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Conheça a Teoria de Herzberg

Teoria de Hezberg

A satisfação com seu trabalho pode estar relacionada diretamente com a teoria de Herzberg

Você está satisfeito com seu trabalho? Se a resposta for não, seu rendimento hoje deve estar aquém de suas capacidades, do contrário, você deve estar produzindo com motivação e efetividade. Segundo a Teoria da Motivação, desenvolvida pelo psicólogo Frederick Herzberg, o nível de rendimento dos profissionais varia de acordo com sua satisfação no trabalho, depende de como se sentem neste ambiente e dos fatores que influenciam em sua motivação e desmotivação.

As Teorias da Motivação foram desenvolvidas na segunda metade do século XX, e estão em constante pesquisa. Muitos estudiosos caracterizam estas teorias como do estudo da “Satisfação”, pois visam medir o índice de motivação das pessoas, baseadas em suas necessidades e aspirações.

Estes anseios podem ser pessoais, no nível das necessidades internas, como explica a Teoria da Pirâmide das Necessidades de Abraham Maslow, e em nível profissional, tangível aos aspectos e ambientes externos como a teoria de Herzberg.

Teoria da Motivação de Frederick Herzberg

Frederick Irving Herzberg foi um psicólogo e influente professor de gestão empresarial americano. Nascido dia 18 de abril de 1923 em Massachusetts, ele graduou-se na City College em Nova York e fez a pós- graduação na Universidade de Pittsburgh. Quando não estava estudando, dava aula de psicologia na Case Western Reserve, em Cleveland. O professor ficou um tempo afastado dos estudos para servir como sargento no exército. De acordo com ele, foi essa experiência que o levou a se interessar por motivação. O psicólogo acreditava que o enriquecimento do trabalho é um processo de gerenciamento contínuo que impacta diretamente na motivação do funcionário. Herzberg era tão admirado em sua área que seus livros e artigos ganharam a atenção de pessoas como Douglas McGregor e Abraham Maslow, ambos importantes estudiosos de relações humanas. Ele chegou à conclusão de que existem fatores que colaboram com a motivação e a satisfação das pessoas em seus trabalhos. De acordo com ele “… A prevenção da insatisfação é tão importante quanto o incentivo de satisfação”.

O seu trabalho de maior relevância é a Teoria dos Dois Fatores que foi publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar”. Nessa teoria, ele explica que existem dois fatores que são os responsáveis pela satisfação e motivação das pessoas em um ambiente corporativo.

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Existem fatores que colaboram com a motivação e a satisfação das pessoas em seus trabalhos

Fatores motivadores

Como o nome já diz, são fatores que quando presentes causam motivação, e quando ausentes provocam insatisfação. São os fatores que têm a ver com o funcionário e sua motivação em seu cargo em si e nas atividades que ele exerce. Aqui, se encaixam algumas ações como o reconhecimento do trabalho exercido, o crescimento profissional, auto realização, os desafios que são lançados e a capacidade de poder realiza-los, o crescimento, a liberdade de decidir como realizar suas atividades e o uso plenos de suas habilidades pessoais.

Os fatores motivacionais são os responsáveis por resultarem em aumento de produtividade e satisfação.

Fatores Higiênicos

Esses fatores são os relacionados à empresa e, quando ausentes, causam insatisfação, mas quando presentes, apesar de satisfatórios, não causam necessariamente a motivação do funcionário. Eles têm mais a ver com o ambiente que o rodeia e a conduta da empresa do que com as funções do funcionário em si. São eles: o salário, ambiente empresarial, política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação dos superiores com os demais funcionários e os benefícios sociais, por exemplo. Herzberg disse “… Fatores de higiene operam independentemente dos fatores de motivação. Um indivíduo pode ser altamente motivado em seu trabalho e estar insatisfeito com seu ambiente de trabalho”.

Com essa teoria, Herzberg concluiu que o que causa a insatisfação nos funcionários são questões ambientais, que não são ligadas a seus cargos ou funções desempenhadas. Ele também constatou que o que leva à motivação de um colaborador é o que diz respeito às suas atividades e seu cargo.

Essa teoria mostra como um funcionário pode ser impactado dentro da empresa e o que causa satisfação e motivação para o mesmo. Os líderes das equipes e o RH da empresa podem usar essas informações tanto para prevenir a insatisfação por parte de seus colaboradores como para saberem o que poderá motivá-los, causando assim um aumento de produtividade e colocando o funcionário em uma situação de satisfação duradoura.


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