Saiba qual é o perfil de um bom gestor de pessoas

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Confira as características de um bom gestor de pessoas.

O mercado passa por constantes mudanças diariamente, sendo assim, novos tipos de gestão também devem ser incorporados às empresas. Atualmente, toda organização que procura crescer, investe em bons profissionais que saibam: se relacionar bem, que consigam exercer aquilo que aprenderam e que trabalhem em equipe.

O fato é que, bons grupos, precisam de profissionais que estejam à frente, liderando,  para ajudar na divisão de tarefas e ajustar qualquer necessidade que surgir no dia a dia. Estes são os gestores de pessoas, fundamentais para o sucesso dos processos e resultados de uma empresa.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer um pouco mais sobre o perfil deste tipo de profissional, para que você tenha a oportunidade de se transformar em um grande gestor de pessoas, caso deseje, logo em breve.

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O que é um gestor de pessoas?

O gestor de equipes é aquele que sempre motiva e inspira a sua equipe e luta pelo desenvolvimento, pessoal e profissional da mesma. Para que isso seja possível, ele trabalha junto com o seu time, ouvindo suas ideias, dúvidas e sugestões, além de mostrar o caminho certo que estes devem percorrer, para que os resultados esperados, tanto individuais, quanto da empresa, sejam de fato alcançados.

Trata-se de um profissional capaz de se automotivar e de extrair o melhor dos colaboradores que fazem parte de uma empresa, independentemente de integrarem sua equipe ou não, mantendo-os sempre engajados e motivados, para realizarem um bom trabalho em equipe, que gere resultados extraordinários, para que todos tenham sucesso em suas carreiras e para que a organização se destaque, frente a seus concorrentes, no mercado em que atua.

Nota-se então, que esta é uma figura de extrema importância para as empresas atualmente, pois suas capacidades e habilidades colocam qualquer negócio em um patamar nunca antes alcançado, já que, por meio do exemplo que dão diariamente aos demais colaboradores, estes tornam-se ainda mais proativos, trazendo constantemente soluções criativas e inovadoras, para resolver problemas relacionados aos processos organizacionais e também para atender às mais diversas necessidades do público-alvo da empresa.

Contar com um profissional com estas características, ajuda todo e qualquer tipo de negócio, independentemente do segmento em que atue, a ir além sempre, alcançando o tão almejado sucesso.

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Principais características de um bom gestor de pessoas

Nos parágrafos anteriores, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre o gestor de pessoas e sua importância para contribuir com o crescimento dos mais diversos tipos de negócios.

Agora, vou falar mais sobre as principais características que compõem esse estilo de gestão, para que assim você tenha mais facilidade para identificá-la nas organizações das quais fizer parte.

Continue a leitura e confira:

Autoconhecimento

O bom gestor de pessoas se destaca perante os demais, pois tem o seu autoconhecimento muito bem desenvolvido.

Esta é uma característica importante para este tipo de profissional, pois, através do autoconhecimento o indivíduo é capaz de identificar suas qualidades e seus pontos de melhoria, adquirir segurança para tomar decisões, ter foco, traçar metas e objetivos assertivos e assim, contribuir com o desenvolvimento da sua equipe e da empresa como um todo.

É exemplo para todos

Para ser um gestor de excelência, o profissional deve ser exemplo para os colaboradores à sua volta, ou seja, ele deve possuir um comportamento e conduta de acordo com os valores da empresa, ter coerência em suas palavras, inspirar confiança e ser transparente em suas ações.

Proativo

Um líder deve ser proativo em seu dia-a-dia na empresa. Isso quer dizer, que ele deve sempre estar atento a tudo o que acontece ao seu redor, bem como às oportunidades que surgem, para que assim mantenha-se sempre à frente dos demais, aproveitando-as, em seu benefício, em benefício dos colaboradores e também da organização como um todo.

Além disso, um bom gestor de pessoas é proativo também, no sentido de se antecipar aos problemas e desafios, para que assim possa resolvê-los, da melhor maneira possível, ou até mesmo de evitá-los no futuro.

Comunica-se assertivamente

Outra característica essencial encontrada no perfil dos bons gestores de pessoas é sua grande capacidade de desenvolver uma comunicação altamente assertiva. Isso quer dizer que ele consegue transmitir as informações que deseja de forma clara, transparente e objetiva, fazendo com que suas mensagens sejam devidamente interpretadas por seu interlocutores.

Pode parecer uma competência banal, no entanto, nem todos conseguem desenvolvê-la bem, o que torna a comunicação um dos principais problemas enfrentados pelos mais diversos tipos de empresas no mercado.

É por isso que, a comunicação de excelência é fundamental para que o gestor consiga manter o relacionamento interpessoal da sua equipe. Através de tal habilidade, o profissional tem uma boa argumentação, é capaz de influenciar positivamente o meio e fazer com que todos busquem em conjunto as soluções necessárias para a empresa.

