Afinal, o que pode ser definido como formação profissional?

Formação Profissional

A formação profissional consiste em um conjunto de atividades feitas para adquirir conhecimento prático e teórico para alcançar um melhor desempenho do profissional.

 

Ao longo dos anos a conceituação de formação profissional tem sofrido muitas alterações. Às vezes devido à situação do país, outras vezes em virtude da modernidade dos tempos, mas a verdade é que formação profissional é cada vez mais uma certeza de que o futuro mostrará sempre como devemos nos posicionar.

Para entender o que estou querendo dizer, convido você a continuar esta leitura e saber um pouco mais sobre a definição existente de formação profissional e qual o impacto que isso causa em sua carreira. Confira:

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

O que é formação profissional?

A definição de formação profissional é mais ou menos esta: um conjunto de atividades feitas para adquirir conhecimento prático e teórico, através conhecimentos, habilidades e atitudes, responsáveis pelo bom desempenho do indivíduo em seu local de trabalho e em sua carreira como um todo.

Com a formação profissional pretende-se não só formar pessoas em termos de conhecimento técnico e prático, mas também em termos de ética, conhecimento político, social, comportamental, entre muitos outros, para que elas tenham uma visão ampla de mundo, importando-se com as problemáticas que envolvem a construção de uma sociedade democrática cada vez melhor e mais eficiente.

Tendo em isso tudo em vista é necessário montar grades curriculares capazes de suplantar todo este arsenal de conteúdo, para uma vida prática, bem como para a formação de uma consciência colaborativa, que, por meio do fazer profissional, ajude o mundo a se transformar em um lugar cada vez melhor para se viver.

O processo da formação profissional

A formação profissional é um processo. Ela vem ao longo dos anos se construindo para chegar em um patamar onde as pessoas possam entender melhor do que se trata. Pense desta forma: é uma caixinha com entrada, desenvolvimento e saída. Se um estudante, dotado de alguns conhecimentos, entrar nessa caixinha, ele vai se desenvolver até atingir a maturação para sair da caixa um profissional exemplar.

O que ele agregou dentro da caixinha? Teorias, práticas e vivência profissional. Mas para que serve tudo isso? Justamente para se ter uma visão mais ampla da nossa questão social, política e ética, e, produzir as mudanças necessárias nestes contextos, utilizando-se de tudo o que se aprendeu profissionalmente, para beneficiar a sociedade como um todo.

Importância da formação profissional

É sempre bom lembrar que um profissional se forma para atuar em uma área específica. Quanto mais conhecimento ele adquire, na fase de desenvolvimento, maiores são as chances de ele ter grandes oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Em termos de empresa e no que ele tem possibilidades de contribuir, se a visão de mundo dele estiver bem desenvolvida, ele pode ser um grande agregador dentro da organização. Tendo em mente que com uma formação profissional adequada o indivíduo fica apto a analisar as questões que envolvem o seu contexto de forma eficiente.

É necessária uma boa formação profissional para se conseguir os melhores cargos, ou seja, aquela frase que seus pais costumavam dizer está inteiramente correta: quanto mais estudo melhor sua posição. Estudo apenas não é o suficiente, muita experiência e vivência ligado ao que está acontecendo no mundo.

Sendo assim, a formação profissional que você escolher para a sua vida, bem como a forma como você irá desenvolvê-la, serão fatores determinantes para que você consiga alcançar patamares cada vez mais elevados em sua carreira.

Como potencializar a formação profissional?

É importante saber que a formação profissional é apenas o início para o indivíduo que deseja ser bem-sucedido em sua carreira. Digo isso, pois, não só as empresas estão cada vez mais exigentes com seus colaboradores, como o mundo, de uma forma geral, tem exigido melhorias na postura de todos nós que nele vivemos.

Sendo assim, é essencial agregar mecanismos que nos ajudem a trabalhar de forma cada vez mais eficiente e colaborar com as pessoas ao nosso, de forma que elas também consigam se desenvolver com maestria.

