Reforço positivo: saiba mais sobre esse tipo de comportamento

Mãos mostrando o polegar e o símbolo ok

O reforço positivo está presente em muitas técnicas e é um princípio muito importante para a mudança comportamental.

Você já ouviu falar sobre reforço positivo? Se ainda não, saiba que essa técnica pode oferecer diversos benefícios para a sua organização. Trata-se de um método de treinamento que tem como base recompensas. A ideia central é incentivar comportamentos positivos por meio de estímulos. 

No artigo a seguir iremos explicar mais sobre o reforço positivo e como funciona esse comportamento. Entenda como esse método de treinamento pode ajudar a alcançar resultados mais positivos para a sua companhia. 

O que é reforço positivo? 

O reforço positivo é conhecido como um método de treinamento a partir de um sistema de recompensas. Acontece após um desempenho realizado, como um estímulo, reconhecimento, apoio motivacional por aquela ação. O reforço é o que faz a frequência de um determinado comportamento aumentar.

A técnica se assemelha a uma recompensa só que mais precisa. Um reforço positivo é capaz de fazer com que uma pessoa se esforce para receber algo. Podemos identificar um reforço positivo quando há o preenchimento de três condições básicas:

– É apresentada uma consequência como dependente de um determinado comportamento;

– Fica mais provável do comportamento tornar a ocorrer;

– Fica mais provável de o comportamento tornar a ocorrer, apenas porque a consequência depende do comportamento.

Qual a origem do reforço positivo?

Esse método de treinamento com base em estímulos por recompensas foi desenvolvido pelo filósofo norte-americano Burrhus Frederic Skinner. Ele acreditava que havia formas de controlar e até mudar o comportamento das pessoas. Os trabalhos de Skinner envolvem o “behaviorismo”, essa palavra vem de “behavior” que significa comportamento.

Nessa linha de pensamento está envolvido o conjunto de reações dos seres vivos de acordo com os estímulos recebidos externamente. De acordo com essa metodologia, Skinner acredita que pode existir mudança de comportamento. Um dos conceitos mais relevantes do behaviorismo é o condicionamento operante em que um comportamento é premiado até que se torna condicionado.

Basta observar como os cachorros são treinados, quando executam uma tarefa corretamente, recebem um petisco. Dessa forma, eles associam a tarefa que realizaram corretamente a algo positivo, condicionando-se a realizá-la novamente. 

Quando acontece o reforço positivo?

O reforço positivo está tanto no cotidiano dos seres humanos quanto dos animais. Para os últimos, a técnica é utilizada para domesticação. A técnica consiste em dar-se uma recompensa pela realização de um comportamento adequado ou esperado. Assim, é estimulada a continuação dessa conduta.

Também é muito importante saber reconhecer um estímulo positivo, como por exemplo, quando alguém recebe um presente e agradece. Esse gesto acaba soando como um estímulo positivo para quem deu o presente. Sendo assim, quando realizamos uma boa ação e recebemos agradecimentos, nos sentimos propensos a realizar novas boas ações no futuro.

Por que o reforço positivo é importante?

No ambiente corporativo, o reforço positivo é essencial para potencializar a confiança dos colaboradores. Os indivíduos que estão inseridos em um ambiente que privilegia esse método conseguem desenvolver melhor seu potencial e habilidades. Há o incentivo também para que esses profissionais se mantenham na busca pela sua melhoria contínua.

Contudo, devemos ressaltar que para o método ser eficiente é necessário que o reforço positivo seja dado logo que o bom comportamento é realizado. Quando não há sincronismo entre o comportamento e a recompensa, o funcionário pode ficar confuso a respeito do que está sendo premiado. 

O líder deve se manter próximo da sua equipe para conseguir entender quais são as motivações dos colaboradores. Distribuir tarefas e responsabilidades de acordo com os diferentes perfis contribui para que os profissionais acumulem mais acertos. Conseguir desempenhar bem as tarefas que recebeu é um grande incentivo para se manter em busca de mais resultados positivos

Reforço positivo: conheça os principais benefícios

Devemos pontuar que o reforço positivo traz benefícios para os profissionais, mas também para a empresa. Abaixo listamos as principais vantagens de adotar esse método para reforçar os bons comportamentos dos seus colaboradores.

1. Aumento da produtividade e melhora do desempenho

O incentivo contribui para que os profissionais identifiquem os seus acertos e continuem seguindo por esse caminho. Além disso, a motivação aumenta, levando a uma consequente melhora de desempenho. Funcionários com melhor desempenho se refletem em maior produtividade. 

Observe que a produtividade aumenta não somente em quantidade, mas especialmente em qualidade. Com o passar do tempo, o reforço positivo se torna um impulso para que os colaboradores busquem por mais responsabilidades. 

2. Ambiente organizacional mais saudável

Uma empresa que aposta no reforço positivo valoriza os seus colaboradores e eles reconhecem isso. A resposta natural é a construção de um ambiente organizacional mais saudável e colaborativo. 

A compreensão de que todos têm seu lugar e são reconhecidos reduz a competição nociva entre os membros da equipe. Há o entendimento de que o esforço conjunto é essencial para conquistar resultados positivos para todos. 

3. Maior retenção de talentos

Quando há um bom clima organizacional, os colaboradores tendem a querer ficar. Dessa forma, a rotatividade (turnover) é reduzida. A redução de demissões e contratações leva à redução de custos para a companhia com o setor de recursos humanos. Além disso, talentos valorosos são mantidos, somando à equipe.

4. Redução do absenteísmo

Quando os colaboradores não se sentem motivados a realizar suas atividades, tendem a faltar e se atrasar mais. Então, quando se constrói uma relação pautada pelo reforço positivo é mais fácil reduzir a taxa de absenteísmo.

Com o passar do tempo, isso leva ao aumento da produtividade e qualidade do trabalho. Quando os colaboradores querem estar no ambiente de trabalho há muito mais chances de sucesso. 

5. Melhora da qualidade de vida

Em um ambiente de trabalho saudável, o funcionário tende a ter mais qualidade de vida. Sentir-se satisfeito é essencial para construir uma relação positiva com o trabalho. Uma pessoa feliz com a sua atividade profissional tende a entregar resultados com muito mais potencial. É muito bom para as empresas investir no reforço positivo para ter equipes mais comprometidas com o alcance de metas.

Agora você já sabe o que é reforço positivo e como ele pode trazer benefícios para a sua empresa! Gostou do artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds