O que é e como alcançar o estado de fluxo?

 

estado de fluxo Alcançado o estado de fluxo.

Quantas vezes você já se sentiu “perdido” em relação à sua própria vida? Não ter definidos seus objetivos profissionais e pessoais pode fazer com que você fique desmotivado ao ter que realizar tarefas que não fazem sentido para você e muito menos o fazem verdadeiramente feliz.

Com o intuito de compreender o que leva o indivíduo a seu estado pleno de satisfação e motivação intrínseca, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi desenvolveu a teoria do estado de fluxo, também chamado de estado de Flow.

Quando foi divulgada, na década de 1970, representou grande contribuição no campo da Psicologia Positiva e ainda hoje é considerada uma das principais ferramentas para obtenção da felicidade e bem-estar.

Conheça um pouco mais sobre esta poderosa teoria e saiba o que é necessário para que você consiga usufruir dela em sua vida a partir de agora.

Estar em estado de satisfação plena é um dos processos do coaching.
Baixe agora nosso ebook e saiba tudo sobre!

O que é estado de fluxo ou Flow?

Flow é um termo do inglês, que significa fluir. Ao ser transportado para a teoria de Csikszentmihalyi, o conceito designa o estado de consciência em que a mente e o corpo encontram-se em perfeita harmonia. Isso acontece principalmente durante a realização atividades que deixam as pessoas felizes e nas quais podem dar o seu melhor no momento em que estão as executando. O simples fato de realizá-las resulta no estado de excelência em que o indivíduo demonstra disposição e concentração.

Quando você faz o que gosta, fica mais motivado e envolvido no desempenho de qualquer atividade relacionada, mesmo que elas sejam obrigações. Isso significa mais produtividade em qualquer setor, em especial no que diz respeito à sua carreira profissional.

O estado de Flow permite que o indivíduo esqueça dos acontecimentos do passado ou problemas futuros e fique totalmente focado no presente, ou seja, no “aqui e agora”. Nessa perspectiva, podemos considerar o estado de flow como uma excelente ferramenta de organização da consciência.

As pessoas frequentemente estão lidando com o conflito entre razão e emoção, ou seja, pensando uma coisa, sentindo outra e agindo totalmente diferente. Essa briga entre sentimentos, pensamentos e ações consome muita energia, causando estresse e desgaste emocional. Quando alcançam o estado de Flow, elas podem usufruir de perfeito equilíbrio entre mente e corpo.

Esse estado de consciência possibilita, portanto, uma diminuição da autoconsciência, e, portanto, eliminação do medo de fracassar, equilíbrio entre as atividades a serem desempenhadas e as habilidades pessoais, integração entre sentimentos, pensamentos e ações, satisfação com aquilo que se realiza, foco e prioridade na concretização de objetivos específicos, entre outros benefícios.

Para entender ainda mais sobre essa poderosa teoria de desenvolvimento humano, assista a este vídeo, que produzimos sobre a teoria do Flow:

 

Conheça o Professional & Self Coaching – PSC e saiba como você pode acessar o seu estado de fluxo com muito mais facilidade!

Como alcançar o estado de fluxo?

Segundo Csikszentmihalyi, para haver um estado real de flow, os níveis de desafios e competências devem estar em plena harmonia. Ele ressalta ainda que sua aplicação deve ser urgente e necessária no trabalho, onde o indivíduo passa maior parte de seu tempo.

Levando essa teoria para o plano profissional, estar em flow, verdadeiramente, é muito importante para que haja congruência entre aquilo que a pessoa faz diariamente e aquilo que gosta, do contrário, a performance e os resultados serão sempre básicos ou insatisfatórios. Esse argumento reforça aquela premissa que diz “ame o que você faz”. Quando se está satisfeito com o que se realiza, utiliza-se mais facilmente as capacidades e habilidades ao extremo e obtêm-se felicidade em todos os setores da vida.

Estabelecer um plano de carreira para alcançar os desejos profissionais e pessoais é fundamental para usufruir do estado de flow. Estabeleça metas desafiadoras, porém realistas, considerando as suas habilidades e capacitações. Com isso, conseguirá o cargo que deseja, em que execute as suas funções da melhor forma possível e dentro dos seus limites.