De que forma você pode fazer isso? Veja a seguir:

Agregue mais conhecimentos

Saber que a formação profissional que adquirimos na escola, faculdade e na graduação é apenas o começo de tudo é primordial para que nunca deixemos de nos desenvolver e continuemos encontrando sempre maneiras de agregar ainda mais conhecimentos àquilo que escolhemos fazer na vida e na carreira.

Sendo assim, procure sempre ler mais, sejam livros, revistas, artigos na internet, fazer novos cursos que potencializem o que você já faz, participar de eventos, conhecer e conversar com outras pessoas que possam agregar novos conhecimentos e vivências a você, entre muitas outras ações que vão intensificar o seu fazer profissional

Desenvolva suas habilidades comportamentais

A formação profissional que escolhemos, como eu disse no início do texto, nos possibilita saber teorias e conhecimentos, que vão nos ajudar a ter uma boa desenvoltura, no que diz respeito ao que precisamos fazer técnica e operacionalmente. Entretanto, as empresas têm exigido muito mais de seus colaboradores, principalmente aqueles que querem se desenvolver a alcançar o sucesso em suas trajetórias.

Por isso, é fundamental que você desenvolva também suas habilidades e competências comportamentais, para que assim consiga lidar da melhor maneira possível com a pressão do dia a dia, com o prazo para entregar suas demandas, com o relacionamento interpessoal que precisará desenvolver com seus colegas, para que assim façam um bom trabalho em equipe, entre muitas outras situações, que exigem do profissional total jogo de cintura para ser bem-sucedido em sua carreira.

Permita-se aprender com suas experiências

Independentemente de serem experiências pessoais ou profissionais, neste processo, é importante que você mantenha-se sempre aberto a aprender com tudo o que acontece em sua vida, seja positiva ou negativamente.

Isso vai lhe permitir aprimorar e agregar mais à sua bagagem profissional, fazendo com que a sua desenvoltura, bem como a sua forma de trabalhar, por todos os lugares pelos quais passar, seja constantemente melhorada. O que, consequentemente, fará com que você destaque-se diante dos demais e seja valorizado e reconhecido por isso.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Faça Coaching!

O processo de Coaching é muito indicado para aqueles que querem melhorar sua formação profissional. É um programa diferenciado e complementar aos estudos realizados nas instituições de ensino escolar e de graduação, por exemplo.

Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento humano e profissional, que visa potencializar a performance do indivíduo, para que ele possa fazer cada vez mais um bom trabalho a partir da formação que escolheu.

Por meio de técnicas e ferramentas altamente eficazes, o profissional consegue agregar mais conhecimentos à sua carreira, desenvolver suas habilidades técnicas, operacionais e comportamentais, permite-se aprender com cada uma das experiências que vive, entre muitos outros benefícios e resultados extraordinários.

Agregue ainda mais valor à sua formação profissional!

Fale com um de nossos consultores coaches e transforme a sua carreira através do Professional & Self Coaching – PSC

A definição de formação profissional pode mudar ao longo dos anos, mas a sua base será mais ou menos a mesma: estudo, preparação e vivência. O que se pode dizer é que um profissional preocupado com a sua formação tem a tendência de ter melhores oportunidades, tanto na vida como na carreira.

É preciso citar aqui também que o país carece de profissionais que se importam com questões éticas, morais e políticas, pessoas que deixem de se preocupar apenas consigo mesmas e pensem mais nos outros, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Pense nisso e invista em seu crescimento e no crescimento do universo a sua volta!

Agora me conte, Ser de Luz, você gostou deste artigo? Ficou melhor esclarecido o conceito de formação profissional? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de continuar nos acompanhando, pois sempre trazemos conteúdos altamente relevantes para ajudar em seu desenvolvimento pessoal e de carreira!

Imagem: Matej Kastelic / Shutterstock

 

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63