O Líder Carismático

Líder-Carismático
Confira as características dos profissionais carismáticos e entenda o conceito de carisma

 

Se você é daquelas pessoas que exalam alegria por onde passa, inspiram confiança e escutam os seus interlocutores com atenção, então tem grandes chances de você ter carisma. O carisma é importante para as relações interpessoais dentro das organizações. Além disso, ter um líder carismático contribui positivamente com o bom andamento das demandas e tarefas. Mas, o que é carisma e porque é tão importante ser um líder carismático?As respostas para estas e outras perguntas, eu trago para você neste artigo, querida pessoa!

O que é carisma

A palavra carisma tem origem na língua grega (khárisma) e significa graça. Trazendo este conceito para o nosso cotidiano, o carisma é uma habilidade – que pode ser inata ou não – que muitas pessoas possuem para persuadir e encantar os outros. O carisma é notado nas ações e nas relações interpessoais. São através das atitudes que os indivíduos carismáticos conquistam a admiração e a confiança das pessoas que os rodeiam. E quando falamos em liderar pessoas, o carisma é algo essencial. Afinal, como exercer a liderança sem inspirar a confiança da equipe? 

Líder carismático: algumas habilidades importantes

Um líder carismático consegue persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados. Outra característica importante de um líder carismático é a sua facilidade para motivar e contagiar as pessoas, pois são pessoas dotadas de entusiasmo e autoconfiança. O carisma contribui para que estes líderes consigam persuadir outros líderes e até mesmo seus superiores. 

E quais são as outras características que destacam o líder carismático dos demais? Confira a lista a seguir

 

Admiração: Eles geram admiração em sua equipe, amigos e familiares. Além disso, possuem uma capacidade surpreendente de atrair e estimular pessoas.

Confiança: O líder precisa conhecer a si mesmo e saber reconhecer suas habilidades, competências, pontos fortes e de melhoria, sempre trabalhando em prol do crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional. O bom líder é aquele que além de deter a autoconfiança, também gera confiança nos colaboradores.

Comunicação: Acima de tudo, esse líder é um bom comunicador. É aquele que sabe usar as palavras para cativar sua equipe, motivando-a sempre para conseguirem alcançar metas e objetivos.

Relacionamento: Ele possui a capacidade de se relacionar bem. Sabe ouvir seus colaboradores e busca compreender suas necessidades. Coloca-se no lugar do próximo, o que facilita uma boa convivência.

Realização: Liderança está associada a resultados. O líder carismático coloca em prática seus discursos e gera resultados fantásticos. Assim, passa a ter credibilidade com sua equipe. O carisma é um diferencial desejável, mas a sua ausência não quer dizer que esse líder não obterá sucesso. Porém, todos podem buscar exercê-lo, já que é uma potencialidade onde todos poderão se tornar inspiradores e inesquecíveis.

E você, se considera um líder carismático? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais. 

 

Copyright: bbernard 527845588 https://www.shutterstock.com/pt/g/bbernard

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010