Conceito de Carreira Profissional

Carreira Profissional Veja dicas para alavancar a sua carreira profissional

 

O mercado de trabalho, com a globalização, está em constante mudança e, diante deste cenário, vem nos apresentando diversas opções de carreiras e funções. Para fazer a escolha certa e construir uma carreira profissional de sucesso, é preciso ter uma visão global de tudo que está acontecendo, principalmente no ramo do negócio escolhido.

O profissional que está disposto a aprender coisas novas, a manter-se informado, favorece significativamente as chances de progredir em sua carreira. É preciso tratar este quesito com certa prioridade, considerando que a competitividade no país é crescente.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O conceito de carreira profissional engloba os conhecimentos específicos da área escolhida, os cursos, graduações, MBA, especializações, as rotinas de trabalho, as atividades extracurriculares, as promoções de cargos recebidas, os projetos construídos, os desafios enfrentados, ou seja, toda a experiência praticada ao longo da vida profissional.

Os profissionais que desejam ser bem-sucedidos e se destacarem no mercado devem buscar o crescimento contínuo e o desenvolvimento de sua carreira. Algumas atitudes como: possuir metas definidas, comunicação eficiente, leitura assídua, bons relacionamentos interpessoais, a prática de network, podem contribuir significativamente para este upgrade.

Mas o essencial é fazer o que se gosta, é respeitar o seu perfil, as características de sua personalidade. A cumplicidade com a sua carreira profissional e a excelência nos resultados esperados estão fortemente ligados com a paixão com que se exerce a profissão.

7 Dicas para Alavancar a sua Carreira

Confira abaixo alguns passos poderosos para impulsionar o crescimento de sua vida profissional.

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é determinante para escrever sua história, com todas as experiências enriquecedoras, metas atingidas, projetos concretizados e vitórias alcançadas. O autoconhecimento é o caminho para obter clareza sobre suas reais convicções e motivações. Essa compreensão também se aplica à definição da carreira e o trajeto a ser trilhado, no qual esteja alinhado com seus valores e propósitos, pois sua carreira é parte fundamental na construção de sua vida e tudo se torna único.

Se trata de um processo vital para evoluir continuamente e em todas as possíveis esferas da vida. É fundamental conhecer o poder que o autoconhecimento pode exercer sobre a sua vida. Porque somente dessa forma você terá em mãos os recursos necessários para que seja capaz de fazer com que as mudanças que tanto deseja, aconteçam e transformem a sua realidade, verdadeiramente.

Para começar o processo de autoconhecimento é preciso ter em mente que este se trata de um exercício contínuo, uma vez que somos seres em constante mudança e adaptação. Sendo assim, pergunte-se: O que eu gosto de fazer?, O que me faz feliz?, De que eu não gosto?, Quais são os meus objetivos na vida pessoal?, E na vida profissional?, Como eu quero estar daqui a 5, 10, 15, 20 ou 50 anos?, E onde eu quero estar?, Quais sãs as minhas maiores qualidade?, Quais são os principais pontos que preciso melhorar em mim?, Quais são meus maiores desejos e sonhos?, Quais foram as minhas maiores conquistas e realizações?, Quais são os meus maiores arrependimentos?

É o amplo entendimento sobre quem você é e quem deseja ser, onde está e para onde vai. Deste modo, você tomará as ações necessárias que transformarão sua filosofia em realidade. É a partir do processo de autoconhecimento que você conseguirá extrair informações “sigilosas” e altamente importantes, essenciais ao nosso aperfeiçoamento – tanto em casa, quanto no trabalho, quanto como um indivíduo que vive em sociedade.

Estabeleça metas

É comum que muitas pessoas acabem confundindo metas com objetivos. E isso pode ser um grande problema, principalmente, na hora de criar um planejamento pessoal, profissional ou, até mesmo, empresarial. Por isso, definir seus objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance das suas metas.

Isso quer dizer que, saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos, é o mesmo que saber se estão fazendo aquilo que foi planejado. Sendo assim, este é o primeiro passo para que você faça um diagnóstico e entenda o atual estado em que você e sua organização se encontram e o estado que pretendem estar com o passar do tempo.

Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si. – Ayrton Senna

Para que você seja capaz de entender e definir melhor cada um, saiba que: os objetivos são dão as descrições concretas de onde você está e onde quer chegar, ou o que está tentando alcançar, é o propósito em si. No que tange a carreira profissional, ter um objetivo pode significar a implantação de um novo sistema dentro de uma empresa, por exemplo, com data de entrega estipulada.

Já as metas, elas andam lado a lado aos objetivos. Porque se tratam de tarefas específicas que você precisa realizar para alcançar aquilo que deseja. Então elas podem ser temporais, ou seja, possuem um prazo específico para acontecer. Digamos que seu objetivo seja ficar rico, para isso, você precisará administrar melhor o seu dinheiro e ter uma fonte de renda extra nos próximos cinco anos.

O êxito na vida poderia ser definido como o crescimento contínuo da felicidade e a realização progressiva de metas dignas. O êxito é a capacidade de transformar facilmente os desejos em realidade. – Deepak Chopra

Após ter a clareza do que se almeja, será mais fácil definir as metas necessárias, bem como, a razão e os motivos que sustentam cada uma delas. Nesse segundo passo, portanto, é o momento de sair do campo de idealização e transcrever todos os objetivos desejados.

Como você quer estar daqui a 1, 2 ou 5 anos? Se vê trabalhando na mesma empresa? Em que cargo, posição? Desenvolvendo quais tipos de atividades? Recebendo quanto? Como essas metas alcançadas fazem com que se sinta pleno e feliz?

Vale ressaltar ainda que, todas as metas devem haver prazos e datas muito bem definidas!

Crie estratégias

Como você pretende chegar ao seu estado desejado? Sendo melhor no que faz? Adquirindo novos conhecimentos, como especialização, cursos, congressos? Se você almeja um cargo melhor, quais são os requisitos que devem ser atendidos?

Além do desenvolvimento técnico, você também tem aprimorado as habilidades comportamentais? Como você pode criar oportunidades para si? Apresentar projetos de impacto para a organização em que faz parte? Procurar uma empresa que atenda melhor os seus anseios? Iniciar um empreendimento próprio?

Mas, como criar estratégias de sucesso? O primeiro passo é, sempre, definir seus objetivos. Defina a missão, visão e valores. Defina qual o propósito e onde pretende chegar na sua vida profissional. Depois disso, analise o mercado, quem são seus concorrentes, o que você precisa fazer para ser igual e melhor do que eles.

Descubra quais são seus pontos fortes e fracos. Identifique quais são os fatores críticos do sucesso dos seus concorrentes e das pessoas que você admira. Dessa forma, você será capaz de fazer uma análise comparativa em relação a essa concorrência.

Então, construa um plano de ação, trace objetivos estratégicos. Crie um mapa, um organograma no qual poderá ver claramente o que é preciso fazer para alcançar o sucesso, em quanto tempo e cada passo que será preciso dar.

Ações congruentes

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. – Fernando Pessoa

Ser uma pessoa congruente é falar, pensar, imaginar, agir de maneira semelhante. Se você falar pedra, imagine uma pedra, pense em uma pedra e aja como uma pedra. Se falar em riqueza, não pense em pobreza. Ser congruente é querer e agir de acordo com seus objetivos. Quando você pensa constantemente da mesma maneira, está praticando a fé [não aquela religiosa]. A fé, no sentido de acreditar em algo que ainda não está vendo, mas sabe que está a caminho.

Você deseja ter sucesso no trabalho? Ter um resultado financeiro diferente? Então comece a agir de forma congruente com o que está pensando. E se, por acaso, você não gosta do que está pensando, mude seu pensamento e comece a agir de acordo com sua nova maneira de pensar. Assim conseguirá alcançar os resultados que deseja.

Lembre-se: mais importante que idealizar e planejar é agir! De 0 a 10, quanto você realmente está comprometido com seus sonhos? Como tem colocado seus planos em prática? Quais as evidências de que você realmente está obtendo os resultados desejados? Sua motivação e energia estão 100% direcionadas para a realização de seus projetos?

