Crescimento Profissional: o Que Fazer Para Alcançar

Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse processo rumo ao sucesso.

Obter sucesso na profissão escolhida é algo que as pessoas planejam e têm como objetivo de vida. Buscam cada vez mais ser bem-sucedidas, seja através de uma promoção, alcançando um cargo importante na empresa em que trabalham, através de um bônus ou, ainda, de um reconhecimento especial.

O fato é que todos desejam crescer profissionalmente, mas, para isso, muito mais que trabalhar arduamente é necessário que você esteja preparado. Esse preparo é feito através da parte técnica, dos estudos, dos conhecimentos gerais, além da vivência pessoal e interação com os demais.

Existem, ainda, algumas coisas que podemos fazer para alcançar esse objetivo de forma mais prática e rápida. Sendo assim, separamos algumas dicas para que você saiba o que fazer e os passos que pode seguir para alcançar o crescimento e o sucesso profissional. Siga a leitura e confira!

5 Dicas para alcançar o crescimento profissional

Se deseja crescer na carreira e se destacar, precisa ter algumas atitudes importantes que permitirão que chegue lá. Afinal de contas, toda evolução requer esforço e é a sua dedicação que te levará ao sucesso.

1 – Atualize-se

Após fazer uma graduação, vá atrás de uma especialização, pós-graduação, um curso livre que possa agregar à sua carreira, enfim, aprenda e invista em você. Esteja sempre se renovando sobre o mercado e sobre a área na qual escolheu. Afinal de contas, estamos vivendo a era da informação, em que tudo se transforma a uma velocidade impressionante, saber acompanhar esse movimento é fundamental.

2 – Selecione as informações verdadeiramente importantes

Absorva o conteúdo que você acha interessante e necessário. Defina uma estratégia para escolher conhecimentos que te auxiliarão no seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. Assim, saberá identificar com facilidade tudo o que não agrega em sua vida e evitará desperdiçar seu tempo e energia com coisas que não estão alinhadas aos seus valores e objetivos.

3 – Exercite seu cérebro

Depois de adquirir as informações, coloque-as em prática, isso ajudará a sua mente a fixar o conhecimento e a se manter estimulada. Além do mais, de nada adianta saber um monte de coisas se nunca as utilizar. Inovar e criar são ótimas atividades para exercitar o cérebro, assim como ocorre com os músculos do corpo, quanto mais exercitá-lo, mais forte ficará.

4 – Enxergue além do que a maioria vê

Tenha uma visão ampla, mas ainda assim específica, enxergue o que ninguém vê, os detalhes que muitos deixam passam despercebidos. Treine sua observação, procurando reparar cada detalhe que lhe pode ser útil para realizar seu trabalho. Isso fará de você um profissional diferente, que pensa fora da caixa, tem ideias inovadoras e soluções únicas.

5 – Desenvolva suas habilidades

O mais importante é desenvolver novas competências e aprimorar as demais. Se você tem a capacidade “x”, coloque-a em prática, não deixe que ela fique “enferrujada”. Quanto mais praticar suas habilidades, melhor irá se tornar, o que fará também com que abra as portas para aprender coisas novas e se desenvolver continuamente.

Mídias sociais e crescimento profissional: qual a relação?

Nos últimos anos, as mídias sociais se tornaram parte do cotidiano das pessoas e das empresas, é difícil encontrar um indivíduo ou instituição que não faça parte desse universo virtual. Partindo dessa premissa, é essencial compreender de que forma as redes sociais influenciam na imagem profissional e podem até interferir na construção de carreiras.

Com a popularização do acesso à internet, quase todo mundo está presente em pelo menos uma rede social. A forma como as pessoas utilizam esses perfis e se expressam através deles também mudou consideravelmente com o passar do tempo. Quantas vezes você abriu uma rede e se deparou com postagens bastante pessoais de outros usuários?

Não se engane, em algum momento você pode acabar compartilhando mais do que deveria. Ter cuidado com a forma como utiliza essas mídias é fundamental pelo fato de que mesmo que você apague uma postagem é possível que alguém tenha tirado print e assim ela nunca será esquecida.

Como as mídias sociais influenciam a carreira profissional?

