Posicionamento do IBC sobre o Coaching na novela, O Outro Lado do Paraíso

posicionamento IBC Coaching novela

Posicionamento do IBC sobre a divulgação do coaching na novela “O outro lado do Paraíso”



Coaching é uma técnica de desenvolvimento humano que tem como objetivo o alcance de metas, seja de cunho profissional ou pessoal. No processo de Coaching são utilizadas técnicas e princípios de diversos campos do conhecimento e práticas profissionais como a Neurociência, Administração de Empresas, Alta Performance nos Esportes, Psicologia, Filosofia, Antropologia, Gestão de Recursos Humanos e vários outros. O Coaching é realizado através de um processo de autorreflexão e autoconhecimento, que leva o indivíduo a descobrir suas habilidades e competências, bem como seus pontos de melhorias, crenças limitantes, entre muitos outros aspectos.

Quer saber mais sobre coaching? Clique aqui e faça o download agora mesmo do nosso ebook “Tudo sobre Coaching

O trabalho do Coach consiste em aplicar técnicas e ferramentas em forma de perguntas assertivas, com foco no objetivo específico do cliente, que pode ser: mudança de carreira, uma promoção, finanças, lidar melhor com as emoções, emagrecimento e até mesmo questões materiais como a aquisição de um carro, uma casa ou uma viagem.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC já transformou a vida de mais de 500 mil pessoas utilizando a metodologia de Coaching em suas formações, workshops e palestras. E também já certificou mais de 30.000 profissionais Coaches através do seu Programa de Formação em Coaching – Professional & Self Coaching.

Coaching é diferente de terapia

Em nossas formações de Coaching por todo o Brasil, deixamos claro que Coaching é diferente de terapia, e que um Coach não está habilitado para aplicar técnicas terapêuticas ou lidar com transtornos, distúrbios e traumas

Um Coach nunca deve adentrar a área de outro profissional. Um bom exemplo são os Coaches focados em emagrecimento: caso o Coach não tenha uma formação em nutrição ou educação física, é importante que ele deixe isso claro para o cliente, e não desenvolva atividades de responsabilidade dessas áreas, como elaborar uma dieta ou um programa de atividades físicas. Um Coach com foco em emagrecimento, caso não seja nutricionista ou educador físico, tem que se limitar a trabalhar com aspectos comportamentais, indicando ao cliente a busca por esses profissionais para que alcance seu objetivo de emagrecer. O mesmo vale para o tratamento de traumas, em que, ao perceber essa necessidade o Coach deve orientar o cliente a buscar um especialista da área.

Em resumo, o trabalho do Coach está em conduzir o cliente a identificar suas competências, gerenciar emoções e pensamentos sabotadores, bem como ter maior comprometimento e foco com seus objetivos, além de planejamento estratégico, gestão de tempo, controle e inteligência emocional para que consiga atingir metas e objetivos específicos.

Quer saber mais sobre o que um profissional de coaching faz? Faça o download do nosso ebook “Tudo sobre Coaching” e descubra agora mesmo!

O campo profissional do Coaching está cada vez mais reconhecido. Não só no Brasil como no mundo, existem cursos de certificação em Coaching em renomadas universidades, como a New York University e a Harvard University. E existem Instituições dedicadas à pesquisa científica em Coaching, como o Institute of Coaching, que é ligado ao  McLean Hospital, cujo departamento de Psiquiatria é afiliado à escola de Medicina de Harvard e anualmente é realizado um Congresso sobre Coaching na Liderança e na Saúde.

O Coaching trata traumas?

Não. O Coaching, isoladamente, não trata traumas.Ao falarmos de traumas, fobias e distúrbios psíquicos ou de comportamento, recomendamos a busca por profissionais com experiências e competências terapêuticas. Se for um psicólogo, melhor ainda.

Já a Hipnose Ericksoniana é muito efetiva para diversas questões emocionais, sendo muito utilizada por psicólogos e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A resolução CFP Nº 013/200 aprova o uso da Hipnose como recurso auxiliar do Psicólogo e o reconhecimento do CFP mostra a eficácia e a validade da técnica.

A Hipnose Ericksoniana é amplamente difundida e usada por profissionais de diversas áreas, não sendo de uso exclusivo do Psicólogo. Inclusive, outros Conselhos como o de Odontologia e o de Medicina também regulamentam e aprovam o uso da hipnose por parte de seus profissionais.

