Competitividade: Desenvolvimento profissional

Competitividade
Torne-se um profissional competitivo. Vejas as atitudes

De acordo com o dicionário, a competitividade é a qualidade do que é competitivo, ou seja, que tem as características necessárias para ter bons resultados se comparados à concorrência. O conceito de competitividade empresarial segue a mesma lógica, pois visa a capacidade de gerar rentabilidade que uma empresa face às outras.

Para chegar a um patamar bom nesse setor, é preciso trabalhar em diversas frentes que estimulam a produtividade, desenvolvimento de colaboradores, otimização de serviços e produtos e investimento em novas tecnologias. Quando todos os setores agem de forma coletiva e assertiva, os resultados chegam.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o texto!

A importância da competitividade

A competitividade pode ser encarada como um ponto positivo. A visão de que ela causa rivalidades e brigas no ambiente corporativo já está ficando ultrapassada, pois nem sempre é verdade. Hoje, os colaboradores conseguem desenvolver essas características com bom humor e respeito.

Segundo a pesquisa da Page Personnel, organização de recrutamento especializada em profissionais de gestão, 90,3% dos profissionais afirma que a competitividade faz bem ao desenvolvimento do profissional e da empresa. Escreva nos comentários se você concorda ou não com esse dado.

Competitividade x Competição

É preciso entender que existe uma diferença entre a empresa que desenvolve a competitividade e aquela que incentiva a competição. Vamos lá: a competitividade é saudável, pois envolve a auto superação e a busca pela melhor forma de realizar uma atividade; já a competição é uma maneira de superar o outro, como se fosse um esporte. Os profissionais que são treinados para desenvolver as características da competitividade conseguem alcançar mais rapidamente os objetivos e aumentar os resultados.

A diferença ficou clara? É importante que você compreenda para aplicar a competitividade da forma correta e honesta no dia a dia. Deixe a competição para os momentos que exigem isso, que não devem ser relacionadas às atividades corporativas. Aliás, compartilhe conosco nos comentários se tiver alguma experiência relacionada a competição na empresa em que trabalha.

Conheça 5 atitudes para se tornar um profissional competitivo

A competitividade é uma forma de os colaboradores mostrarem seu trabalho, suas facetas e se superarem no dia a dia, sempre respeitando a ética profissional. Em um ambiente competitivo, a diversidade de ideias é muito positiva, uma vez que os profissionais têm a oportunidade de propor inovações e criar soluções de acordo com as necessidades apresentadas. Saiba agora mesmo quais são as 5 principais formas que um profissional pode se tornar competitivo. Acompanhe!

  1. Tome decisões eficazes: é importante que o colaborador aprenda a fazer escolhas de forma rápida e assertiva. O Coaching em Vendas do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma ótima maneira de aprender sobre a importância da tomada de decisão. Durante a formação, você desenvolve uma visão sistêmica e agilidade nas tomadas de decisões. Além disso, aprende como elaborar um planejamento estratégico efetivo; como construir um relacionamento de confiança entre você e o cliente; o que é e como praticar a inteligência emocional; melhores técnicas de comunicação e persuasão; métodos para aumentar o nível de motivação do time; como fazer a autogestão e a administração efetiva do tempo e das atividades; e muitos outros pontos essenciais para a sua evolução profissional e pessoal.
  2. Invista em ser diferente: é necessário se diferenciar dos demais. Colocar em prática suas habilidades é uma forma de mostrar suas competências, agregar valor e buscar bons resultados. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC pode ajudar muito nesse setor. Durante as aulas práticas e teóricas você aprende a como exercer o autoconhecimento e a inteligência emocional; quais são os fundamentos e principais conceitos do coaching; quais são as principais técnicas de coaching; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; quais são as crenças limitadoras e como as eliminar; habilidade de se autodesenvolver todos os dias; e muitos outros assuntos que aumentam o seu leque de competências e te colocam em destaque no mercado.
  3. Seja mais flexível: as mudanças acontecem todos os dias e é importante que você consiga lidar com cada uma delas positivamente. Estar sempre pronto é uma forma de se destacar e aprender a lidar com situações adversas. o curso Programação Neurolinguística (PNL) também do Instituto Brasileiro de Coaching é uma poderosa maneira de descobrir a melhor versão de si mesma. As sessões ensinam sobre a importância da flexibilidade comportamental; autoconhecimento; autodesenvolvimento; autoestima; inteligência emocional; linguagem não verbal; estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação); canais representacionais; eliminação de bloqueios; desenvolvimento de criatividade; entre outros tópicos super interessantes para o seu crescimento em todos os âmbitos da vida.
  4. Inove sempre que puder: inovar significa “sair da caixa”, ter ideias, criar novas soluções e abusar da criatividade sem deixar de ser factível são maneiras de se destacar no mercado e se diferenciar dos concorrentes. Ser inovador nos processos internos representa pensar de modo distinto, criar um ambiente propício ao desenvolvimento da equipe, gerar valor e, com isso, alcançar resultados mais expressivos. O curso Leader Coach Training (LCT) do IBC é uma excelente direção para os líderes e gestores que buscam por formas de aumentar a performance sem deixar o lado humano de lado. O programa da formação transmite conhecimento sobre os princípios absolutos do coaching; o que são diálogos internos (Self 1 e Self 2); o que é a tríade do tempo e da produtividade; como criar equipes de alta performance; capacidade de gerir prioridades com assertividade; o que é e como lidar com a liderança situacional; quais são os canais de comunicação; otimização da habilidade de comunicar com diversos públicos e de dar feedback construtivos; e muitos outros itens que completam de forma rica a qualidades que já existem em você.
  5. Estude constantemente: enquanto você lia sobre os principais comportamentos para desenvolver sua competitividade, também lia a respeito de formações de coaching do Instituto Brasileiro de Coaching que podem ajudar a construir esses conceitos e práticas na sua vida pessoal e profissional. O método faz parte de outro item obrigatório para todo mundo que quer ser competitivo e se destacar, o estudo. Ler a respeito do setor que trabalha; saber os fatos que são notícias relevantes na atualidade; conversar com outros profissionais da área; pesquisar novidades; ser ativo em grupos de discussão online relacionados a sua profissão; investir na educação contínua com coaching, pós-graduação, cursos complementares, palestras e mais; manter-se ativo com a sua rede de contatos; entre outras ações são essenciais para quem quer estar a frente.

Lembra de mais algum item que não falamos por aqui? É só escrever nos comentários! E se você quiser conhecer mais a respeito desses cursos do IBC e até outros é só navegar pelo site ou entrar em contato com um dos atendentes.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Luz, câmera e ação

Agora que você sabe o que é competitividade e sabe quais são os principais caminhos para exercê-la com sabedoria é hora de começar a investir no seu desenvolvimento. Faça coaching e esteja preparado para os desafios que o mercado impõe todos os dias para você. Não deixe para amanhã uma ação tão importante como essa! Afinal, sua carreira e sua vida pessoal podem sofrer influências positivas com as suas atitudes.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe nas suas redes sociais ou envie para um amigo por e-mail! Com certeza, ele vai gostar das dicas.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 300362939 – https://www.shutterstock.com/pt/g/creativa



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010