A importância de assumir seus erros no ambiente de trabalho

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Busque manter o bem-estar no ambiente de trabalho. Procure assumir seus erros e aprenda com eles.

Falar sobre erros é desconfortável para você? E quanto a assumir seus erros? Existe alguma barreira referente a esse assunto? Para muitas pessoas, assumir erros é algo um tanto quanto desconfortável, com você é diferente? Como você se sente quando percebe que cometeu um erro e sabe que isso pode gerar consequências? Nesse sentido, quando o erro é cometido no ambiente de trabalho, o que você faz?

Querida pessoa, quero lhe parabenizar se falar e assumir seus erros não for algo desconfortável para você. Contudo, se expor seus erros for algo extremamente desafiador para você, quero dizer que algo precisa ser transformado o quanto antes, especialmente se suas atitudes forem de ocultar, se esquivar ou mentir em relação a um erro cometido, sobretudo se for em ambiente de trabalho.

É natural sentir-se envergonhado e com medo das consequências que poderão surgir, esse é um sentimento que o ser humano desenvolve de forma espontânea, por tanto, não se prive de se sentir envergonhado.

Entretanto, o fato de se permitir sentir envergonhado não significa que fugir, dissimular, ou simplesmente negar que um erro foi cometido por você, seria algo positivo e que poderia ser feito dentro ou fora do seu ambiente de trabalho. Muito pelo contrário, é por saber que errou, e por se sentir abatido com isso, que você deverá assumir seus erros e enfrentar as consequências de cabeça erguida.

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Desenvolva o hábito de assumir seus erros

Nenhum colaborador pretende cometer erros no ambiente de trabalho, apesar disso, é inevitável que falhas aconteçam. No entanto, mesmo sabendo que essa possibilidade pode atingir qualquer pessoa, é fundamental saber que lidar com os erros e assumi-los, é uma qualidade enorme dentro do ambiente de trabalho.

Nesse sentido, se você ainda não possui a habilidade de assumir seus erros, pense em desenvolvê-la e aumente suas chances dentro da empresa em que trabalha.

Sim! Foi exatamente isso que você entendeu. Não assumir seus erros pode ser um grande motivo para que você seja desligado da empresa em que trabalha. Se você precisa de um trabalho, assim como a maioria dos brasileiros, comece a pensar em assumir seus erros e transforme um possível desgaste em algo muito menor e entenda que tudo pode ser resolvido. Deixe seu medo de lado e encare os efeitos que os seus erros podem ter gerado. Veja algumas dicas logo abaixo:

Analise as consequências

Por menores que sejam as consequências geradas por conta do seu erro, sempre haverá um efeito. Já dizia Isaac Newton: “Para toda ação existe uma reação”.

Pensando nisso, ao perceber que cometeu um erro, seja deixando de fazer alguma tarefa importante, ou fazendo pela metade uma atividade que é de sua responsabilidade, fazendo um comentário inadequado, chegando ou saindo em horários errados; o correto com você mesmo, com a empresa e com seus colegas, seria analisar as consequências das suas ações para daí em diante tomar novas atitudes para minimizar o seu erro, afinal, a intenção é assumir seus erros e não fugir deles.

Fale com seu gestor ou líder

Deixar que seu gestor ou líder fique sabendo sozinho ou por terceiros sobre o erro que você cometeu, é algo extremamente arriscado para você e para ele, afinal, ele é responsável pelas suas atitudes dentro da empresa. Por tanto, certamente também sofrerá consequências pelos seus atos.

Nesse sentido, o melhor a se fazer é chama-lo para conversar e expor o que aconteceu, sempre com ética e humildade, reconhecendo que o erro é seu e que está disponível para assumi-lo, além de manifestar-se aberto para solucionar os desgastes da melhor forma possível.

O que você ganha agindo dessa forma? Isso mostrará o quanto você está arrependido, o quanto você se preocupa com a empresa e seus resultados, mostra sua atenção e cuidado com os colegas, além de aumentar suas chances para reverter o problema que foi criado.

Mentir, ocultar, tentar jogar a culpa para um colega, dizer que fez certo e não sabe o que aconteceu para estar errado, ou bater de frente com o seu chefe dizendo que ele está errado e que você é o certo, só vai piorar a sua situação, o que pode gerar grandes complicações para você dentro da empresa. Por isso, assuma seus erros e haja com humildade, as pessoas erram e isso é normal.

Apresente alguma solução

Depois de analisar as consequências e expor seu erro ao seu gestor ou líder, nada mais justo que apresentar algumas ideias para solucionar o problema que foi causado.

Caso você tenha autoridade para solucionar o erro sem a ajuda de outra pessoa, faça o quanto antes, contudo, comunique o seu gestor (isso sempre será positivo). Mas, caso precise da ajuda de outras pessoas para resolver a questão que criou, apenas pense nas estratégias para resolver e as exponha ao seu superior, ou seja, peça ajuda sem receio algum. Não tente resolver sozinho, isso pode gerar um desgaste ainda maior, e isso com certeza você não vai querer, não é mesmo?

Aprenda com o seu erro

Depois de agir conforme as dicas anteriores, espera-se que você tenha conseguido solucionar o erro cometido. Contudo, independentemente se você conseguiu ou não, o que realmente vale é que você tenha compreendido a importância de se arrepender por ter cometido um erro, além de ter tomado a decisão de assumi-lo ao invés de esconder ou jogar a culpa em outra pessoa ou situação.

 

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Fazendo todo esse processo de análise, de reconhecimento de culpa e buscando uma solução para o erro, pode ser que você encontre uma resposta para eles, e assim comece a compreender por qual motivo você esteja errando constantemente (se for o caso). O ideal é refletir e mudar o que não está legal. Vire a página, não deixe que seus erros afetem seus objetivos e metas.

Esteja atento para suas decisões, suas atitudes e comportamentos, essa é uma excelente forma de evitar erros no ambiente de trabalho. Gostou desse artigo? Deixe um comentário no espaço abaixo. Aproveite para curtir e compartilhar nas redes sociais.

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