Como o Coaching pode ajudar a mudar seus hábitos?

Mudança de Hábito
Saiba como o Coaching pode te ajudar na mudança de hábito

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein (1879-1955), físico alemão.

O hábito é justamente o que o estudioso chamou de “mesma coisa”. Os hábitos são comportamentos realizados repetidamente no nosso cotidiano. É tão comum que podem ficar até mesmo despercebidos. Nesse sentido, passamos a realizá-los em modo automático, ou seja, não pensamos para fazê-los, pois os mesmos já estão internalizados em nosso inconsciente, completando nossa rotina e estilo de vida.

Mas, pense bem! Os hábitos, positivos ou negativos, possuem o poder de determinar toda a trajetória de vida de uma pessoa, pois são responsáveis por diversos pontos, tais como:

  • Quando são construtivos: concretização de metas e objetivos,.
  • Quando são naturalmente destrutivos: afastar o ser humano cada vez mais do alcance de metas cada vez que o hábito está em prática.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo esse artigo!

Curioso para saber todas as áreas de sua vida em que o coaching vai causar uma transformação?Clique aqui e veja minha aula gratuita!

Como os hábitos são formados

Os hábitos são criados a partir de crenças e de pensamentos, influenciando as tomadas de decisões e, por consequência, definindo os padrões de comportamento. Basicamente, o modo como agimos e reagimos a cada circunstância é regido pelo cognitivo consciente e inconsciente.

“A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.” – Mark Twain (1835-1910), escritor americano.

Os hábitos ruins são alterados com o esforço, a dedicação e o tempo. Deste modo, é possível compreender que o equilíbrio da mente impacta diretamente os hábitos, as ações e os caminhos a serem trilhados do ser humano. Portanto, temos o poder de mudar quem somos para o que desejamos ser, criando o universo ideal para conquistar o que almejamos e merecemos. Você pode despertar a melhor versão de si mesmo potencializando os bons hábitos e aprimorando ou mesmo eliminando os hábitos limitantes, que lhe impedem de atingir suas metas e objetivos, seja na vida pessoal ou profissional.

O impacto do coaching na mudança de hábitos

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” – Sócrates (morte em 399 a.C.), filósofo grego.

O pensador grego não mentiu: é essencial ter sapiência a respeito de si mesmo. O autoconhecimento é o único caminho para gerar mudanças e transformações em todas as áreas da vida. Para isso, você pode e deve contar com o coaching, o método mais poderoso e eficaz recurso de desenvolvimento humano da atualidade.

Conhecer a si mesmo significa entender quais são os seus pontos positivos e como os fortalecer; quais são suas virtudes que ainda estão escondidas e precisam desabrochar; e quais são seus pontos negativos que precisam se adequar para o dia a dia ou até serem eliminados. Saber tanto assim a respeito de si mesmo é uma forma de prever seus próprios pensamentos e ações, criando um modo de viver o cotidiano que envolve bem-estar e inteligência.

O que é coaching

O coaching é um método pautado em diversas ciências como os princípios da psicologia; filosofia; sociologia; as ferramentas de administração; os conceitos de gestão de pessoas; as premissas da programação neurolinguística (PNL): neurociência; neuroplasticidade; e muitas outras. Baseado nesses pensamentos, profissionais altamente capacitados criam cursos que promovem a aceleração e a maximização de resultados por meio do despertar do potencial infinito, ou seja, desfrutando plenamente de suas capacidades, competências e talentos.

Saia da zona de (des)conforto e mude de vez

Pode contar o coaching para sair de vez da zona de (des)conforto e mudar de uma vez por todas! Como já disse Tony Robbins (nascido em 1960), treinador motivacional internacional: “A verdade é que podemos aprender a condicionar nossas mentes, corpos e emoções para conectar a dor ou o prazer ao que quisermos. Ao mudar aquilo a que ligamos à dor e ao prazer, instantaneamente mudamos nossos comportamentos.”.

A metodologia aplicada nas formações do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trata de um processo investigativo aplicado por meio de perguntas poderosas que convidam o coachee (cliente, ou seja, você) a se conectar com sua essência, descobrindo-se e investindo amplamente no autoconhecimento.

O resultado é a compreensão clara das suas crenças e valores desenvolvidos a partir de determinados acontecimentos. As experiências vivenciadas por um indivíduo moldam a forma como ele enxerga o mundo e, consequentemente, como lida com as pessoas, situações e consigo mesmo.

Após este processo de autoconhecimento, o coach (profissional) parte para o plano de ação, auxiliando o coachee a identificar as necessidades a serem respondidas por meio da melhoria de hábitos. Além disso, ainda indica as atividades e tarefas para colocar os aprendizados em prática.

Lembrando que para gerar mudanças, sejam elas singelas ou grandiosas, requer comprometimento, motivação, foco e persistência. Nesse período de transformação, o coach será o maior parceiro do coachee, oferecendo apoio e o encorajando.

Conheça o curso Professional & Self Coaching do IBC

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC mistura aulas práticas, teóricas e dinâmicas para trazer transformações empoderadoras para o coachee. Com material rico feito por profissionais altamente capacitados, o coachee aprende sobre a história e evolução, bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que são auxiliares linguísticos; quais são as crenças limitadoras;  o que é o processo evolutivo; o que são processos de identidade; princípios da psicologia positiva; código de ética; como ser um bom líder; princípios da programação neurolinguística; e muitos outros pontos essenciais para o seu amadurecimento profissional e pessoal.

Para que a mensagem seja transmitida da maneira correta, você passa por processos como o teste de perfil comportamental; análise do campo de força; teste de perfil de personalidade;  rota de ação; patrocínio positivo; autofeedback; teste de sistemas representacionais; roda de inteligência emocional; e muito mais.

Curioso para saber todas as áreas de sua vida em que o coaching vai causar uma transformação?Clique aqui e veja minha aula gratuita!

Com o curso completo você recebe 6 certificações e o reconhecimento de 5 instituições internacionais de coaching. Saiba quais são as certificações:

  • Professional;
  • Life Coach;
  • Analista Comportamental;
  • Self Coach (metodologia exclusiva criada pelo José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC);
  • Leader;
  • Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul).

Agora saiba quais são as instituições:

  • International Association of Coaching;
  • European Coaching Association;
  • International Coaching Council;
  • Global Coaching Community;
  • Behavioral Coaching Institute.  

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas suas redes sociais!

Copyright: 1107423758 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photographeeeu

 

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010