7 passos simples para evitar a desmotivação na carreira

7-passos-simples-para-evitar-a-desmotivação-na-carreira

A desmotivação na carreira é uma circunstância muito comum à diversos profissionais, conheça 7 passos para evitar tal sentimento.

 

Analise a seguinte situação: a pessoa começou em um emprego novo, tudo é motivo para comemorar! Novo ambiente de trabalho, novos colegas, novas demandas, novos assuntos na hora do cafezinho, trocas de experiências e muito gás para viver essa etapa.

Com o tempo, tudo se estabiliza, as atividades começam a ficar repetitivas, surgem os problemas de relacionamento com os colegas, as necessidades e objetivos profissionais não são atendidos e a pessoa se vê com o seguinte problema: desmotivação na carreira.

Agora eu proponho a você uma reflexão sobre a sua vida profissional e sua rotina de trabalho. Você consegue se ver em uma situação semelhante? Sente que já não está mais comprometido com os prazos e entregas das suas demandas? Não participa ativamente das reuniões? Está sem energia para levantar da cama e começar a sua jornada na empresa? Participa de intrigas nos corredores da organização? Anda faltando muito e sem justificativa? A cada dia que passa, suas atividades estão mais acumuladas? Você já recebeu mais de uma avaliação negativa do seu gestor?

Acredite, essa é uma circunstância muito comum a diversos profissionais, mas pode ser modificada, evitando assim, consequências ainda mais sérias.

Convido você a me acompanhar na leitura deste conteúdo e conhecer um passo eficiente para evitar que a desmotivação tome conta do seu dia a dia profissional.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que pode levar à desmotivação na carreira?

O primeiro passo é identificar de onde vem a sua desmotivação. Esse sentimento, além de não fazer nada bem ao seu corpo e à sua mente, também pode trazer consequências negativas, tanto para a sua vida profissional, como a perda de oportunidades de crescimento, quanto para a empresa em que você trabalha, pois a desmotivação compromete a produtividade, suas entregas, faturamento e credibilidade no mercado.

Muitos atribuem tal sentimento à baixa remuneração, mas engana-se quem pensa que apenas esse fator pode intensificar a desmotivação na carreira de um profissional. Os motivos são os mais diversificados que se possa imaginar. Conheça alguns deles:

  • Ausência de um plano de carreira;
  • Falta de reconhecimento por parte do líder;
  • Problemas de relacionamento interpessoal;
  • Falta de feedback;
  • Metas inalcançáveis;
  • Retrabalho;
  • Pouco investimento no desenvolvimento profissional por parte da empresa;
  • Acúmulo de atividades;
  • Atrasos no pagamento;
  • Cobranças em excesso;
  • Prazos curtos;
  • Favorecimento de colegas;
  • Infraestrutura inadequada;
  • Responsabilidades abaixo do potencial do colaborador;
  • Agressões verbais;
  • Falhas na comunicação;
  • Pressão por resultados;
  • Não conseguir expor ideias e opiniões.

Dicas para você evitar a desmotivação na carreira

Existem algumas ações que ao serem colocadas em prática, te auxiliam a evitar a desmotivação na carreira. Chegou a hora de mudar essa situação! A seguir, te apresento alguns passos simples para fugir desse sentimento:

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

  • Desperte o seu autoconhecimento

Quando você desenvolve o autoconhecimento, você é capaz de identificar suas qualidades, as competências que o auxiliam a entregar um trabalho de excelência, bem como potencializá-las, saber quais são os seus pontos de melhoria, sonhos e expectativas profissionais, medos e anseios, suas realizações, crenças e valores, limitações, missão enquanto colaborador e comportamentos e pensamentos que podem afetar a sua motivação na carreira.

Ao fazer esse movimento, você ainda consegue determinar se a sua atual função na empresa é a correta para o seu perfil e maneira de trabalhar, além de proporcionar a identificação de novas oportunidades, bem como um caminho para você alcançar os resultados profissionais que deseja, através da administração assertiva de suas ações.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

  • Desenvolva a sua inteligência emocional

Antes de falar sobre essa dica, reflita: você é um colaborador capaz de lidar de forma imediata com os acontecimentos da sua rotina de trabalho? Como você age ao receber um feedback do seu gestor? Tem dificuldade para receber ordens? A verdade é que de nada adianta, ao se sentir desmotivado na carreira, você se estressar e perder o controle da situação.

Para evitar esse sentimento, você precisa desenvolver a sua inteligência emocional, ou seja, você deve aprender a lidar com suas emoções, para então, controlar seu pensamento e comportamento.

