5 regras de Philip Kotler sobre marketing que você precisa aplicar

4 regras de Philip Kotler sobre marketing que você precisa aplicar

Philip Kotler é um dos profissionais mais respeitados da área do marketing, deixando um verdadeiro legado de ensinamentos a respeito do assunto.

 

Não há como falar em marketing para empresas sem falar no grande guru desta área, Philip Kotler, que mostrou e continua mostrando ao mundo, através de seus ensinamentos, a importância de se investir tempo e dinheiro em ações assertivas para atingir o público-alvo do negócio e, com isso, alcançar os resultados esperados em vendas e lucros.

Todo empresário, empreendedor, gestor, líder e profissional, independentemente de sua área de atuação, precisa, nem que seja um pouco, conhecer sobre marketing, visto que em algum momento de sua vida, este poder ser necessário para a elaboração de uma estratégia eficiente de vendas, para se posicionar melhor no mercado, para atingir o consumidor de forma assertiva, entre muitas outras razões.

E nada melhor do que começar a aprofundar os conhecimentos relativos a esta área do que conhecendo os princípios, regras e ensinamentos que Philip Kotler compartilhou conosco ao longo de sua carreira.

Acompanhe-me nesta leitura e veja quais são estas regras de ouro que você pode aplicar tanto em sua vida profissional, quanto em sua empresa.

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Mas antes, um pouco sobre Philip Kotler

Americano, nascido na cidade de Chicago, em 27 de maio de 1931, Philip Kotler tem um currículo de fazer qualquer um na área de negócios ficar admirado. Autor, professor e consultor de marketing, Kotler iniciou sua formação profissional na Universidade DePaul, onde estudou por dois anos.

Logo em seguida fez mestrado na Universidade de Chicago, se tornou PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts – MIT, e deu continuidade aos estudos, fazendo pós-doutorado em matemática na Universidade de Harvard e em ciências comportamentais também na Universidade de Chicago.

Sua contribuição para o marketing que conhecemos atualmente começou em 1962 quando ele se tornou professor na Kellog School of Management. A partir disso, este grande estudioso se sentiu motivado a publicar, em 1967, o livro considerado por todos como a bíblia do marketing: Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, ainda largamente utilizado ao redor do mundo em cursos da área de administração e negócios.

Autor de inúmeros livros voltados para compartilhar diversos de seus ensinamentos sobre marketing, Kotler teve importância fundamental para o desenvolvimento desta área, contribuindo com sua ampla experiência profissional e seu conhecimento empírico acerca do assunto.

Regras valiosas ensinadas por Philip Kotler

Por ter iniciado a sua formação na área de economia, Kotler acreditava que havia uma relação estreita entre o marketing e esta. Para ele há uma ligação direta do marketing e da economia, não só no que diz respeito aos preços praticados pelas empresas nos produtos e serviços que oferece no mercado, mas também na demanda por estes, que é alterada de acordo com os canais de distribuição escolhidos.

Além deste, Kotler trouxe a todos nós um novo entendimento sobre lucro, ao dizer que o lucro obtido por uma empresa está intimamente ligado à sensação de bem-estar que seus produtos e serviços causam no cliente e na sociedade que os consome, o que, para ele, faz com que o marketing tenha grande importância para todo e qualquer tipo de negócio, devendo fazer parte, não só das estratégias de uma organização, mas ser o centro de toda ela.

Como podemos observar, o economista e professor transformou e continua transformando as práticas mercadológicas através de ensinamentos como estes e como as regras que vamos ver a seguir, que você pode aplicar em seus negócios, para potencializar os resultados de maneira geral em sua empresa e em seu fazer profissional.  

Continue a leitura e confira:

  • Marketing não é apenas um departamento

Philip Kotler afirma que o marketing deve ter ligação direta com todos os outros departamentos de uma empresa, pois ele faz parte de um sistema inteiro, e não é apenas um setor isolado.

Toda esta importância dada por Kotler ao marketing se dá pelo fato de que este foi criado para atender às necessidades do consumidor e, com isso, gerar lucro às organizações capazes de fazer isso com precisão. Sendo assim, um de seus papéis é acompanhar de perto as ações de todos os departamentos que fazem parte de uma empresa, bem como sugerir melhorias, para que a entrega ao cliente seja a melhor possível e, assim, o retorno aos negócios seja garantido e satisfatório.

O marketing é uma das principais razões pela qual empresa se mantém nos eixos e, por isso, essa área deve funcionar como uma força decisiva dentro da organização. É justamente ele que vai impulsionar o seu progresso do seu negócio.

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  • Valorize o ócio criativo

Para Kotler os profissionais do marketing precisam trabalhar constantemente a sua criatividade, para que assim criem formas de oferecer soluções inovadoras ao consumidores no mercado em que suas empresas atuam.

Por isso, é fundamental valorizar o ócio para que se possa estimular esta criatividade, pois, a partir do momento que se tem tempo para pensar melhor, dá-se oportunidade para que as grandes ideias surjam, sejam melhoradas e, consequentemente, implementadas nos negócios como um todo.

  • Construa uma marca forte no mercado

Kotler acredita que é necessário que empresários e empreendedores, ao lado de suas equipes, trabalhem com bastante afinco no sentido de construírem uma marca verdadeiramente fortalecida no mercado.

Isso quer dizer que é necessário trabalhar para oferecer não só o que os consumidores estão precisando, uma vez que isso qualquer empresa pode fazer, mas para lhes oferecer sempre algo mais, como uma experiência positiva, por exemplo, que fixe em sua memória e faça com que ele se lembre sempre de sua marca quando precisar daquilo que você oferece.

A partir do momento que isso acontece, ou seja, que ocorre a construção de uma marca forte, a sua empresa passa a ser referência na área em que atua, e o consumidor paga o preço que for, mesmo que seja alto, para adquirir seus produtos ou serviços.

  • Desenvolva a responsabilidade socioambiental

É certo que um dos principais objetivos de todo e qualquer tipo de empresa é a obtenção de lucro, para que assim possa se manter viva no mercado. Entretanto, para o grande guru do marketing é preciso pensar além disso e desenvolver a responsabilidade socioambiental.

Isso quer dizer que a atuação dos negócios devem ser pautada em ações éticas, que estejam dentro da lei vigente em cada país e que respeitem a sociedade e o meio ambiente como um todo.

As empresas têm papel fundamental na construção de um mundo cada vez melhor e construir uma marca em cima de preceitos como estes faz com que haja uma aproximação e uma identificação muito maior por parte do consumidor com a organização, com o que ela faz e com tudo o que ela prega.

  • Tenha e respeite a sua missão

Philip Kotler dizia que o importante não é o que você vende ou faz, mas o porquê você faz o que faz. Neste sentido, é essencial que você e sua empresa tenham missão, visão e valores muito bem definidos, e que antes de pensar na obtenção de lucro, tudo isso seja respeitado.

Isso porque é fundamental, para todas as marcas, saberem quem são e onde querem chegar em curto, médio e longo prazo. Esta consciência permite que tanto que você sinta-se realizado ao ver o progresso de seus negócios, quanto que seus clientes se identifiquem com a sua empresa, pois terão a nítida sensação de que a marca não está no mercado apenas para lucrar, mas também para contribuir de alguma forma com seus consumidores e com o mundo ao redor, o que, consequentemente, gera resultados positivos para a organização, inclusive financeiros.

Além de ensinamentos sobre marketing, Philip Kotler contribui também com lições valiosas de vida, que nos levam a grandes reflexões e mudanças de perspectivas e comportamentos em nossa jornada evolutiva. Basta uma breve pesquisa e estudo sobre a sua obra para que isso aconteça efetivamente e na prática.

Por isso é tão bom contar com indivíduos inspiradores como estes, pois assim temos a oportunidade de aprender sempre mais e melhorar, continuamente, a nossa performance e atuação, independentemente da área em que estejamos.

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Imagem: bleakstar / Shutterstock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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