Funções do Líder Gerencial

Líder na frente de sua equipe de executivos

O líder gerencial é o profissional apto a alcançar de maneira mais eficaz os objetivos da organização.

Desde os primórdios da humanidade, o homem sentiu a necessidade de conviver em grupo, surgindo, a partir daí, os primeiros indícios também da necessidade de liderança. Ela ganhou importância principalmente quando se fez indispensável organizar os membros de um determinado grupo ou sociedade para que, assim, cada um pudesse realizar as suas funções e prover o benefício de todos os envolvidos nesse processo social.

Hoje em dia, não é diferente, o líder tem o papel de identificar as potencialidades de cada profissional e, assim, formar equipes adaptáveis a mudanças e empenhadas em buscar seus objetivos, estando atentas ao ambiente e aos resultados organizacionais. O líder, portanto, é uma referência para toda a equipe, já que ele tende a tomar decisões eficazes de olho no sucesso da organização e no bem de todos os envolvidos no processo.

Para compreender com mais profundidade as funções de um líder gerencial, continue a leitura a seguir!

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O que é um líder gerencial?

A função gerencial está ligada a fatores como: administração, controle, coordenação de ações e processos de trabalho, bem como tarefas focadas nos resultados esperados pelas organizações. O gerente, ou líder gerencial, é responsável por planejar e controlar a execução dos trabalhos dos seus colaboradores no dia a dia de uma empresa. Assim, enquanto um chefe de família é um líder em sua vida pessoal, o conceito de líder gerencial refere-se à vida profissional.

Para ser um bom líder gerencial, além da capacidade de liderança em desenvolver e capacitar colaboradores para o desempenho das suas funções, gerenciando crises e demais conflitos que possam surgir, é necessário conduzir de forma técnica os processos e as atividades diárias de cada colaborador.

Quais as funções do líder gerencial?

O líder gerencial é aquele que tem as habilidades necessárias para motivar, conduzir, desenvolver, aprimorar e capacitar cada colaborador dentro de suas expectativas e competências. Ao mesmo tempo, ele gerencia os processos de trabalho, delegando as tarefas e responsabilidades dos projetos, administrando as ações e apresentando os resultados esperados — tanto para a organização, quanto para os membros da sua equipe.

Nesse sentido, o líder gerencial é o profissional apto a alcançar de maneira mais eficaz os objetivos da organização, pois a sua equipe estará produzindo em alta performance. Confira, a seguir, 7 das suas principais funções.

1. Formação de equipes de sucesso

Um líder gerencial está no maior posto de uma empresa ou de uma das suas áreas. No entanto, ele deve ter a consciência de que não será capaz de dar conta de todas as obrigações sozinho. Ele precisa montar equipes de colaboradores competentes.

Para que isso ocorra, ele deverá identificar os cargos que deverão compor a sua equipe, as atividades principais que serão executadas em cada um deles e o perfil ideal para os profissionais que ocuparem essas vagas. Com essas informações, ele deverá realizar um processo seletivo, avaliando as competências gerais e específicas dos candidatos, até selecionar aqueles que são mais adequados aos cargos.

2. Desenvolvimento e capacitação dos colaboradores

Mesmo tendo executado um processo seletivo minucioso, é importante que o líder gerencial estimule os seus colaboradores a nunca deixarem de aprender e de lapidar as suas habilidades. Mais do que isso, ele deve oferecer ferramentas que permitam que esse desenvolvimento constante ocorra.

É por isso que há tantas empresas atualmente investindo em programas internos de capacitação — oferecendo cursos, treinamentos, palestras e workshops aos seus funcionários. Esse progresso contínuo estimula os colaboradores a darem o melhor de si e, consequentemente, leva mais produtividade à organização.

3. Delegação de tarefas

O líder gerencial precisa conhecer muito bem os colaboradores da sua equipe. Isso não diz respeito apenas a ler os seus currículos, já que isso revela apenas os seus conhecimentos e experiências profissionais. No entanto, é preciso ficar atento também à personalidade do indivíduo e ao seu comportamento no dia a dia.