Através dela, você se torna capaz de gerir não apenas os seus sentimentos e emoções, mas também aprende a lidar os dos outros profissionais a sua volta, sendo cada vez mais  resiliente, direcionando suas emoções em prol de objetivos capazes de lhe proporcionar motivação na carreira, como por exemplo, uma promoção, melhoria nos seus relacionamentos na empresa, se adaptar à mudanças, entre diversas outras.

  • Elabore um plano de carreira

Muitas vezes, a desmotivação na carreira existe pelo fato da pessoa não ter clareza sobre suas próprias expectativas enquanto profissional. Se esse é o seu caso, chegou a hora de desenvolver um plano de carreira e assim, evitar tal sentimento.

O plano de carreira é capaz de oferecer a você, uma visão sistêmica da sua vida profissional. A partir disso, você consegue identificar suas expectativas na empresa, suas chances de crescimento, se deseja mudar de área, onde você quer estar daqui a 5, 10 anos, entre outras questões, que dependem mais de suas definições do que da organização na qual você trabalha, propriamente dizendo.

Com esses dados em mãos, você aumenta o seu foco, se sente parte fundamental dos processos organizacionais, uma vez que saberá o que caminho que precisa trilhar, dentro ou fora dela, para alcançar seus objetivos de carreira, melhora a sua produtividade e maximiza a sua motivação, consequentemente.

  • Tenha metas e desafios bem definidos

Nada mais pertinente para driblar a desmotivação na carreira do que estabelecer metas e desafios na sua rotina de trabalho. Obviamente, eles devem ser atingíveis, pois o intuito dos mesmos não é o de provocar frustração, mas sim, engajamento. A ideia é te tirar da zona de conforto para que você execute suas tarefas de formas diferentes, enxergue novas maneiras de trabalhar e assim, aumente a sua confiança e se motive no dia-a-dia na empresa.

Aqui vale de tudo: dobrar o número de entregas da semana, interagir com pessoas de outros departamentos, auxiliar um colega que esteja com dificuldade em determinado processo, fazer cursos que agreguem novos conhecimentos e aprimorem a sua atuação profissional, entre outros. Aos poucos, você vai perceber que a motivação vai voltar e você vai se sentir mais pleno em sua carreira.

  • Busque por capacitação profissional

Muitas vezes, a desmotivação na carreira vem pelo fato da capacitação do profissional não ser condizente com algumas funções que ele exerce na empresa. Se esse é o seu caso, nada mais coerente do que buscar por tais qualificações em cursos online, palestras, pós-graduações, workshops, trabalhos voluntários, leitura de livros e revistas da área, cursos de idioma, aulas de informática, intercâmbios etc.

Tais atividades são valorizadas pelas organizações e muitas delas incentivam o colaborador a procurar por desenvolvimento profissional. Ao buscar por capacitação, você, além de aumentar a sua motivação, acompanha as tendências do seu mercado de atuação, minimiza seus erros nos processos que desempenha e se mantém preparado para as possíveis oportunidades que venham a surgir, tanto na organização em que você trabalha, quanto fora dela.

  • Equilibre a sua vida pessoal e profissional

Engana-se quem pensa que para crescer na carreira, é necessário abdicar inteiramente da vida pessoal. Pelo contrário, isso só agrava a tão temida desmotivação. Portanto, se você quer evitar tal sentimento, saiba: é necessário equilibrar a sua vida pessoal e a sua vida profissional.

Isso significa que não adianta você direcionar os seus esforços apenas para bater metas na empresa, subir de cargo e trabalhar para conseguir um aumento, se você não tirar um tempo para realizar os seus hobbies, cuidar da sua saúde, passar um tempo com sua família e amigos. Se não houver esse equilíbrio, os bons resultados no seu trabalho vão diminuir gradativamente, sendo substituídos por altos níveis de estresse e desmotivação na carreira.

  • Motive-se constantemente

Há algo sobre a motivação que as pessoas, geralmente, não levam em conta: ela precisa ser renovada constantemente! Assim como disse o palestrante motivacional e escritor americano Zig Ziglar: “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho e é por isso que ele é recomendado diariamente.”

Busque automotivação. Foque seus esforços em atingir seus objetivos profissionais e pessoais de maneira otimizada e plena. Independente de qual for seu propósito: realização de uma viagem, mudança de carreira, emprego, promoção, abrir sua própria empresa, por exemplo, não fique esperando que venham te motivar. Isso deve partir de você!

