Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

O que é e como alcançar o estado de fluxo?

07/04/16
Estado de Flow
© Depositphotos.com / Syda_Productions Conheça mais sobre o Flow, uma condição fundamental para que o indivíduo possa estar bem consigo mesmo.

Quantas vezes você já se sentiu “perdido” em relação a sua própria vida? Não ter definidos  seus objetivos profissionais e pessoais pode fazer com que você fique desmotivado ao ter que realizar tarefas que não o fazem verdadeiramente feliz.

Com o intuito de compreender o que leva o indivíduo a seu estado pleno de satisfação e motivação intrínseca, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi desenvolveu a teoria do estado de fluxo, também chamado de estado de flow. Quando foi divulgada, na década de 1970, representou grande contribuição no campo da psicologia positiva e ainda hoje é considerada uma das principais ferramentas para obtenção da felicidade e bem-estar.

Flow é um termo do inglês, que significa fluir. Ao ser transportado para a teoria de Csikszentmihalyi, o conceito designa o estado de consciência em que a mente e o corpo encontram-se em perfeita harmonia. Isso acontece principalmente durante a realização atividades que deixam as pessoas felizes e nas quais pode dar o seu melhor. O simples fato de realizá-las resulta no estado de excelência em que o indivíduo demonstra disposição e concentração.

Quando você faz o que gosta, fica mais motivado e envolvido no desempenho de qualquer atividade relacionada, mesmo que elas sejam obrigações. Isso significa mais produtividade em qualquer setor, em especial na sua carreira profissional. O estado de flow permite que o indivíduo esqueça dos acontecimentos do passado ou problemas futuros e fique totalmente focado no "aqui agora".

Nessa perspectiva, podemos considerar o estado de flow como uma excelente ferramenta de organização da consciência. As pessoas frequentemente estão lidando com o conflito entre razão e emoção, ou seja, pensando uma coisa, sentindo outra e agindo totalmente diferente. Essa briga entre sentimentos, pensamentos e ações consome muita energia, causando estresse e desgaste emocional. Quando alcançam o estado de flow, elas podem usufruir de perfeito equilíbrio entre mente e corpo.

Esse estado de consciência possibilita, portanto, uma diminuição da autoconsciência, e, portanto, eliminação do medo de fracassar, equilíbrio entre as atividades a ser desempenhadas e as habilidades pessoais, integração entre sentimentos, pensamentos e ações, satisfação com aquilo que se realiza, foco e prioridade na concretização de objetivos específicos, entre outros benefícios.

Acessando seu estado de flow

Segundo Csikszentmihalyi, para haver um estado real de flow, os níveis de desafios e competências devem estar em plena harmonia. Ele ressalta ainda que sua aplicação deve ser urgente e necessária no trabalho, onde o indivíduo passa maior parte de seu tempo.

Levando essa teoria para o plano profissional, estar em flow, verdadeiramente, é muito importante para que haja congruência entre aquilo que a pessoa faz diariamente e aquilo que gosta. Do contrário, a performance e os resultados serão sempre básicos ou insatisfatórios. Esse argumento reforça aquela premissa "ame o que você faz". Quando se está satisfeito com o que se realiza, utiliza-se mais facilmente as capacidades e habilidades ao extremo e obtêm-se felicidade em todos os setores da vida.

Estabelecer um plano de carreira para alcançar os desejos profissionais e pessoais é fundamental para usufruir do estado de flow. Estabeleça metas desafiadoras, porém realistas, considerando as suas habilidades e capacitações. Com isso, conseguirá o cargo que deseja, em que execute as suas funções da melhor forma possível e dentro dos seus limites. Além disso, outras técnicas também podem ajudar a alcançá-lo. Entre elas, estão: fazer as tarefas como se fossem um jogo, buscar desempenhar uma atividade de cada vez e não se autocriticar em excesso.

Você tem usufruído do estado de flow?

O estado de flow proporciona um equilíbrio entre as suas capacidades e os objetivos e desafios estabelecidos. Dentro dessa perspectiva, as metas que você traçar deverão coincidir com a sua realidade, sendo nem menos, nem mais difíceis de serem concretizadas. Para saber se você tem  realizado as atividades que realmente gosta e ajudá-lo a identificar aquelas que tem mais afinidade, proponho que reflita sobre as questões a seguir:

  • Quais atividades fazem você perder a noção de tempo?
  • Como você se sente ao fazer uma atividade que não lhe agrada?
  • Quais atividades você possui total controle e se sente relaxado ao realizá-la?
  • O quanto suas competências e habilidades são suficientes para a realização de suas atividades profissionais e pessoais?
  • Você é feliz com seu trabalho e vida atual?
  • Quais atividades você realiza com total espontaneidade?
  • Em quais momentos você se sente sereno e focado no momento presente?

Lembrando que você pode exercitar o estado flow em qualquer situação. Isso o ajudará a conseguir estar bem consigo mesmo e desenvolver uma postura mais positiva em relação a sua vida, às pessoas com as quais convive e o mundo a sua volta.

Para entender ainda mais sobre essa poderosa teoria de desenvolvimento humano, assista ao vídeo produzido pelo IBC sobre a teoria do Flow:

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais