A importância da expertise na carreira

Expertise Carreira e Expertise – Saiba mais

 

Construir uma carreira de sucesso requer bastante esforço, dedicação, resiliência, persistência, conhecimento e diversos outros elementos, essenciais para seja possível alcançar metas e objetivos e, com isso, se tornar bem-sucedido, não só na vida profissional, mas também na pessoal. 

Contar com cada um destes pontos, dará a todo tipo de profissional a chance de se destacar, principalmente no mercado de trabalho atual, que tem exigido bastante de todos os indivíduos que dele fazem parte. Além disso, desenvolver uma expertise, ou seja, tornar-se especialista em determinada área de atuação, aumentará significativamente a possibilidade de que estes alcancem o sucesso, bem como resultados extraordinários em suas carreiras. 

Para entender um pouco mais sobre o que estou falando, convido você a me acompanhar nesta leitura e saber o que é expertise a sua importância para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Continue comigo e confira!

O que é expertise?

Com certeza você deve ter ouvido bastante esta palavra, porém, poucas vezes deve ter parado para refletir sobre ela ou até mesmo para analisar o seu significado, não é mesmo?! O termo expertise tem a sua origem na língua francesa e basicamente significa experiência, especialização ou perícia. 

Sendo mais específico, quando uma pessoa fala em expertise, ela está querendo se referir a determinadas habilidades, conhecimentos e competências que um indivíduo, sistema ou tecnologia carregam e que os tornam verdadeiros especialistas e áreas específicas. 

Estes conhecimentos são adquiridos a partir de estudos e pesquisas aprofundadas sobre um assunto em específico, e que, ao serem colocados em prática, conferem experiência e diferenciação em determinada área de atuação a um indivíduo. Assim, podemos enxergar a expertise como habilidades e competências que uma pessoa desenvolve e aplica, com a finalidade de executar algo com maestria, seja em sua vida pessoal ou profissional. 

A pessoa que desenvolve a sua expertise é considerada expert em sua área de atuação, ou seja, ela se torna especialista, passando a se destacar e se tornar referência para as demais, pelo simples fato de realizar um trabalho de excelência, superando as expectativas daqueles que estão ao seu redor. 

Por que é importante para a carreira?

Como eu disse no início, um profissional, que deseja se destacar no mercado de trabalho, precisa desenvolver algumas características consideradas essenciais, independentemente de sua área de atuação. Entre elas está a sua expertise, que, quanto mais for desenvolvida, mais chances este terá de ser reconhecido, valorizado e disputado pelas empresas ao seu redor. 

Além desta razão, confira abaixo as outras que fazem com que a expertise seja tão importante para os mais diversos tipos de profissionais e carreiras. 

Trabalho bem feito

A partir do momento que um profissional desenvolve continuamente a sua expertise, ele passa a, cada vez mais, fazer um trabalho bem feito em sua área de atuação. Isso acontece, pois ele usa todo o conhecimento adquirido através de seus estudos e pesquisas, e, com isso, aprimora a sua prática. 

Consequentemente, isso acaba lhe conferindo ainda mais experiência, o que eleva consideravelmente o nível de seu trabalho. 

Destaque

Ao se tornar expert em determinada área, um profissional passa a se destacar e a crescer cada vez mais em sua carreira. Isso acontece justamente por ele usar suas melhores habilidades e competências a seu favor, no momento em que está realizando o seu trabalho. 

Dessa maneira, tanto as empresas, quanto os demais profissionais que estão seu redor, passam a reconhecer cada vez mais o seu trabalho e a disputá-lo com mais frequência. 

Referência

Outro grande fator que torna a expertise verdadeiramente importante na carreira é a capacidade que ela tem de transformar o profissional em referência em sua área de atuação. 

Isso acontece porque ele desempenha tão bem determinada atividade, que passa a ser reconhecido e procurado por outros profissionais e empresas de sua área, que, a partir deste momento, o enxergam como alguém de valor, capaz de ensinar e colaborar, compartilhando o conhecimento que tem com todos à sua volta, contribuindo, assim, para que mais e mais pessoas e organizações também desenvolvam a sua mesma expertise. 

Sucesso

Dificilmente um profissional que é expert em alguma área deixa de alcançar o sucesso que almeja em sua carreira. Muito pelo contrário. Acredito verdadeiramente que uma pessoa que se torna especialista em algo, principalmente no mercado de trabalho atual, é muito mais valorizada e, assim, consegue se tornar bem-sucedida perante os demais profissionais. 

Neste sentido, é fundamental desenvolver a expertise, pois ela praticamente garante ao indivíduo o sucesso que ele deseja para que sua carreira lhe traga os resultados extraordinários que ele deseja e sempre desejou. 

Como desenvolver a sua expertise?

Agora que você entende a importância da expertise para a carreira de todo e qualquer tipo de profissional, veja de que maneira você pode desenvolver a sua, para que assim você se torne verdadeira referência em sua área de atuação. 

Identifique o que você faz de melhor

O primeiro passo para desenvolver a sua expertise é identificar o que você faz de melhor em sua vida. E isso não precisa ficar restrito apenas ao ambiente profissional. Analise também aquilo que você acredita que faz muito bem fora da empresa em que trabalha, como na sua casa, com seus amigos, familiares, e assim por diante. Nestes lugares podem estar escondidos os seus talentos e você ainda nem teve a oportunidade de perceber.

Invista no seu talento 

Identificado o talento, o passo seguinte e investir nele, para que assim você o coloque em prática de forma cada vez mais aprimorada. Invista em cursos, treinamentos, palestras, workshops, mantenha contato com outras pessoas que você acredita que são experts na área em que você deseja se desenvolver, leia bastante, enfim, empenhe-se em aprimorar seus conhecimentos, pois assim você estará automaticamente potencializando a sua expertise. 

Conte com um mentor

Como eu disse acima, algo que você pode fazer para acelerar este processo de desenvolvimento de sua expertise é contar com o apoio de um mentor. Identifique quem são os especialistas na área em que você deseja se aprimorar e veja qual delas pode contribuir para que você desenvolva o seu talento, a ponto de também se tornar referência. 

Peça feedbacks

Os feedbacks são excelentes formas com as quais podemos contar para aprimorarmos a nossa expertise. Assim, para seguir neste caminho, o que você deve fazer é pedir aos seus colegas de trabalho, bem como aos seus amigos e familiares, que eles lhe digam quais pontos eles enxergam como fortes em você e quais ele veem que você pode melhorar, para realmente e verdadeiramente se tornar o grande profissional que deseja ser em sua área. 

Além de demonstrar humildade, com estas informações, você consegue compreender, através do ponto de vista das pessoas que te rodeiam, quais aspectos, habilidades e competências você deve fortalecer e quais comportamentos e atitudes precisa melhorar, ou até mesmo eliminar, para que tenha a oportunidade de se desenvolver e aumentar ainda mais a sua performance, tanto na carreira, quanto na vida pessoal também.

Assim, ao colocar em prática este passo a passo, as suas chances de ter uma carreira de sucesso e se transformar em referência, através de sua expertise, serão reais. Invista nisso e alcance os resultados extraordinários que almeja. 

Gostou deste conteúdo? Em que área você acredita que é um verdadeiro especialista? Deixe nos comentários o que você achou e, se este artigo fez sentido para você, curta e compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham a oportunidade de desenvolver com maestria a sua expertise. 

 

Copyright:  537381958 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sinart+creative

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010