3 dicas de como melhorar sua saúde emocional para um ano mais saudável

Saúde Emocional

Os cuidados com a saúde emocional são tão importantes quanto a atenção ao aspecto físico.

 

Por mais que já tenhamos percorrido mais da metade de 2018, acredito que o assunto saúde é algo atemporal, para o qual devemos dar atenção de maneira constante, para que assim cultivemos uma vida saudável e com disposição para realizar nossos sonhos e objetivos.

E quando o assunto é saúde emocional, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que o emocional impacta diretamente no físico, podendo trazer prejuízos ao seu próprio bem-estar e o das pessoas que estão ao seu redor, visto que estas se preocupam com você.

Assim, no artigo de hoje, vou compartilhar com você três poderosas dicas, para você inserir de imediato em seu dia a dia e ter uma vida ainda mais saudável do que já tem, não só agora em 2018, mas nos próximos anos de sua existência.

Acompanhe-me nesta leitura e confira:

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

O que é saúde emocional?

Antes de falar efetivamente e na prática sobre as dicas, acredito que é importante trazer um esclarecimento sobre do que se trata de fato a saúde emocional.

Quando falo em saúde mental e emocional, estou falando sobre a capacidade que determinado ser humano tem de enfrentar as adversidades que ocorrem em sua vida de forma positiva, ou seja, com autoconfiança, resiliência, otimismo, entre muitos outros pontos, que vão lhe ajudar a superar os desafios e o estresse do dia a dia, sem se deixar vencer pela pressão da ansiedade, da depressão e de muitas outras doenças, que estão impactando a vida de diversas pessoas de forma negativa.

Como vivemos uma rotina altamente agitada, que exige bastante de nós, não só fisicamente, mas também mentalmente, é necessário desenvolvermos a nossa inteligência emocional, para que assim, ao final de cada dia, tenhamos a habilidade de enxergar os pontos positivos de todas as experiências que vivemos, independentemente de serem boas ou ruins, e agradecermos por todas elas, uma vez que são estas mesmas experiências que nos fortalecem, física, mental, emocional e espiritualmente, para levarmos a vida de forma mais leve e com muito mais otimismo.  

E disso que se trata cuidar da saúde emocional, ou seja, desenvolver e trabalhar estes pontos diariamente, para que seja possível ter uma vida ainda mais saudável

3 dicas para melhorar sua saúde emocional

Alimentação equilibrada e saudável, prática de exercícios físicos, acompanhamento médico, evitar a automedicação. Estes são os principais cuidados que devemos ter quando o assunto é a nossa saúde física, correto? E a saúde emocional, como vai?

Você percebeu que quando falamos em saúde, pensamos nos cuidados exclusivos com o corpo? É muito comum fazermos esta associação, contudo, também é preciso se preocupar com os cuidados relacionados à nossa saúde emocional.

Se um de seus objetivos é desenvolver um olhar mais atento para a própria saúde, disposição e bem-estar, é importante que você considere também cuidar da sua saúde emocional, uma vez que ela contribui para que tenhamos uma vida cada vez mais plena, realizada e saudável.

Por isso, convido você a conferir e colocar em prática minhas próximas dicas, para que, tanto 2018, quanto os próximos anos de sua vida sejam ainda mais saudáveis.

1 – Abandone toda a culpa e se perdoe

Olhe para os erros cometidos no passado como escolhas feitas. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer, que todos estão sujeitos a cometer erros. Errar é humano, não é mesmo? E se você fez escolhas que não foram assertivas ou que trouxeram resultados negativos, busque extrair alguma lição e, principalmente, se perdoe. A culpa não traz nada além de dor e tristeza. E estes não são nada benéficos para a saúde emocional.

2- Reconheça seus méritos e valores

É importante olhar para si mesmo e ver quem você é. Reconheça os bons feitos praticados por você, suas conquistas, os passos importantes que foram dados, os valores que você possui. Isso será fundamental para que você tenha uma boa autoestima, algo que é bastante salutar para a sua saúde emocional.

Faça o exercício de sempre olhar para todos os desafios que você já superou ao longo de sua vida, pois isso só vai lhe fortalecer ainda mais e lhe mostrar o quão vencedor você é, o quanto você luta pelos seus sonhos, ideais e pela sua própria felicidade, sem terceirizar esta responsabilidade para ninguém.