Respeita todos ao seu redor

Ser gentil e cortês, cumprimentar cada colaborador, bem como todos os colegas de trabalho, além de prezar pela ética profissional, é uma das características facilmente encontradas nos gestores de pessoas, e também é sinal de respeito, não só com a equipe liderada, mas com todas as pessoas com as quais eles interagem, seja dentro ou fora do ambiente corporativo.

Ter este tipo de comportamento, além de inspirar e ganhar a admiração de todos, também faz com que os colaboradores, ao receberem tal apoio, sintam-se motivados a fazer com que o trabalho flua, com que novas ideias surjam e o retrabalho e a rotatividade diminuam, de forma considerável.

Gerencia bem crises e conflitos

Por se tratar de um ambiente corporativo, em que as pessoas passam horas do dia juntas, os conflitos acabam acontecendo, o que é mais do que normal, porém, se as devidas providências não forem tomadas, podem também acabar tornando-se algo comum.

Sabendo disso, o bom gestor de pessoas entende que o seu papel neste processo é intervir de forma positiva em tais situações, contribuindo para a criação de um local de trabalho harmônico e equilibrado, em que todos têm espaço para expor seus pontos de vista e resolver, com maturidade, suas diferenças.

Faz uma boa gestão do tempo

O gestor deve ser capaz de gerir de forma correta o seu tempo. Isso quer dizer que ele precisa definir aquilo que é prioridade na sua rotina de trabalho, estabelecer prazos de entrega e cumprir suas funções de forma assertiva.

Tendo consciência disso, o gestor de pessoas, não só aplica esta premissa ao seu cotidiano, como também a transmite a seus colaboradores, lhes ajudando a gerenciar cada vez melhor o tempo que têm, mostrando-lhes ferramentas e técnicas eficientes para isso e incorporando processos ao seu dia a dia, que facilitem ainda mais a execução das demandas, de forma cada vez mais assertiva.

Planeja cada ação

O líder deve determinar tudo o que será feito, o que virá primeiro e o que será realizado depois. Para isso, ele estipula as etapas, bem como o momento de realizá-las, definindo os responsáveis por cada uma das ações, tudo isso ao lado dos colaboradores que fazem parte de sua equipe.

Por meio disso, ele é capaz de planejar ações contínuas, flexíveis e efetivas, que trarão bons resultados extraordinários para a empresa, para ele mesmo e também para os colaboradores de uma forma geral.

Delega funções e demandas

Uma característica muito importante do gestor de pessoas, é a de escolher os profissionais, com as habilidades e competências, que estejam de acordo com a atividade a ser realizada por cada. Isso porque ele sabe que não consegue fazer tudo sozinho e que centralizar as demandas em suas mãos só vai prejudicar o bom andamento dos processos dentro da empresa.

Escolhendo os melhores profissionais, com as melhores habilidades e competências, o que ele precisa fazer, além de todas suas outras responsabilidades, é monitorar e acompanhar o desenvolvimento de tais tarefas e fazer os ajustes necessários durante a sua execução.

Foca no positivo

Os colaboradores devem sempre ser motivados a ter pensamentos positivos e acreditar que as ações, quando realizadas com excelência, resultarão em bons resultados para todos os envolvidos nos processos organizacionais.

O bom gestor de pessoas conta com esta grande habilidade, pois sabe que o dia a dia no trabalho pode ser e, muitas vezes, é algo estressante. Sendo assim, ele faz de tudo para ter e para que as pessoas ao seu redor tenham uma postura otimista diante de tudo o que lhes acontece, para que assim todos sejam capazes de ter uma vida mais leve, atraindo somente coisas boas para a sua trajetória, pessoal e profissional.

Desenvolve seus talentos

O gestor de pessoas que faz um trabalho de excelência, sabe que os colaboradores de uma empresa são seus principais aliados na conquista dos objetivos e dos resultados extraordinários que foram planejados.

Levando isso em consideração, ele tem como um de suas principais características, reconhecer as habilidades e competências da sua equipe, e assim, promover ações como, novas oportunidades, capacitação, promoção e benefícios, para desenvolver e, automaticamente, reter os talentos identificados.

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Utiliza os feedbacks a seu favor

O líder precisa identificar o que foi feito pela sua equipe. Para tanto, ele deve fazer uma avaliação do trabalho realizado e assim, pontuar tanto as qualidades, como os pontos de melhoria a seus colaboradores.

Além disso, ele avalia, individualmente, a performance de cada um, mostrando onde estão ocorrendo acertos e onde precisam haver melhorias em seu desempenho. E não para por aí! Como sabe que é um ser humano passível de falhas, ele também pede que todos que fazem parte de sua equipe avaliem a forma como ele conduz a sua liderança, para que saiba onde está acertando e onde precisa fazer ajustes.

