coaching para quem deseja ser líder junto a pessoas e organizações são inúmeros: liderança eficaz com base nos princípios do Coaching, treinamento e desenvolvimento de pessoas, recrutamento de talentos, feedbacks assertivos, delegação, foco, visão de futuro, resultados acima da média, motivação, aplicação da cultura de Coaching dentro da organização, entre muitos outros.

Os indivíduos aprenderão a conquistar pelo exemplo, inspirar pessoas e conduzir, de forma positiva, colaboradores e equipes, com foco em grandes e excelentes resultados.

Entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores, saiba mais sobre o Leader Coach Training – LCT e torne a sua liderança cada vez mais eficaz através do Coaching.


Faça Coaching e seja um líder de excelência!

O que você achou deste conteúdo? Já conhecia estes grande empreendedor? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este poderoso artigo com seus amigos, em suas redes sociais.

Copyright: https://epocanegocios.globo.com/

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010