Sempre recomendamos aos nossos mais de 30 mil alunos formados em Coaching e a todos Coaches do mercado para só atuarem em questões emocionais mais delicadas caso tenham habilitação para isso, ou seja, caso tenham experiência terapêutica com alguma abordagem ou sejam Terapeutas, Psiquiatras, Psicólogos ou Psicanalistas.

Como instituição de Coaching, declaramos que é papel da Psicologia & Psiquiatria trabalhar questões de saúde mental. Existem sim abordagens terapêuticas e de autoconhecimento praticadas por profissionais de diversas áreas, como a PNL – Programação Neurolinguística, Constelações Sistêmicas, Hipnose Ericksoniana, Palestras Motivacionais, Treinamentos de Alto Impacto, Terapias Alternativas, e essas abordagens produzem resultados e são amplamente procuradas pelas pessoas. Apesar de existirem essas e tantas outras abordagens que são praticadas por profissionais de diversas áreas, para lidar com situações emocionais,reforçamos mais uma vez que o Psicólogo e o Psiquiatra são os profissionais mais indicados para lidar com traumas, transtornos, distúrbios ou qualquer questão de saúde mental e psicológica.

Coaching e Hipnose Ericksoniana em “O Outro Lado do Paraíso”

Na novela “O Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo, a personagem Clara pede ajuda à irmã, Adriana, sobre o caso de uma amiga (Laura) que tem um tipo de bloqueio, para que ela possa através de conhecimentos em Hipnose Ericksoniana, tentar ajudar Laura.

A cena da novela não é conclusiva sobre como a personagem Coach que utiliza Hipnose Ericksoniana, vai lidar com a questão. Mas fica evidente de que poderá ser utilizada a técnica da Hipnose para descobrir a origem do bloqueio e não o Coaching.

Entendemos que a partir da cena, pode haver uma conotação de que o Coaching lida com traumas, mas acreditamos que essa confusão foi exageradamente acentuadafrente ao contexto dramatúrgico: na cena, duas irmãs conversam informalmente sobre o bloqueio sexual de uma amiga. Vale lembrar ainda que a personagem Adriana é uma advogada e tem conhecimentos de Coaching e Hipnose e por isso foi requisitada pela irmã para ajudar a amiga, ela não está atuando puramente no papel de uma Coach Profissional ou de uma Terapeuta mas sim, no papel de irmã. Se assistirmos a cena detalhadamente e com imparcialidade, observaremos que não foi oferecido nenhum tratamento de Trauma com o Coaching e que na cena as personagens nem sabem que a amiga tem algum tipo de trauma. A cena se encontra no link: https://globoplay.globo.com/v/6472140/

É importante lembrarmos que o Coaching na novela foi inserido de outras maneiras também, em capítulos anteriores da novela a personagem Adriana se destacou e tem conseguido evoluir profissionalmente justamente por ter conhecimentos e habilidades de Coaching. Como advogada, ela frequentemente consegue extrair informações importantes de seus clientes utilizando técnicas e perguntas assertivas que são comuns no universo do Coaching. Ou seja, o Coaching está sendo abordado na novela sob diversos ângulos e não puramente como uma solução mágica para traumas, como é dito de forma exagerada em algumas postagens.

Reforçamos que trauma proveniente de abuso sexual não é demanda para Coaching. E na cena da novela, aliás, não há menção de trauma sexual e muito menos de crime de pedofilia, ou de tratamento de traumas com Coaching, como muitas pessoas têm apresentado o tema de maneira sensacionalista, desde a última sexta-feira (2).

Acreditamos que a personagem Adriana, que tem formação em Coaching e conhecimentos em Hipnose, e é irmã de Clara, teve uma conduta compreensível, ao aceitar ajudar a amiga da irmã a partir dos conhecimentos que tem. O que seria irresponsável é se após iniciar e aprofundar o contato com a amiga, ao identificar uma situação de trauma, em nenhum momento a personagem Coach não encaminhar para a Terapia.Acreditamos e recomendamos, que caso exista fortes indícios de trauma, haverá encaminhamento para um Psicólogo ou terapia no decorrer da novela.

Entendemos que a trama da novela ainda não acabou e que surgiu um espaço para o debate saudável sobre os limites do Coaching em relação a Psicoterapia, ao nosso ver também, os ataques feitos nas redes sociais contra a novela estão acentuados, alguns sensacionalistas. Para a personagem Adriana não fica claro de que se trata de um abuso sexual. Não temos controle nenhum sobre a trama da novela, nem das cenas já realizadas e nem das próximas, mas acreditamos e recomendamos que caso se constate indícios de trauma por abuso sexual, Adriana encaminhe Laura para terapia.