Aliás, seja você aquele que faz a diferença: motive seus companheiros de trabalho. Busque sempre melhorias contínuas nos projetos; aceite os desafios; aprenda com seus colegas e superiores; aja efetivamente e mantenha relações interpessoais harmônicas!

Com isso, você vai se sentir muito mais pleno, feliz e realizado, pois terá maior clareza do que precisa fazer para se automotivar sempre que houver necessidade.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Trabalhe a sua motivação através do Coaching

É notório o crescimento do Coaching no Brasil. São inúmeras pessoas e empresas procurando a metodologia para se desenvolverem de forma contínua e alcançarem a evolução que desejam. O processo refere-se a um mix de recursos, com técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como a psicologia, recursos humanos, administração, etc, que tem como objetivo, desenvolver a pessoa, para que ela supere seus limites e, em um curto espaço de tempo, saia do ponto A, para o ponto B, alcançando mudanças positivas e duradouras.

Neste sentido, trata-se de uma metodologia altamente eficaz no desenvolvimento de todas os passos que compartilhei com você até aqui, ou seja, através de conhecimentos de Coaching e perguntas poderosas, o processo permite que você se conheça de forma profunda, aprimore a sua inteligência emocional, elabore seu plano de carreira, identifique suas metas e desafios, se capacite profissionalmente, equilibre sua vida em âmbito pessoal e profissional, além de encontrar maneiras para se automotivar constantemente.

Além de disso, o Coaching oportuniza que você:

  • Avalie adequadamente o seu perfil enquanto profissional;
  • Maximize seu foco;
  • Supere obstáculos;
  • Influencie positivamente os colegas de trabalho através do exemplo;
  • Ajuste seu comportamento e pensamentos, de acordo com os valores da empresa;
  • Realize o autofeedback;
  • Utilize, de forma mais adequada, os seus talentos;
  • Identifique e trabalhe os seus pontos de melhoria;
  • Aumente sua capacidade de tomada de decisão;
  • Amplie sua gestão de tempo;
  • Transmita, de forma assertiva, suas ideias e opiniões;
  • Gerencie crises e conflitos com os colegas de profissão;
  • Potencialize a autoconfiança e segurança;
  • Avalie os impactos das suas atitudes para a sua carreira;
  • Desenvolva habilidades de liderança;
  • Aprenda a ouvir na essência;
  • Intensifique suas habilidades e competências já existentes;
  • Adquira recursos para ter uma comunicação eficaz;
  • Aprimore seu networking;
  • Elimine comportamentos sabotadores;
  • Tenha mais empatia pelo próximo;
  • Aprenda a dar e receber feedbacks construtivos;
  • Seja mais comprometido com o seu trabalho;
  • Amplie seu poder de persuasão;
  • Adquira diferencial competitivo;
  • Exercite a resiliência;
  • Intensifique a sua criatividade;
  • Melhore a sua sinergia com a equipe;
  • Identifique se a sua função atual na empresa é a correta;
  • Minimize suas possíveis resistências;
  • Desenvolva sua flexibilidade;
  • Maximize seu poder de inovação.

Ao trabalhar todos esses aspectos através do Coaching, você se desenvolve profissionalmente, o que te torna mais motivado e permite um aumento no seu desempenho e alta performance. Dessa forma, você entregará os melhores resultados para a empresa e será reconhecido e compensado pelo trabalho bem realizado, construindo assim, uma carreira promissora.  

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a metodologia de Coaching e todos os seus benefícios, eu te pergunto: você vai continuar reclamando do seu trabalho? Quer continuar lamentando o fato de ter que acordar todos os dias para mais uma jornada na empresa? Onde você quer chegar com a sua carreira? Não seria essa, a hora de parar de procrastinar e começar a se sentir realizado e completo, não apenas em âmbito pessoal, como também profissional? Seja a mudança necessária para o seu desenvolvimento e sucesso!

A formação Professional & Self Coaching – PSC, aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC é o melhor e mais completo programa de Coaching do Brasil. O método tem como objetivo, potencializar a sua carreira através de técnicas, ferramentas e conhecimentos, para que assim, você consiga se livrar da estagnação profissional, se desenvolva de forma contínua e alcance o sucesso em um curto espaço de tempo.

Permita-se ousar e afastar de vez a desmotivação de sua vida como um todo, através do Coaching. Inscreva-se agora mesmo para a próxima turma do PSC na sua cidade

Gostou deste conteúdo? O que você faz para manter distância da desmotivação em seu dia a dia profissional? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências, e lembre-se sempre de curtir e compartilhar os artigos que lê aqui com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também aprimorem a sua performance pessoal e profissional.  

Copyright: rangizzz

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010