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que pessoas que desejam construir uma carreira sólida podem ter redes sociais pessoais. Não existe uma regra de que você deve ser um ermitão virtual para não se prejudicar no âmbito profissional, apenas é recomendável ter atenção com o que posta, especialmente em modo público.

Muitas empresas já estão usando as redes sociais dos candidatos a vagas de emprego como um fator para contratar ou não os indivíduos. Ter uma boa imagem na internet é uma forma de fortalecer as suas qualidades e habilidades profissionais. Uma dica prática é considerar, antes de fazer um post, quais são as repercussões que ele pode trazer na sua comunidade de conhecidos, assim como entre desconhecidos.

Seu posicionamento e imagem nas mídias sociais podem ser determinantes para uma contratação, promoção ou mesmo demissão. As redes sociais ajudam a mostrar quem você é, quais são suas opiniões e pensamentos a respeito dos mais variados temas como, por exemplo, dedicação ao trabalho, estabilidade emocional, capacidade de resiliência, entre outros.

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Dicas de como se posicionar bem nas mídias sociais para não prejudicar seu crescimento profissional

Veja, a seguir, cinco dicas de como se posicionar mais assertivamente nas redes sociais, tornando-se um profissional com maior potencial de contratação, promoção e com uma imagem positiva perante a empresa.

1 – Cuidado ao manifestar opiniões

Nem sempre é uma boa ideia dizer tudo o que você está pensando em uma rede social. Em primeiro lugar porque, estando de cabeça quente, é possível exagerar nas palavras e, em segundo, porque esse não é o melhor ambiente para debates.

Dessa forma, é interessante refletir sobre a relevância de publicar sua opinião a respeito de um tema e ter cuidado para não seguir por uma linha muito polêmica que pode ser destoante de um eventual contratante ou até do seu atual empregador.

Hoje, muitas empresas estão tendo cuidado com colaboradores que publicam coisas preconceituosas. Já houve casos de demissões por conta de posts desse tipo em redes sociais, por isso, tome cuidado e esteja atento sobre a imagem que passa através do seu comportamento online.

2 – Não associe a sua opinião à empresa

Se resolver fazer uma postagem declarando sua opinião a respeito de um tema polêmico, tenha cuidado para não associar o que você pensa à empresa em que está trabalhando. É importante ter cautela para não fazer associações, pois, corporativamente, isso pode ser problemático. Algumas marcas optam por não se posicionarem a respeito de determinados temas, enquanto outras têm posicionamentos divergentes de seus contratados.

3 – Atenção ao sigilo profissional

Mais um erro cometido nas mídias sociais e que pode influenciar negativamente na carreira de profissionais de várias áreas, é fazer postagens em que se mostra a rotina de trabalho, comprometendo o sigilo corporativo. Além de preservar sua rotina na empresa, é válido não fazer posts de reclamação de situações que você considera injustas. Problemas de trabalho devem ser resolvidos dentro da companhia, conversando a respeito com supervisores e o setor de recursos humanos.

4 – Atenção a fotos pessoais

Pode parecer um pouco chato, mas é interessante não deixar fotos muito pessoais, como aquelas em festas e com bebidas, no modo público. Ter um perfil com muitas fotos desse tipo pode fazer com que sua imagem seja interpretada de maneira negativa por um potencial contratante.

Isso não significa que você não pode fazer esse tipo de postagem, apenas que pode usar a função stories de algumas redes (em que as fotos ficam disponíveis fora do feed e por apenas 24 horas) ou, então, deixar visível apenas para os amigos próximos. Contudo, preste atenção se você não tem pessoas com quem trabalha na empresa entre os seus amigos das mídias sociais.

5 – Use as redes sociais para fortalecer sua carreira

Além do uso como entretenimento, as redes sociais podem ser ótimas plataformas para fortalecer a sua carreira. Você pode tanto fazer isso através do LinkedIn, que é um local específico para a área profissional, ou criar perfis para este fim no Facebook, Instagram e até Youtube. Compartilhar conteúdos relevantes da sua área pode te ajudar a se tornar uma referência e, assim, conquistar novas oportunidades.

E então, está pronto para começar a colocar em prática essas dicas para alcançar o crescimento profissional? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





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