Qual o objetivo da ação do IBC na novela?

Quando percebemos que o Coaching havia sido inserido no enredo da novela “O Outro Lado do Paraíso” pelo próprio autor de forma espontânea, enxergamos que havia uma oportunidade de difundir ainda mais o Coaching e o Instituto Brasileiro de coaching – IBC como referência através de uma ação em parceria com a Globo.

O objetivo de menção da marca IBC e José Roberto Marques foi fortalecer o posicionamento da instituição como referência em Coaching no Brasil, sempre inovando em suas ações e iniciativas, fomentando cada vez mais o mercado de Coaching e valorizando a certificação profissional de Coaching que o instituto oferece aos seus alunos.

Entendemos que, mesmo tratando de uma ficção, a novela trouxe a tona um assunto de extrema importância que é o Coaching, a história aborda a metodologia do Coaching sob diversos ângulos e o quanto ela está presente em nosso cotidiano.

Hipnose Tradicional x Hipnose Ericksoniana

Existe muita confusão sobre o termo Hipnose, muitas vezes é dado uma conotação negativa ao termo em função da Hipnose Clássica que trata-se de uma indução a um transe profundo, em que o indivíduo fica sob o comando do hipnoterapeuta, ocorrendo momentaneamente a inibição de algumas funções ligadas ao planejamento e execução de ações.

Assim, fica-se com a impressão de que o hipnotizado não tem controle sobre si, e o hipnoterapeuta passa a fazer orientações intencionais para demonstrar total controle sobre o cliente.

Já a Hipnose Ericksoniana, desenvolvida pelo psiquiatra Milton Erickson, foca em um objetivo mútuo, em que o profissional conduz o cliente através de induções indiretas, informações, histórias e metáforas a um profundo estado de relaxamento para acessar importantes informações no inconsciente onde podem ser descobertos e destravados bloqueios emocionais.

É comum a aplicação de Hipnose Ericksoniana por profissionais de diversas áreas como Coaches, Terapeutas, Palestrantes, Educadores, Psicólogos, Psiquiatras e muitos outros. Apesar da Hipnose Ericksoniana ser aplicada por diversos profissionais, reforçamos mais uma vez que distúrbios, traumas, transtornos psicológicos ou de comportamento devem ser preferencialmente trabalhados com Psicólogos ou Psiquiatras, profissionais de saúde mental que estão devidamente preparados para lidar com esse tipo de questão.

Quer saber mais sobre a nossa formação Coaching Ericksoniano, clique aqui e confira agora mesmo!

Sobre o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

O IBC é uma instituição dedicada à formação de Coaches e à prática do Coaching nos mais diversos âmbitos. Seu foco é formar profissionais para atuarem como Coaches, sua missão é formar pessoas e desenvolver organizações que mudem o mundo.Entenda mais sobre o IBC nesta página.

O IBC em fatos e números:

  • Única escola de coaching certificada ISO 9001
  • 97% de índice de satisfação e um índice NPS 85 (Promotores de Marca), uma satisfação maior que os clientes da Apple
  • Reconhecida como líder de mercado pela Ohio University, uma das principais universidades americanas
  • Metodologia Exclusiva e Patenteada Self Coaching
  • Organização do maior evento de coaches do mundo, o SERCOACHExperience, com mais de 3.000 inscritos.
  • Aproximadamente 400 colaboradores diretos
  • Maior fan page de coaching do mundo no Facebook com mais de 1 milhão de seguidores e cerca de 100 milhões de pessoas impactadas.
  • Mais de 30.000 coaches formados em cerca de 1.000 turmas em todo o país
  • Mais de 500.000 pessoas treinadas e satisfeitas
  • Reconhecimento comprovado: dezenas de prêmios conquistados (Top of Mind de RH, Fornecedores de Confiança, Prêmio de Excelência em Gestão, entre outros.)
  • Editora própria com mais de 50 obras publicadas
  • Profissionais certificados em mais de 23 países
  • Centenas de projetos corporativos in company com grandes instituições e marcas como: Honda, Magazine Luiza, Ministério Público Federal e dezenas de outros.
  • Qualidade de ensino creditada por 7 renomadas instituições internacionais
  • Atuação em mais de 90 municípios em todas as regiões do Brasil

Para saber mais sobre coaching não deixe de baixar o nosso ebook completo “Tudo sobre coaching, e comece hoje mesmo uma transformação na sua vida e carreira!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010