Aprenda a ser líder

Líder com sua equipe

Aprenda a ser líder e melhore cada vez mais seu lado profissional e suas capacidades.

A liderança é uma das habilidades mais valorizadas e almejadas pelo mercado e por muitos profissionais que buscam destaque em suas carreiras. A capacidade de administrar negócios e gerenciar pessoas é uma tarefa que exige muita responsabilidade e comprometimento. Há quem tenha o talento nato para exercer tal função e os que a adquirem com muita persistência e comprometimento.

Qual a importância de um líder dentro das empresas?

As empresas procuram por profissionais com liderança justamente por serem confiáveis e capazes de gerir a equipe com motivação. Líderes são responsáveis por fazer de seu time uma engrenagem, onde todas as pessoas funcionam juntas. Todos têm o mesmo ritmo, fazendo assim com que a corporação e seus colaboradores cresçam cada vez mais.

Como posso ser um bom líder?

Para quem busca desenvolver a habilidade de liderança e se destacar em seu trabalho, carreira ou mercado, vale a pena conferir algumas dicas. 

1. Seja exemplo

Um líder é um espelho para seus liderados e o comportamento de sua equipe será reflexo de suas próprias ações. Nesse sentido, é bom ficar atento ao tipo de comportamento que você tem diante dos seus colegas de trabalho. 

Se você deseja ser um bom líder, aprenda a inspirar pessoas e conquistar pelo exemplo e não pela imposição. Se suas atitudes forem positivas e motivadoras, sua equipe seguirá o seu exemplo.

2. Mantenha o foco

Um líder sabe manter o foco, mesmo diante de frustrações, imprevistos e distrações. Uma liderança inspiradora não deixa que a produtividade da equipe seja comprometida.

O profissional sabe lidar bem com situações adversas sem perder a calma ou a paciência. Mantenha o foco sempre e leve sua equipe à conquista de resultados cada vez mais significativos. 

3. Ouça seus colaboradores

Um grande líder é aquele que sabe ouvir e, acima de tudo, respeitar a sua equipe. Ele sabe que cada um é parte essencial para os bons resultados da organização e valoriza a todos de maneira igual.

Aprenda a ouvir as ideias propostas, sugestões e contribuições dos seus colaboradores, promovendo um ambiente propício à colaboração mútua e cocriação entre todos. 

Lembre-se também de ter tato com sua equipe. Gritar com eles, demonstrar impaciência e irritação faz com que deixem de te respeitar e passem a te temer. Tenha uma ligação próxima, se tornando assim a pessoa que eles sempre procuram quando têm algum problema.

4. Saiba delegar

Um bom líder é aquele que conhece sua equipe profundamente e sabe delegar tarefas de acordo com o perfil, aproveitando as competências de cada profissional. Conheça os pontos positivos e os potencialize a favor do trabalho exercido. 

Quanto aos pontos negativos, ajude os colaboradores a trabalharem em sua melhora. Assim, a equipe conseguirá se tornar mais eficiente. Delegar tarefas para os membros da sua equipe demonstra que há confiança na capacidade deles. 

5. Dê feedbacks

Dar feedbacks é valorizar e mostrar a importância de cada profissional para a organização. Aprenda a dar feedbacks positivos ou de melhoria, quando necessário, sempre com foco no autodesenvolvimento de cada colaborador. Isso fará com que eles se sintam valorizados e conheçam os pontos que precisam manter ou melhorar.

O bom líder é aquele que sabe como conversar com seus colaboradores a respeito do que precisa ser melhorado. Feedbacks negativos não são fáceis de repassar, porém, têm um papel crucial para o avanço da equipe rumo ao sucesso.

Se o líder sente dificuldade nessa tarefa, deve buscar se aperfeiçoar. Lembre-se de que, além de falar sobre o que não vai bem, é importante dar ênfase ao que está dando certo. 

6. Procure melhoria contínua

Esses passos são importantes, porém, é necessário se aperfeiçoar todos os dias. Faça uma autoavaliação para conhecer seus próprios pontos positivos e negativos. Use isso para melhorar tanto o seu lado profissional quanto o pessoal. Busque sempre estudar e conhecer novas técnicas. 

Tenha o hábito de fazer cursos e participar de palestras para se motivar. Essa busca lhe dará as ferramentas necessárias para administrar sua equipe de uma maneira eficaz. É interessante que o líder da equipe se coloque em uma posição em que reconhece que também tem o que aperfeiçoar. Os liderados irão se espelhar no seu desejo de crescer e estar sempre atualizado. 

7. Aposte na comunicação eficiente

Liderar significa estar constantemente em comunicação com os liderados. A troca de informações e orientações é imprescindível para alcançar as metas previamente estipuladas. Um bom líder precisa ser um bom comunicador, se fazer entender e entender o que o outro tem a dizer.

Os resultados dependem de que todos na equipe falem a mesma língua e saibam direcionar os seus esforços e os dos outros. A comunicação eficiente é aquela em que todas as partes se entendem e constroem resultados poderosos. Estimule essa eficiência no dia a dia, potencializando os vínculos com os colaboradores da sua equipe. 

Conheça o exemplo de grandes líderes brasileiros

Aqui no Brasil existem milhares de pessoas que se tornaram excelentes líderes. Um exemplo é o técnico de vôlei Bernadinho. Sendo um dos mais notados jogadores de vôlei do país em 84, ele se tornou o treinador mais amado da seleção. Sua liderança se caracteriza pela condução da equipe com foco no talento e técnica de cada jogador.

Outro grande exemplo é o empresário Abílio Diniz. Dono da BRF, ele acredita que não se nasce líder, e sim que é algo a ser conquistado. Em outro post do nosso blog, você pode conhecer um pouco sobre sua história e sobre seu estilo de liderança. Foi esse estilo que o tornou um dos homens mais bem sucedidos do Brasil.

Vale a pena também conhecer mais sobre Luiz Antonio Seabra, fundador da Natura. Criativo e preocupado com seus clientes, ele ousou e seguiu seu sonho. O resultado disso é uma empresa de sucesso, além de ser considerado um dos 100 líderes com melhor reputação no país!

Ser um bom líder é essencial para conduzir a equipe ao sucesso! Gostou de conferir as nossas dicas e se inspirar com grandes líderes? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63