Além destas, existem outras técnicas, que podem ser colocadas em prática no dia a dia, e também ajudar a alcançá-lo. Entre elas, estão:

Faça as tarefas como se fossem um jogo

Esta é uma técnica que contribui para que alcancemos o estado de Flow, efetivamente e na prática, pois ela nos incentiva a nos desafiarmos constantemente, o que faz com que não queiramos para o que estamos fazendo e permaneçamos focados por muito mais tempo na ou nas atividades que precisamos desempenhar.

Além disso, quando realizamos nossas tarefas como se fossem jogos, ou seja, como se fossem desafios constantes, nossos níveis de motivação e concentração aumentam, pois nos sentimos mais estimulados a entregar da melhor maneira possível as tarefas, nos empenhando verdadeiramente para que isso aconteça.

Realize uma atividade de cada vez

Outro fator verdadeiramente importante para que consigamos atingir o estado pleno de Flow é realizar nossas atividades uma de cada vez. Este é um ponto que realmente precisa ser colocado em prática no dia a dia, não só para se alcançar o estado de fluxo, mas para nos ajudar a entregar nossas demandas de forma satisfatória.

Digo isso, pois como estamos sempre com uma lista enorme de tarefas a serem executadas todos os dias, muitas vezes entramos em modo desespero e começamos a fazer tudo de uma vez, pois ficamos com o pensamento constante de que se não fizermos isso, não vamos conseguir atingir nossas metas de entregas diárias, semanais e mensais.

Entretanto, devemos ter em mente, que é exatamente o contrário que vai nos ajudar neste processo, ou seja, devemos organizar diariamente o que precisamos fazer, colocando uma ordem de prioridade em nossa lista de atividades e fazendo de tudo para executá-las uma a uma. Com o passar do tempo, vamos observar que, sem desespero, estaremos conseguindo realizar nossas tarefas com muito mais concentração, de forma muito mais objetiva, sem perder o foco e alcançando o estado pleno de Flow.

Evite a autocrítica em excesso

A autocrítica e algo bastante importante, pois nos ajuda verdadeiramente em nosso processo evolutivo, ou seja, ela contribui para que nós mesmos observemos os pontos em que precisamos melhorar e, assim, tenhamos a oportunidade de crescer em quaisquer âmbitos de nossa existência.

Porém, quando ela passa a ser algo excessivo em nossa vida, acaba nos paralisando, pois passamos a não acreditar em nosso potencial infinito, em nossas capacidades e habilidades, e acabamos deixando de nos concentrar em nossas atividades ou realizando-as de qualquer maneira.

Devido a isso, precisamos aprender a dosar a nossa autocrítica, para que ela nos ajude a evoluir em nossa vida pessoal e profissional, ao invés de desempenhar o papel contrário, que é o de acabar nos prejudicando. Somente assim conseguiremos alcançar o estado de Flow, pois estaremos menos preocupados, ou seja, com a cabeça mais tranquila para se automotivar, se concentrar ainda mais nas atividades a serem realizadas no dia a dia e alcançar o fluxo com plenitude e satisfação.

Desenvolva o seu autoconhecimento

O estado de Flow é alcançado com muito mais facilidade em nosso dia a dia, principalmente profissional, quando temos consciência plena de nossas capacidades e habilidades e também de quais atividades estas mesmas capacidades e habilidades nos ajudam a realizar com maestria em nossa vida.

Para que tenhamos essa consciência, é necessário desenvolvermos o nosso autoconhecimento, uma vez que trata-se de um processo que nos ajuda a nos entendermos melhor, compreendendo justamente quais são nossas melhores capacidades, habilidades e competências, e de que forma estas podem ser utilizadas no dia a dia para realização de um trabalho de excelência.

Ao termos ciência disso, passamos a atingir o Flow de uma forma muito mais tranquila, com muito mais foco e concentração, pois sabemos exatamente os recursos que temos para realizar nossas atividades diárias de maneira extraordinária.

Saiba como o Coaching pode te ajudar a desenvolver, de maneira efetiva, o seu processo de autoconhecimento! Conheça agora mesmo o PSC!