Acredite em seu potencial

É a confiança em nosso corpo, mente e espírito, que permite manter a busca por novas aventuras, novos caminhos para crescer e nossas lições para aprender – a vida é sobre isso. – Oprah Winfrey

Crescer demanda esforço, dedicação, abdicação, escolha de prioridades, pode doer um pouco, mas é preciso sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido. Nem sempre tudo acontece conforme planejado.

Trabalhe sua autoestima para fortalecê-la. Acredite em você. Saiba que se quer, de verdade, fazer uma mudança, é preciso mudar a sua forma de pensar sobre si mesmo. Acredite que você é capaz de fazer absolutamente o que quiser. No caso da carreira profissional, se o desejo é crescer, aperfeiçoe seus conhecimentos. Estude, faça cursos, foque no seu trabalho.

Este momento é determinante para se manter focado nas soluções, renovar-se para seguir em frente, e acima de tudo, ter a convicção de que você que é capaz de chegar onde deseja. Assim você conseguirá chegar lá.

Desenvolvimento contínuo

O otimismo é a fé que nos leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança e confiança. – Helen Keller

Atualmente, o que as empresas mais têm buscado é o envolvimento de seus colaboradores nas tarefas e objetivos da empresa. Profissionais satisfeitos acabam se tornando mais produtivos e geram mais resultados satisfatórios.

Por isso, a busca pela qualidade se tornou algo constante, pela própria necessidade de realizar profundas mudanças nas estruturas organizacionais. Essas mudanças contemplam o investimento em programas de parcerias, incentivos à participação dos colaboradores, treinamento intensivo e, principalmente, a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários, ou seja, você.

O desenvolvimento contínuo é uma forma de aprendizagem que visa melhorar as habilidades e sanar as dificuldades. Uma qualificação profissional deve ser escolhida de acordo com suas necessidades e da empresa onde você trabalha. Leve em consideração o tempo que será investido e os objetivos que pretende alcançar.

Você tem buscado ir além para conquistar aquilo que deseja? Assuma as rédeas da sua vida! Você, e somente você, é o responsável por seus sonhos e por sua capacidade de atingi-los. Invista no seu potencial e se torne uma pessoa a cada dia melhor.

O ser humano possui um potencial infinito, para acessá-lo é preciso desenvolver-se continuamente. Por isso, nunca pare de investir em si mesmo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Esteja completo, em equilíbrio e harmonia com todas as partes do seu universo.

Descubra em você quais habilidades deve aprimorar, quais falhas corrigir.
Baixe gratuitamente “O Poder do Autoconhecimento” e atinja novos patamares!

Gratidão

Cada boa ação que você pratica é uma luz que você cria entorno de seus próprios passos. – Chico Xavier

Os sentimentos são resultados daquilo que pensamos. Por isso, estar feliz ou não é resultado do que você pensa diariamente. A felicidade é uma decisão sua. O ser humano é insatisfeito por natureza. Quantas pessoas, ou mesmo você, já alcançaram algo que tanto queriam e ao chegar lá só pensavam em conquistar outra coisa?

A partir do momento que você começa a ser grato por aquilo que tem e aceita o que não tem, é o primeiro passo para ser feliz e de bem com a vida. Se sentir feliz fará com que você tenha força e coragem suficiente para ir atrás daquilo que tanto deseja.

Exercite a sua
gratidão. Ao invés de ficar pensando que o carro do outro é o carro dos seus sonhos e que o seu é ruim, agradeça o fato de você ter um carro, lembrando que muita gente não dispõe deste conforto. Ao invés de reclamar que a comida estava ruim, agradeça o fato de ter o que comer, lembrando quantas pessoas estão, a todo momento, passando fome. Ao invés de reclamar porque a sua casa é simples demais, agradeça por ter um lugar onde morar.

As pessoas de sucesso, em todos os sentidos, são gratas. Seja grato pelo o que tem e pelo que é, seja grato pelas pessoas que contribuíram e contribuem com seu crescimento de alguma forma, seja grato por cada oportunidade oferecida pelas circunstâncias da vida. Declare gratidão e o poder lhe será dado!

Copyright:  1298820169 – https://www.shutterstock.com/pt/g/studio+gl

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010