O que é afago? E por que essa forma de carinho é tão importante?

o que é afago

A importância do afago na vida das pessoas


 
Tenho certeza que você já ouviu falar que gentileza gera gentileza. Que gestos de amor e carinho podem ser devolvidos da mesma maneira ou com mais intensidade pelas pessoas ao nosso redor. Pode ser, que você esteja pensando: mas hoje em dia situações como estas estão tão escassas. Por que eu deveria me dedicar a demonstrar meus sentimentos, uma vez que posso não receber o mesmo de volta?

Trata-se de um questionamento verdadeiramente válido, pois realmente, com cada vez mais frequência, as pessoas estão com mais dificuldades de se expressarem, principalmente no que diz respeito a seus sentimentos e emoções. Porém, precisamos desenvolver a consciência, de que não é porque o outro não faz ou não demonstra o que sente, que nós temos de ser iguais.

Foi pensando nisso, em minhas caminhadas pelo Brasil e pelo mundo, tendo contato com os mais diversos tipos de seres de luz, que eu resolvi hoje falar sobre um gesto de carinho que tem ficado cada vez mais de lado, que é o afago no dia a dia. Convido você a me acompanhar nesta leitura, para saber porque é tão importante oferecer um afago às pessoas que nos rodeiam.

O que é afago?

Afago é a maneira de expressar acolhimento, cordialidade, afetuosidade, proteção e auxílio ao outro. Trata-se de um comportamento pautado na serenidade, suavidade, compreensão e mais do que isso, reforça o respeito para com as pessoas à nossa volta.

É natural que ao nos tornarmos adultos, passemos a ter maior dificuldade de expressar nossos sentimentos e emoções. Com o passar do tempo a tendência é que essa limitação seja progressiva e a consequência é o prejuízo à qualidade dos relacionamentos interpessoais, caso este hábito não seja exercitado.

Você conhece alguma pessoa que sente dificuldade de abraçar ou simplesmente não gosta de contato físico no momento de interação com alguém? Geralmente é um tipo de bloqueio em ser afável, que pode ser advindo da timidez ou de experiências negativas que provocaram esse comportamento, justificado por razões que o indivíduo deve procurar compreender para seu aprimoramento.

Mas afinal, por que essa forma de carinho é tão importante?

O ser humano possui necessidades básicas entre elas, estabelecer conexões significativas e construtivas, de acordo com a teoria de Maslow. Afinal, viver em sociedade é um fator inerente, portanto, estamos dialogando e nos comunicando a todo instante.

Quanto mais desenvolvida for a convivência social de um indivíduo, menos este estará suscetível a transtornos como ansiedade e depressão, por exemplo. Nesse sentido, o afago é um dos principais gestos que auxiliam na plenitude de suas relações.

As cinco linguagens do amor como formas de afago

Cientificamente é comprovado que o contato físico realmente impacta na melhoria das relações, pois energiza, cria impulsos vitais para ações favoráveis e afáveis. Assim, se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades em expressar seus sentimentos, principalmente por aqueles que você tem mais afinidade, saiba que existem cinco formas distintas de fazer isso, das quais você pode se valer no seu dia a dia.

Apresento-lhe as Cinco Linguagens do Amor:

Tocar

O toque físico é a primeira linguagem que vou abordar e é uma das formas mais conhecidas de demonstrar carinho e sentimentos. Por meio de um beijo, de um cafuné, andar de mãos dadas, entre outros gestos, você consegue se conectar com as pessoas que gosta e com aquelas que deseja se aproximar.

Além disso, um abraço é sempre uma forma poderosa de compartilhar e transmitir a intensidade dos sentimentos que não podem ser traduzidos em palavras. Portanto, aproveite cada oportunidade de abraçar a quem ama – pai, mãe, irmão, familiares, cônjuge e os amigos. Este é um ato que engrandece o ser humano, que fortalece os laços e reafirma, na essência, a importância de seus relacionamentos. Permita-se!

Palavras

Se tem uma coisa que eu faço questão de sempre reforçar, seja em minhas formações, palestras, vídeos, artigos, entre outras formas de contato com as pessoas, é que as palavras têm mais poder do que imaginamos. Sendo assim, é sempre bom reafirmarmos nossos sentimentos com relação aqueles que nos rodeiam, com palavras de acolhimento e compreensão, para que assim, tanto elas, quanto nós mesmos, nos sintamos cada vez melhores emocionalmente.

Frases como: “Eu gosto de você!”, “Eu entendo o que você está me dizendo”, “Eu estou lhe ouvindo com atenção e compreendo seus sentimentos neste momento”, “Você consegue!”, “Acredito em você e no seu potencial”, entre outras afirmações poderosas, fazem com que você seja afável com todas aqueles que lhe rodeiam.

Tempo

Já ouviu falar que qualidade é melhor do que quantidade? Neste caso, esta máxima se aplica muito bem às relações que desenvolvemos ao longo de nossa vida. Digo isso, pois diariamente temos de lidar com nossas obrigações e acaba não sobrando tempo para aqueles que amamos.

Sendo assim, a melhor maneira de contornar esta situação é passar um tempo de qualidade com aqueles que amamos, ou seja, nos dedicarmos de maneira integral aos momentos que passamos juntos com eles, deixando claro a sua importância em nossa vida, independente da quantidade de horas um ao lado do outro.

Serviço

Existem pessoas que não têm tanta habilidade em com as palavras e nem com o toque, por isso, acabam demonstrando seu amor por meio da prestação de serviços, ou seja, ajuda nos afazeres do dia a dia, nas tarefas da escola, com as atividades do trabalho, nos serviços de casa, entre outros pontos,são algumas das formas que estas pessoas utilizam para demonstrar seus bons sentimentos.

Presentes

Geralmente, quando sou presenteado, a primeira coisa que me vem à cabeça é: “Poxa, essa pessoa gosta mesmo de mim!”. E trata-se da mais pura verdade, pois o mesmo acontece quando eu mesmo dedico um tempo para procurar algo para presentear as pessoas com as quais eu tenho mais afinidade em minha vida.

Assim, o ato de presentear também é considerada uma das linguagens do amor, pois através deste gesto, fica claro o quanto gostamos, nos importamos e queremos manter as pessoas que amamos em nossa jornada.

Veja, que com atos e gestos simples, temos a grande oportunidade de demonstrar nossas emoções e sentimentos e que isso não precisa ser um bicho de sete cabeças em nossa vida. Por isso, mais uma vez eu convido você a se permitir e, agora mesmo, seja por meio de toque, palavras, do tempo, do serviço ou de um presente, você demonstre o seu amor aqueles que lhe fazem bem de alguma forma.

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário me dizendo o que achou e compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também se tornem ainda mais afáveis em suas relações.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 731581771 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tatyana%20tracy%20tomsickova

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010