Faça o que você ama

Pode parecer clichê, porém, uma das dicas e técnicas mais importantes para se conseguir atingir o Flow é realmente e verdadeiramente fazer o que amamos ao longo da vida. Digo isso, pois quando procuramos fazer exatamente aquilo que mais gostamos, nós passamos a nos entregar verdadeiramente para aquela atividade, sendo que nada do que acontece ao nosso redor é capaz de tirar a nossa atenção.

Alcance sua plenitude com o processo de coaching.
Inicie seu caminho baixando nosso ebook gratuito.

Convido você a observar como você se sente quando está fazendo algo de que gosta muito em seu trabalho e depois a perceber quais são as sensações que surgem quando você não gosta ou não se sente conectado com o que está desempenhando.

Tenho absoluta convicção de que os momentos em que você vai mais se sentir em um estado pleno de atenção focada, altamente motivado a continuar, sem se deixar distrair pelo o que quer que seja, será quando estiver fazendo aquilo que verdadeiramente você ama.

Por isso, o meu convite é para que você se permita ir além, saia da sua zona de conforto e invista em você em primeiro lugar, para que assim possa alcançar o Flow com mais facilidade, aumentando a sua produtividade no trabalho de forma significativa, bem como a sua felicidade com a vida de uma forma geral.

Confira no vídeo a seguir mais algumas dicas maravilhosas para que você saiba como tornar o estado de fluxo em sua vida uma rotina:

Você tem usufruído do estado de flow?

O estado de flow proporciona um equilíbrio entre as suas capacidades e os objetivos e desafios estabelecidos. Dentro dessa perspectiva, as metas que você traçar deverão coincidir com a sua realidade, sendo nem menos, nem mais difíceis de serem concretizadas.

Para saber se você tem  realizado as atividades que realmente gosta e ajudá-lo a identificar aquelas com as quais você tem mais afinidade, proponho que reflita sobre as seguintes questões:

  • Quais atividades fazem você perder a noção de tempo?
  • Como você se sente ao fazer uma atividade que não lhe agrada?
  • Quais tarefas você possui total controle e se sente relaxado ao realizá-las?
  • O quanto suas competências e habilidades são suficientes para a realização de suas atividades profissionais e pessoais?
  • Você é feliz com seu trabalho e vida atual?
  • Quais atividades você realiza com total espontaneidade?
  • Em quais momentos você se sente sereno e focado no momento presente?

Fazer estas reflexões vai lhe ajudar a iniciar o desenvolvimento de seu processo de autoconhecimento, no sentido de compreender melhor aquilo que lhe traz motivação intrínseca, ou seja, que lhe deixa mais satisfeito ao realizar e, consequentemente, contribui para que você alcance e aproveite verdadeiramente o estado de atenção plena ou estado de Flow.

Como o Coaching te ajuda a alcançar o estado de fluxo?

Acredito verdadeiramente que o Coaching é um grande aliado neste processo de alcance do Flow, quando estamos realizando atividades importantes, sejam aquelas relacionadas à vida pessoal ou à vida profissional.

Digo isso, pois trata-se de uma metodologia que, através de técnicas e ferramentas poderosas, contribui, principalmente, para que o indivíduo desenvolva o seu autoconhecimento e autoconsciência, que são fatores essenciais para se atingir este estado de atenção focada, que vai lhe ajudar a executar de uma maneira muito mais eficaz suas tarefas diárias.

Por isso, antes de finalizar, a dica que compartilho com você e que você conheça a melhor e mais completa formação em Coaching, o Professional & Self Coaching. Trata-se do programa de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que tem ajudado pessoas ao redor de todo o mundo a focarem plenamente em suas demandas diárias, em seus objetivos e sonhos, para que assim tornem-se indivíduos cada vez mais realizados e felizes.

Conheça o PSC, de forma ainda mais aprofundada, e saiba como o Coaching pode te ajudar a alcançar o estado de Flow.

Inscreva-se para a próxima turma do curso em sua cidade!

Lembrando que você pode exercitar o estado flow em qualquer situação. Isso o ajudará a conseguir estar bem consigo mesmo e desenvolver uma postura mais positiva em relação a sua vida, às pessoas com as quais convive e ao mundo a sua volta.

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Você acredita que já conseguiu alcançar o estado de fluxo? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo com seus amigos em suas redes sociais.

Créditos da Imagem: Por Tiko Aramyan – ID da foto stock livre de direitos: 514887187

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010