Coaches
Formados
Centrais de
Atendimento
(11)NoSkype 4062-0988
Instituto Brasileiro de Coaching

< Voltar

O que é Psicologia Cognitiva

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - O que é Psicologia CognitivaCognição, segundo definições é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Inconscientemente desde crianças vamos construindo nossas percepções, aprendizados, recordações e pensamentos, com base nas experiências que vivenciamos, e isso segue por toda a vida.

Mas como percebemos, aprendemos, recordamos e pensamos?

Para entender melhor como esse processo funciona, é preciso entender primeiro o que é Psicologia Cognitiva, o campo da psicologia que estuda como construímos e estruturamos nossas percepções, nossos comportamentos, ações, visões de mundo a partir da realidade, e das influências do meio onde estamos inseridos.

Entre os processos cognitivos podemos destacar: percepção, criatividade, tomada de decisão, resolução de problemas, representação, raciocínio, atenção e atribuição de significado. Um processo de Coaching tem em comum com a Psicologia Cognitiva o fato de buscar levar o cliente a confrontar os dados referentes à sua realidade, buscando reforçar os aspectos positivos, ressignificar eventos ruins, e sempre focar nos pontos favoráveis ao desenvolvimento do cliente.

A Psicologia Cognitiva defende que a partir desse processamento das informações recebidas e dos registros destas, pautamos nossas ações. Assim, entender a forma como cada um percebe e interage com o seu meio é fundamental para o sucesso de um processo de Coaching, onde o profissional coach precisa conhecer como funciona a visão de mundo do cliente, como seu meio influencia em seus comportamentos, para poder entendê-lo e aplicar as ferramentas e técnicas com assertividade e efetividade em seu contexto, seja este pessoal ou profissional.

Na formação Professional & Self Coaching – PSC, além de outras abordagens da psicologia, também são usados elementos do modelo cognitivista, para que o Coach possa oferecer ao seu coachee (cliente) a reflexão sobre seus comportamentos e ações, para que este enxergue seu papel transformador, suas necessidades e objetivos, de forma clara, e consiga focar nos seus pontos fortes e no Aqui e Agora.

Dessa maneira, é possível potencializar ainda mais os resultados do cliente, uma vez que esse autoconhecimento proposto pelo Coaching permite que o coachee amplie a visão de seus comportamentos, tenha motivação para desenvolver suas capacidades, evoluir de forma contínua e tecer novas percepções a respeito de sua vida como um todo.

Assim, ele pode definir com clareza os seus pontos fortes e de melhoria, e agir efetivamente para alcançar os seus resultados desejados.



  • Fechar