O que não dizer no ambiente de trabalho

Dedique-se ao seu trabalho, foque nos objetivos e evite transtornos. / Copyright: pathdoc

 

A perfeição está longe de ser uma qualidade do ser humano, ainda há muito que aprimorar no comportamento e nas atitudes das pessoas. Mesmo nos indivíduos mais evoluídos ainda existe uma ou outra coisa que deve ser melhorada, o que é “normal” ou “aceitável”, afinal, as pessoas estão sempre em busca da evolução.

Você deve conhecer pessoas de diversas formas, com inúmeras qualidades e defeitos, que devem se esforçar ao máximo para serem perfeitas e adoráveis na maioria do tempo.

Mas de uma forma ou de outra, em algum momento essa pessoa vai acabar deixando a desejar. Seja em uma roda com amigos, em uma reunião de família, uma discussão com o parceiro (a) ou até mesmo no ambiente de trabalho, porque ninguém é perfeito e nenhuma pessoa consegue agradar a todos.

Você como ser humano, sabe que todos nós vivemos na busca intensa pela evolução, e que na tentativa de sempre acertar, às vezes, se erra. Errar perto de pessoas que te quer bem, e que conseguem passar por cima dos seus defeitos sem causar problemas, é uma dádiva. Mas errar na presença de pessoas que estão analisando o seu comportamento diariamente, como no trabalho, não é ser legal.

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Analise os fatos e se corrija!

Existem algumas formas de controlar e evitar erros bobos e que por vezes são considerados como banais, mas que podem trazer inúmeros constrangimentos e contratempos, principalmente quando se fala em ambiente de trabalho.

Pense em como a mente do ser humano é extraordinária. Ela consegue se adaptar ao ambiente, fazer com que o seu comportamento mude, dependendo do momento, do local e das pessoas com quem está. Então usufrua dessa característica fantástica que o seu corpo oferece e seja uma pessoa mais discreta nesse tipo de lugar.

O seu trabalho é a forma que você encontrou para se sustentar e conseguir sobreviver, por isso, dedique-se a ele. Seja leal ao seu líder e cumpra com suas obrigações, é o mínimo que você deve fazer para permanecer no lugar que lhe foi oferecido.

Comportamento e palavras

Você consegue ser assíduo, cumprir com suas obrigações e tarefas diárias, é um funcionário pontual e sempre oferece ideias novas e leva resultados para a sua equipe, mas, como todo ser humano não é perfeito, às vezes você comete alguns deslizes nos comentários para os colegas de equipe. Isso deve ser corrigido o quanto antes.

Certas coisas não devem ser ditas, expressadas e questionadas no espaço de trabalho, mesmo você sendo um excelente profissional. Sempre haverá alguém para questionar o seu comportamento e a forma como pensa. Sendo assim, escolha as palavras e pense muito bem antes de sair falando o que quer. Deixe suas ideias para a mesa do bar.

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Pense e repense antes de falar

O fato de você passar a refletir antes de falar algo no seu trabalho não significa que a partir de agora seu comportamento vai ser outro e você só irá falar quando falarem com você.

Pelo contrário, você apenas vai pensar duas vezes antes de soltar aquela fofoca, ou aquele comentário sobre o seu gerente. Guarde pra você. Faça apenas comentários construtivos!

Veja algumas falas, expressões, questionamentos e comportamentos que podem ser evitados no seu ambiente de trabalho:

  • Criticar seu colega de trabalho. Frases como: “Nossa, como seu cabelo está sujo!”, “Que bolsa feia”, “Não gostei da sua roupa, como você é brega”, esse tipo de comentário só irá mostrar o quanto você é insensível e agressivo. Essas características podem não ser favoráveis para o seu crescimento dentro da empresa;
  • Levantar discussões polêmicas como: “O atual governo é corrupto”, “Nenhum político é bom” ou “Eu sou a favor do aborto”, podem causar discórdia entre você e outros colaboradores, o clima pode ficar ruim e consequentemente isso pode afetar no seu rendimento e também no rendimento dos demais colaboradores;
  • Comentários como: “Vou enlouquecer com tanta coisa para fazer” ou “Não aguento mais tanta pressão” podem cair nos ouvidos do seu supervisor e trazer consequências para você, por isso, guarde seus questionamentos e tente não demonstrá-los para as pessoas;
  • Quando duas pessoas estão conversando, não entre na conversa. Deixe que alguém o chame para dar sua opinião, caso contrário, permaneça ouvindo e observando. Com certeza você ganha mais;
  • Fuja de assuntos pessoais no ambiente de trabalho. Tente reduzir as conversas pessoais apenas para os intervalos e apenas com pessoas que você confia. Ninguém precisa ficar sabendo de tudo que acontece em sua casa;
  • Faça seu trabalho, caso tenha acabado o que lhe foi pedido, veja com líder se não há o que fazer, evite ficar a toa ou na internet e nas redes sociais. Mostre que você está ali para somar.

Poderíamos listar uma infinidade de coisas para não se fazer em um ambiente de trabalho, mas é importante que você desenvolva a capacidade de discernir o que é certo e o que é errado comentar na esfera profissional.

A busca pela perfeição vem com alguns tropeços, mas convenhamos, não há nada melhor do que usar esses deslizes como aprendizado para conquistar sua evolução pessoal e profissional. O importante é saber reconhecer que errou e não repetir o erro. É esse o segredo da evolução!

O que você achou das nossas dicas e sugestões sobre o que não dizer no ambiente de trabalho? Você possui algum dos comportamentos citados? Tente ir em busca da evolução e evite repeti-los.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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