Depois de fazer isso, tenho certeza que você vai ser invadido por uma sensação muito boa, que vai te deixar ainda mais saudável emocionalmente.

3- Evite preocupações excessivas

Há situações na vida que nos abalam e nos deixam preocupados. Situações delicadas que envolvem nossos entes queridos ou até nós mesmos. Porém, é preciso evitar que a preocupação se torne uma constante em nossas vidas. Muitas vezes, ficamos preocupados em demasia e isso faz mal. A preocupação excessiva desvia o nosso olhar para o problema e, por isso, não vemos as soluções que podem estar bem próximas.

Assim, quando uma ou várias preocupações surgirem, preste atenção no que elas estão fazendo com a sua mente e o seu corpo, no quanto elas estão lhe fazendo mal e permita-se parar por um instante e respirar fundo. Este exercício vai lhe ajudar a desacelerar um pouco os pensamentos que estão passando pela sua cabeça e vai lhe trazer mais clareza sobre como você pode agir para solucionar a questão ou as questões que lhe preocupam.

Se depois disso você não enxergar as soluções que espera, não se desespere, pois de uma forma ou de outra tudo se resolve de forma positiva, as coisas voltam a se encaixar no seu devido lugar, nem que seja aos poucos, te mostrando que não há com o que se preocupar.

Lembre-se também dos cuidados com o corpo

Pode parecer estranho, mas é importante que você saiba que existe uma conexão poderosa entre corpo e mente, o que faz com que seja extremamente necessário você cuidar também da sua saúde física, para que a sua saúde mental e emocional também fiquem em dia.

Digo isso, pois ao praticar exercícios físicos, principalmente uma ou mais atividades que você goste verdadeiramente, o seu cérebro produz um hormônio denominado endorfina, que é o chamado hormônio da felicidade. Sendo assim, é essencial que você mantenha uma prática semanal de exercícios, para que dessa maneira você experimente mais momentos de bem-estar e fortaleça a sua saúde emocional.

Além disso, ter uma alimentação saudável, descansar de maneira adequada, ou seja, ter boas horas de sono por dia, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e cigarro, fazer um acompanhamento médico, entre outros cuidados, vão te deixar muito mais saudável emocionalmente e muito mais feliz também.

E lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer, que você pode também contar com a ajuda de um profissional especializado, como um psicólogo ou um psiquiatra, para te ajudar a encontrar os pontos que estão prejudicando a sua saúde emocional, no sentido de fortalecê-la cada vez mais.

O Coaching para o desenvolvimento da inteligencia emocional

Como eu disse no início deste artigo, para que tenhamos uma saúde mental e emocional equilibrada e verdadeiramente saudável, é preciso que desenvolvamos, ao longo de nossa trajetória de vida, a inteligência emocional, que nada mais é do que a habilidade de controlar e lidar com as próprias emoções de maneira positiva, sem se deixar abater ou enfraquecer pelo estresse e pelos desafios que surgem no dia a dia.

Neste sentido, algo que pode contribuir, efetivamente e na prática, para que você seja ainda mais saudável emocionalmente, é utilizar o Coaching como metodologia para desenvolver e aprimorar a sua inteligência emocional.

Isso porque através de técnicas e ferramentas altamente eficazes, que você tem a oportunidade de aprender ao realizar a formação Professional & Self Coaching – PSC, aqui do IBC, você se sente muito mais fortalecido para enfrentar todos os desafios e para enxergar as experiências que você e as pessoas ao seu redor vivem de forma positiva, sem deixar espaço para que preocupações ou problemas lhe prejudiquem emocional e fisicamente.

Permita-se ir além e faça agora mesmo a sua inscrição para a próxima turma do PSC em sua cidade!

É comprovado que os sentimentos influeciam diretamente na sua criatividade
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Espero que estas dicas te ajudem a ter a saúde emocional necessária para viver as alegrias e enfrentar os desafios que surgirem ao longo de sua vida, não só nos próximos meses de 2018, mas também em 2019, 2020, 2021, e assim por diante, já que você é uma pessoa batalhadora e que merece toda a felicidade com a qual sonha diariamente.

Agora, convido você a usar o espaço abaixo para compartilhar dicas e nos contar a sua opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: 193791986 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010