O que o efeito Hawthorne pode te ensinar sobre produtividade

O Efeito Hawthorne é um processo de mudança positiva no comportamento dos colaboradores a partir da mudança na relação entre colaboradores e gerência.

Luzes, temperatura, ergonomia e produtividade podem andar lado a lado? Segundo o efeito Hawthorne, esses fatores podem ter mais influência do que se imagina, uma vez que seu objetivo é justamente analisar o efeito das mudanças ambientais do local de trabalho no comportamento humano. O efeito também analisa o impacto das funções biopsicológicas sobre a produtividade.

A origem e conceito do Efeito Hawthorne

A pedido da direção da fábrica de Western Eletric, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard foi contratada para determinar a relação existente entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos trabalhadores na produção. A medida em que as pesquisas avançaram, outros fatores entraram na pesquisa: fadiga, rotatividade, acidentes de trabalho, além do efeito que as condições de trabalho exerciam sobre a produtividade dos operários.

Partindo deste princípio, pode-se concluir que o Efeito Hawthorne é um processo de mudança positiva no comportamento dos colaboradores a partir da mudança na relação entre colaboradores e gerência. Vale ressaltar que esta mudança ocorre quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados por seus respectivos gestores e coordenadores.

O que podemos aprender com a pesquisa em Hawthorne

É preciso compreender e incentivar as relações humanas

Em um ambiente onde os colaboradores podem se expressar de forma sadia e livre, a produtividade é maior. E esse ambiente só é possível quando o administrador compreende que cada colaborador tem uma personalidade própria e que a personalidade de cada um influencia no comportamento e nas atitudes do grupo.

Estamos todos no mesmo barco chamado “grupo”

Cabe aos gestores e administradores compreender que as ações e reações dos colaboradores são resultados da convivência em grupo. E é justamente por ser um grupo que é preciso tratar os colaboradores como membros de uma equipe e envolvê-los nas questões e decisões que afetam a todos.

Fique de olho nas recompensas sociais

Diferentemente do que alguns gestores acreditam, muitos colaboradores não são motivados exclusivamente por salários altos e outros benefícios financeiros. Os estudos dos teóricos das Relações Humanas apontam que o reconhecimento, a aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais são os maiores motivadores dos colaboradores.

A produtividade é fruto da integração social

O Efeito Hawthorne atesta que a produtividade é determinada pelas normas sociais e pelas expectativas grupais. Quanto maior for a integração social do grupo, maior será a disposição do colaborador para o trabalho.

E você, o que pensa sobre o Efeito Hawthorne? Como é o ambiente em sua empresa? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência sobre o assunto e, se este conteúdo te auxiliou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Roobcio / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010