Com base nessa observação multifatorial, o líder gerencial será capaz de delegar tarefas compatíveis com o perfil e com as qualificações profissionais de cada pessoa. Essa divisão do trabalho organiza a produção e permite que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado.

4. Integração e motivação

Outra função muito importante de um líder é a integração. Ele deve integrar os colaboradores entre si, de modo que conheçam e confiem uns nos outros. É importante que cada indivíduo compreenda como o seu trabalho influencia e é influenciado pelo dos colegas, de modo que todos se comuniquem e se empenhem.

Também é importante manter os colaboradores motivados, ou seja, reconhecer os seus méritos e demonstrar confiança no trabalho de cada um. Quando o funcionário compreende que o líder acredita em seu potencial, ele mesmo também adota uma postura de mais autoconfiança.

5. Assistência constante e aconselhamento

Um bom líder gerencial é aquele que se reúne com a equipe com certa frequência, alinhando as tarefas de todos. Ele deve comunicar a todos sobre os objetivos a serem alcançado pela equipe e qual é o papel de cada um nesse processo. Deve, por fim, explicar com total clareza as atividades que deverão ser executadas, ouvindo as sugestões e tirando as dúvidas de cada um.

Posteriormente, no dia a dia de trabalho, o líder deve ser uma figura presente e acessível, que possa auxiliar e aconselhar a quem precisar, mas sem interferir em excesso — o que poderia “roubar” a autonomia do profissional. É preciso haver um equilíbrio.

Líderes ausentes só aparecem para dar ordens e cobrar resultados, mas nada fazem entre esses dois momentos. Não seja assim. Seja um líder presente, mas sem sufocar as liberdades de atuação dos seus funcionários.

6. Avaliação de desempenho e feedback

Além desse auxílio promovido no próprio dia a dia de trabalho, também é importante que o líder gerencial realize, de tempos em tempos, uma avaliação mais formal do desempenho dos seus colaboradores. A avaliação e o feedback devem ser conduzidos com total respeito aos colaboradores, sempre com críticas construtivas, imparcialidade e ética.

O momento do feedback deve, preferencialmente, ser realizado em breves reuniões individuais, nas quais o líder explica ao colaborador os critérios que utilizou em sua avaliação e revela os aspectos em que houve um desempenho satisfatório, bem como os pontos em que ainda pode haver melhorias. Além disso, um bom líder dá sugestões de como o profissional pode efetivamente melhorar nesses aspectos — seja em competências técnicas, seja em competências comportamentais.

7. Poder do exemplo

Por fim, nunca é demais lembrar que o poder do exemplo é também uma função dos líderes gerenciais. Como um gerente poderá cobrar pontualidade, por exemplo, dos seus colaboradores, se ele mesmo chega à empresa diariamente duas horas após o início do expediente?

Pontualidade, assiduidade, ética, clareza de comunicação, empenho, motivação, organização, disciplina, planejamento estratégico, criatividade e bom relacionamento são apenas alguns dos fatores nos quais um líder deve servir de exemplo à sua equipe.

O coaching na liderança

Pode-se dizer, portanto, que um líder inspira a sua equipe a agir, e um gerente conduz a ação das tarefas. Dessa forma, para ser um líder gerencial, é preciso dominar todas as características de um gerente e todas as habilidades de um líder.

É possível perceber também que a liderança baseada na filosofia do coaching é a base da liderança gerencial, pois o Leader Coach é aquele profissional que conduz os processos com foco nas pessoas, extraindo o máximo da capacidade dos seus profissionais, por meio do desenvolvimento das suas habilidades e competências.

Um líder munido dos conhecimentos, técnicas e ferramentas do coaching estará apto a exercer uma liderança eficiente e eficaz, motivando, incentivando e desenvolvendo profissionais e equipes a darem o melhor de si, tendo comprometimento e engajamento com os resultados.

E você, querida pessoa, enxerga em si mesmo as características de um bom líder gerencial? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se interessar pelo tema, por meio das suas redes sociais!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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