Congruência – Como a reflexão sobre uma palavra pode despertar seu senso de identidade

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Palavras vão além de letras e classificações, elas carregam consigo mais que sua origem.

O que é se expressar de maneira CONGRUENTE?

Quando buscamos a Geometria Plana sobre figuras congruentes, especificamente sobre triângulos, compreendemos que os triângulos são assim denominados quando os lados e ângulos de um primeiro possuem as mesmas medidas de um segundo triângulo. Assim a congruência entre dois triângulos é determinada pela comparação de medida entre os três ângulos e três lados.

Embora pareça adequado, definir congruência como “igual” seria impróprio, pois os pontos que compõe cada figura, pertencem a elementos diferentes.

Da mesma forma é você e eu como pessoa no cotidiano e vivência de cada papel.

Como assim?

Ser “eu” é muito amplo. Ser “eu” pode significar ser filho, mãe, pai, irmão, aluno ou professor e mesmo assim, cada um desses papéis pode exigir posturas diferentes de acordo com a situação. No entanto o “eu” não passa a ser “fulano”, “cicrano” ou “beltrano”, o “eu” será sempre “eu”.

E… quem é o “eu”?

Todos, e cada um em sua particularidade possui uma vida, uma alma, uma história e suas experiências, e por mais que vividas de forma coletiva a percepção possui um resultado particular e reverbera como crenças, valores e sonhos de maneira única e totalmente passível de semelhanças com outras pessoas, são elementos que constituem a identidade de um indivíduo, ao que se nomeia “eu”.

Portanto se um triângulo que não possui os três lados e três ângulos da mesma medida que outro não pode ser denominado congruente, assim também uma pessoa que simplesmente ignora os elementos que diz constituir sua identidade, ou mesmo age de maneira contrária à ela na vivências dos papéis, não é possível que se identifique nela a congruência.

Mudança de papéis não justifica mudança de identidade. Se na vivência de cada papel, algum elemento que constitui a identidade é ferido, algo precisa ser revisado, pois o elemento pode não ter valor verdadeiro e ser carregado consigo sem compreensão de seu significado, e em seu papel o verdadeiro elemento é manifesto, ou o oposto, na vivência de determinado papel um elemento da identidade é ferido por falta de reflexão sobre a postura do “eu”, quanto a manifestação de crenças e valores na prática de um papel.

A identidade é única e intransferível. Ser um filho e ser um empresário não exige mudança de pessoas, são apenas papéis. Se a identidade é ferida pelo papel, este papel precisa ser revisado, e se o papel causa desconforto em manter uma identidade… Cuidado! É o momento de para e analisar se sua identidade está verdadeiramente definida.

Quem é você? É claro para você?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o suicídio está entre as três principais causas de morte entre pessoas de 15 a 44 anos de idade de ambos os sexos e além disso, é crescente mundialmente. Embora o Brasil não tenha os maiores registros de suicídio no mundo, a Associação Brasileira de Psiquiatria informa que as taxas de suicídio aumentam e o Ministério da Saúde já baixou uma portaria que institui diretrizes para a prevenção. É uma infeliz realidade que nos instiga ao “o que fazer?”.

“A busca de sentido na vida é um importante fator de prevenção para o suicídio. O alerta foi feito pelo psicólogo Carlos Henrique Aragão Neto, especialista em luto, no VI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, promovido pelo CVV, em Fortaleza (CE). O pesquisador aponta uma equação complexa, mas direta, entre a falta de sentido e o vazio existencial, que podem resultar no comportamento autodestrutivo. ‘Alguém com comportamento suicida fala do desespero, mas ninguém nasce desesperado. É o que a gente chama de afeto intolerável’, explica.” (CVV – Brasília/DF)

A questão não pode ser remediativa por via de regra, e sim preventiva. A falta de clareza nos papéis, a indefinição de identidade, ou seja, a incongruência no cotidiano não pode ser ignorada, se algo perturba no agir é motivo de reflexão. A vida é um diamante com curto prazo para lapidação, não desperdice seus preciosos milésimos de tempo em uma ação que não comunga com sua identidade. Busque a congruência, saiba identificar as oportunidade.

Saiba quem você é, e saberá o que fazer.

Congruência dos papéis nos remete à outra palavra, propósito. Sabe o sentido da vida? Podemos chamar de propósito. Você já sabe o seu? Esse artigo te instigou a reflexão sobre sua identidade?

Se me permite, ficarei imensamente agradecida em lhe ajudar, por isso, compartilho aqui um link, onde você poderá escrever seu propósito de vida com auxílio de algumas perguntas que utilizo com meus cliente de Coaching.

Conte comigo!

Não permita que a identidade de seu próximo lhe impeça de expressar a sua.

#congruência #coaching #coacheduardasantana

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

ENTRE EM CONTATO

Nós não estamos por aí agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 IBC Coaching Todos os direitos reservados. Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/GO - CEP: 74.673-010

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account