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Conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional

Kheng Guan Toh / Shutterstock Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas.

 

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências de modelo de gestão, de atingir resultados e se transformam em referências. Toda essa influência é diretamente impactada através dos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Mas afinal, o que é Comportamento Organizacional?

É o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, a fim de: atrair e reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento, produtividade e harmonia entre os stakeholders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. Bem como, estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão efetivas para o alcance de metas e resultados desejados.

Níveis de Avaliação do Comportamento Organizacional

Confira abaixo as duas esferas que se destacam nos estudos dos comportamentos organizacionais.

Nível Individual

Estuda as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho. A fim de delegar-lhe as atividades mais compatíveis com suas capacidades, e deste modo, desfrutar de seus talentos e potencial plenamente.

Nível Grupal

Estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a qualidade de comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

Critérios de Avaliação

Abaixo constam alguns dos fatores que impactam diretamente a cultura comportamental da empresa e que devem ser avaliados sempre ponderando o aspecto individual e grupal. Confira:

• Performance e desempenho.
• Absenteísmo (faltas).
• Participação ativa nos projetos em andamento.
• Postura colaborativa.
• Adaptação às mudanças.
• Receptividades a novos desafios.
• Comprometimento com os resultados.
• Iniciativa e proatividade.
• Criatividade e inovação para propor novas soluções.
• Motivação e engajamento.
• Senso crítico e analítico para criação de estratégias.
• Foco e produtividade.
• Visão sistêmica.
• Inteligência emocional.
• Auto-liderança, organização e disciplina.
• Qualidade nos relacionamentos interpessoais.
• Comunicação e profissionalismo.
• Alinhamento com as metas e objetivos da empresa.
• Percentual de rotatividade (turnover).

Ferramentas de Avaliação

O maior diferencial competitivo de uma instituição é o seu Capital Humano. Além de construir um time de alta performance através da captação dos melhores talentos é preciso geri-lo com assertividade para obtenção de resultados extraordinários.

Nesse sentido, conte com ferramentas efetivas que lhe proporcionarão informações relevantes e pontuais a respeito do quadro de profissionais que compõe o time da organização. Deste modo, você compreenderá o cenário com clareza para tomadas de decisões estratégicas poderosas.

Pensando nisso o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece 2 softwares de alta competência para auxiliar empresas do Brasil e do mundo a despertarem seu potencial infinito. Grandes nomes como: Unilever, Grupo Muffato, L’oreal, Wickbold, Eternit, Anglo American, Nasa, International Paper, Bayer, entre muitas outras, confiam e utilizam as ferramentas Coaching Assessment e Avaliação 360º para maximizarem suas performances continuamente.

Veja abaixo maiores detalhes e o alto impacto de cada um desses apoios na gestão organizacional. Confira:

Coaching Assessment

É o mais moderno Sistema de Mapeamento de Perfil Profissional / Comportamental desenvolvido a partir da metodologia DISC. Seu objetivo é oportunizar uma gestão de talentos eficaz e processos de coaching mais assertivos.

Além de promover seleção de candidatos ideais às necessidades da empresa, remanejamento individual ou de grupos, construção de times bem estruturados pautando-se em competências diversificadas e complementares, gestão motivacional, mapeamento comportamental para prever possibilidades de diversas circunstâncias situacionais.

Trata-se de uma ferramenta de exclusividade do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que pode ser aplicada em vários contextos como: Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Relações Interpessoais, Avaliação e Treinamento, Motivação, Desenvolvimento Pessoal, Gerenciamento/Engenharia de Equipes, Orientação Profissional e de Carreira, Processos de Coaching e Práticas Clínicas.

Avaliação 360º

A Avaliação 360°, também conhecida como Feedback 360°, é um dos mais poderosos processos de evolução profissional, um instrumento desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

O objetivo é oportunizar uma mensuração sistêmica do avaliado, sendo fiel às suas características como pessoa e profissional. Essa ferramenta proporciona informações sobre as percepções de suas habilidades, capacidades e competências, por ele mesmo, seus gestores, liderados e outros colaboradores da organização. O indivíduo será avaliado em 4 âmbitos: Estratégia, Comprometimento, Coaching e Credibilidade.

Através da Avaliação 306° o colaborador/cliente terá acesso aos Pontos Fortes e Pontos de Melhoria pertinentes ao seu trabalho. A partir dos resultados obtidos é possível criar planos de ação para desenvolver melhorias necessárias, bem como, reforçar atitudes que já são congruentes e bem avaliadas.

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