É importante lembrar, que tudo isso acontece da forma mais respeitosa possível, ou seja, neste processo de feedback positivo, nenhuma pessoa sai ou se sente ofendida, pelo contrário, todos saem entendendo que para que haja crescimento e progresso, é necessário onde estão ocorrendo as falhas, para que se tenha a oportunidade de melhorar, e onde estão os acertos, que ajudam a alcançar o sucesso, individual e coletivo.

Mantém-se em constante processo de capacitação

Um profissional de excelência é aquele que busca por capacitação constante, tanto para ele como para a sua equipe. O gestor de pessoas sabe disso, e, portanto, faz questão sempre de participar de cursos, workshops e palestras para desenvolver habilidades e competências profissionais e de liderança, capazes de aprimorar o seu trabalho e dos demais colaboradores.

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O oposto do gestor de pessoas

Depois de tudo o que vimos até aqui, é fácil constatar que, para que uma empresa alcance o sucesso em seu segmento de atuação, ela precisa contar, cada vez mais, com gestores de pessoas em seu quadro de funcionários.

Contudo, ainda existem muitos profissionais, que apesar de estarem em uma posição de tanta importância, ou seja, conduzindo equipes ao alcance de resultados extraordinários dentro das organizações, não possuem habilidades, competências e as condutas necessárias para ocupar um cargo de gestão de pessoas.

Estes são profissionais que comandam suas equipes com autoritarismo, imposição de ordens e agem com base e com foco apenas no alcance de resultados para a empresa, sem considerar o bem-estar dos colaboradores, assim como o seu próprio bem-estar.

Nesse tipo de gestão, o profissional enxerga seus liderados como concorrentes e, por conta disso, muitos não o veem como um exemplo a ser seguido, pois não são motivados e nem valorizados pelo mesmo, o que faz com que as pessoas não tenham abertura para dar ideias ou relatar problemas.

Profissionais com esse perfil são o oposto do bom gestor de pessoas e são mais conhecidos como chefes, ao invés de líderes.

Este era o caso do Gilvair Marcone, gestor em uma grande empresa do ramo alimentício, que mudou completamente a sua postura, atitudes e comportamentos, após ter a sua performance completamente transformada pela melhor e mais completa formação em Coaching do país, o PSC:

Permita-se ir além em sua trajetória e transforme-se em um gestor de pessoas de excelência, assim como fez o Gilvair!

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Como o Coaching pode ajudar o gestor de pessoas

Uma maneira bastante eficaz, em relação à capacitação profissional, é contar com a metodologia do Coaching para aprimorar a performance do gestor. O processo é capaz de auxiliar os profissionais, no que diz respeito ao desenvolvimento da suas habilidades de liderança, pois através de técnicas e ferramentas comprovadas, o método utilizado garante ao indivíduo, que ocupa um cargo de gestão, evolução contínua, preparação para os desafios na rotina de trabalho e alta performance.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC possui treinamentos e formações que têm como objetivo, desenvolver habilidades de liderança e capacitar os profissionais para o mercado de trabalho. Conheça nossos cursos:

Leader Coach Training – LCT

O treinamento visa, através de técnicas e ferramentas de Coaching, capacitar de forma efetiva, profissionais, transformando-os em líderes de alta performance e auxiliando-os quanto à uma gestão assertiva, para uma melhor entrega de resultados. Saiba mais!

Professional & Self Coaching – PSC

A mais completa formação em Coaching do Brasil tem como foco, promover o desenvolvimento humano e habilidades de liderança, para que a pessoa seja capaz de potencializar profissionais e equipes, através de ferramentas, técnicas e conceitos de Coaching. Saiba mais!

Business & Executive Coaching – BEC

A metodologia do BEC visa fornecer ao profissional, ferramentas que o permitam maximizar o desempenho da sua equipe através do desenvolvimento de novas habilidades, competências e estratégias. Saiba mais!

MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching

O MBA do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, possui como objetivo, ampliar a visão de mercado e a atuação do líder que pretende desempenhar seu trabalho com mais clareza e assertividade, proporcionando assim, o desenvolvimento de seus liderados e uma melhor entrega de resultados para a organização. Saiba mais!

Coaching and Leadership Certification Seminar

O IBC e a Universidade de Ohio, uma das faculdades mais respeitadas do mundo, realizam o Seminário de Coaching e Liderança para líderes que desejam obter uma experiência intercultural com as mais eficazes práticas e Gestão em Coaching realizadas no mundo. Saiba mais!

Entre todas essas características que citei ao longo do texto, talvez a mais importante seja: bons gestores sabem ensinar outros profissionais a se tornarem ótimos líderes. Por isso, busque, além de tudo, trocar conhecimentos com outros colaboradores. Assim vocês crescerão juntos e trarão resultados extraordinários para empresa.

Gostou deste conteúdo? Quais características você acredita que um bom gestor de pessoas precisa ter, além das que citei? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou, e lembre-se sempre de se lembrar, de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham a oportunidade de se desenvolverem pessoal, profissional e empresarialmente.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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