Entenda o que é crowdsourcing e a nova tendência da produção colaborativa

Palavra crowdsourcing

Veja o que é crowdsourcing.

No universo corporativo, diferentes ferramentas e técnicas são criadas com o objetivo de impulsionar resultados. No artigo de hoje iremos falar sobre uma dessas técnicas, o crowdsourcing, que visa a produção colaborativa. Vamos começar? 

Você sabe o que é crowdsourcing?

Ao pé da palavra, crowdsourcing significa abastecido pelo povo, ou seja, é uma fonte de informações oriundas de uma multidão. Em linhas gerais, pode ser definido como um processo em que se terceiriza para um grupo considerável de pessoas a busca de objetivos corporativos. Trata-se de um modelo colaborativo de trabalho que vem se tornando cada vez mais popular. 

Está transformando radicalmente o jeito das pessoas analisarem, entenderem e resolverem seus problemas, a começar pela internet. Esta é uma forma de inteligência coletiva, onde o conhecimento é distribuído por toda a parte e coordenado para gerar ganhos mútuos das pessoas.

Qual é a origem do crowdsourcing?

Em 2006, o jornalista Jeff Howe cunhou a palavra “crowdsourcing” e a usou pela primeira vez. Trata-se da combinação de “crowd” (multidão) com “outsourcing” (terceirização). Howe defende que o conceito está intimamente ligado à internet, apesar de sua essência não ter relação com o universo digital.

A transformação digital profunda pela qual o mundo passou nos últimos anos tornou mais fácil a união de grandes massas em torno de um mesmo problema. As ferramentas digitais encurtam as distâncias e facilitam a comunicação entre pessoas que estão distantes. A colaboração entre os indivíduos leva à criação de uma inteligência única. 

Saiba mais sobre crowdsourcing

É como se fosse um brainstorm de uma multidão. Um modelo de produção que necessita da inteligência e conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas, criar conteúdos, soluções ou até desenvolver novas tecnologias. Essa técnica é utilizada desde os tempos das reuniões dos gregos antigos em mercados públicos, onde eles discutiam sobre a sociedade e criavam leis.

Crowdsourcing é a reunião de pessoas com o objetivo de resolver um problema em conjunto. Esse grupo poderá criar novos produtos, testar sites, desenvolver conteúdo, entre outros. Essa tarefa é realizada por nós há muito tempo e não é nenhuma novidade da internet. Cooperativas e determinados movimentos são exemplos de crowdsourcing. 

Toda empresa precisa de uma opinião sobre o seu produto antes que ele chegue ao mercado. Para facilitar, essas companhias procuram pelo crowdsourcing para testar o produto e dar a sua opinião sobre o mesmo. Esta é uma solução rápida, barata e eficaz.

Crowdsourcing: solução criativa

O crowdsourcing, em um mundo marcado pelas redes sociais e comunicação via mensagens de texto, proporciona a sensação de fazer parte de um grupo, de construção em conjunto. Isso é capaz de influenciar e transformar uma geração de ideias, conteúdos e tecnologias.

As buscas pelas respostas para os diversos problemas estão migrando de alvo. Cada vez mais, as autoridades do conhecimento perdem espaço para as mais velozes, inteligentes e criativas soluções geradas e abastecidas pela multidão.

Crowdsourcing nas empresas

O crowdsourcing vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam encontrar respostas satisfatórias para as suas demandas. Trata-se, basicamente, de utilizar o potencial das multidões para solucionar projetos e tarefas que seriam realizados por equipes pequenas. 

Com a popularização da internet, as companhias descobriram o potencial das massas para algumas atividades. Votação em enquetes, arrecadação de fundos, ideias para desenvolvimento de produtos e captação de novas ideias. As soluções coletivas vêm se tornando cada vez mais complexas, estendendo-se para áreas mais centrais e estratégicas. 

Como uma forma de organizar essa tendência, surgiram algumas plataformas que realizam a conexão de projetos e das comunidades online. Esse recurso contribui para facilitar esse contato entre as comunidades e as questões. A inteligência artificial tem sido incluída nos mecanismos de crowdsourcing, de maneira a tornar a cooperação mais profícua. 

Crowdsourcing na Filantropia

Também é possível utilizar o crowdsourcing para filantropia. Através de plataformas criativas, podemos fazer o bem sem olhar a quem. Além dos financiamentos, os projetos podem envolver novos apoiadores e defensores. Se você está à procura de ideias que possam fornecer soluções rápidas, com a colaboração de novos membros é possível fortalecer o projeto. 

Mas, entenda que o crowdsourcing não é um milagre por si só, é preciso mobilizar amigos, familiares e formadores de opinião. Se quiser ter sucesso, envolva-se com as comunidades de nicho online.

A internet é uma rede mundial de computadores que revolucionou as diversas formas de relacionamento. Com tudo isso, surgiu o usuário superativo, aquele que cria páginas, produz conteúdos diversos e é capaz até de alterar códigos de programação.

O crowdsourcing na prática

Basicamente, o papel do crowdsourcing é a mobilização de comunidades internas e externas para ajudar na realização de projetos. Na área de marketing, esse processo pode ser utilizado para obter ideias para eventos, campanhas e desenvolvimento de produtos. Lembramos que as melhores ideias podem surgir dos lugares mais inesperados.

Na área de recursos humanos, o crowdsourcing pode ser utilizado com a finalidade de conectar colaboradores e prestadores de serviços. É uma forma da companhia ter acesso à inteligência dos seus profissionais e também da sua rede de apoio. 

Com acesso ao pensamento coletivo torna-se mais fácil delinear boas estratégias de gestão de pessoas. Também vale citar a chamada crowdtesting, uma prática em que as empresas delegam testes de sistemas para comunidades online. 

Essa forma de trabalhar com base no conhecimento e interação da multidão vem ganhando cada vez mais espaço. Na última década, estima-se que 85% das maiores companhias do mercado empregaram alguma estratégia nesse sentido. Os principais recursos buscados por essas marcas são ideias e conteúdos de vídeo. 

Produção colaborativa

A produção colaborativa em geral é definida como um processo criativo coletivo, em que a produção não é de caráter único. Ela é composta de uma pluralidade natural de elementos que se complementam e que pode ser alterada por todos que tenham contato com ela. 

Devido às inúmeras possibilidades de uma rede infinita, as pessoas vêm se apropriando da internet como um espaço público. Nesse espaço, exploram os seus benefícios utilizando os serviços disponíveis e também geram inovações. Para instituir um processo de produção colaborativa é preciso que as pessoas estejam em rede, pois só assim conseguirão trocar informações e experiências. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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