As principais diferenças entre liderança positiva e negativa


A liderança pode incentivar ou desestimular os funcionários.
A liderança faz a diferença em uma empresa, e não deve ser confundida com direção ou com gerência.

São quatro os elementos que caracterizam a liderança: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.

Antigamente as teorias sobre liderança se preocupavam em identificar traços de personalidade capazes de caracterizar os líderes. Era suposto que identificar características pessoais, intelectuais, emocionais e físicas ajudariam a identificar líderes de sucesso com habilidades para executar as seguintes tarefas:

– Interpretar objetivos e missões;

– Estabelecer prioridades;

– Planejar e programar atividades da equipe;

– Facilidade em solucionar problemas e conflitos;

– Supervisionar e orientar pessoas;

– Delegar responsabilidades.

Líderes positivos e negativos

Existem duas maneiras de atuar como líder: a positiva — que incentiva, motiva e inspira os colaboradores — e a negativa, que desestimula, impõe e prejudica a equipe.

Na liderança positiva, o líder destaca as recompensas, resultados, competências e habilidades de sua equipe. Por outro lado, se o destaque é dado às penalidades e aos erros, o líder está utilizando a liderança negativa. Neste segundo caso, é possível conseguir um desempenho aceitável em algumas situações, mas com elevados custos humanos.

Os líderes com estilo negativo costumam agir de forma a dominar seus liderados, se colocando como superiores e amedrontando a todos com artifícios como ameaças. Este é o perfil de pessoas que são chefes, e não líderes. (entenda a diferença entre esses dois conceitos em “Chefe x Líder: descubra as atitudes de cada um”).

O estilo de liderança positiva e negativa está muito relacionado ao modelo de organização da pessoa. Contudo, é na liderança positiva que se consegue os níveis mais altos de satisfação no trabalho e bom desempenho.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Versus deal. / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010