Dicas de como falar bem em público

O modo como falamos em público é essencial para nossa carreira

Falar bem em público tem sido uma qualidade cada vez mais requerida nas empresas, tanto para apresentar projetos quanto para conversar com uma equipe. Acontece que essa tarefa pode ser um empecilho para muitas pessoas que se sentem desconfortáveis ao falar em público, seja por timidez, problemas de dicção ou medo de errarem seus discursos.

Existem casos em que as pessoas precisam de ajuda profissional para aprenderem a dar discursos e realizar palestras. Uma história semelhante foi apresentada no filme “O Discurso do Rei”, onde o Rei Jorge VI tem um sério problema com gagueira, o que o deixa constrangido ao falar na frente de muitas pessoas.

Com isso, ele contrata um fonoaudiólogo que, além de dar apoio médico, age como um Coach, o ajudando a superar seus desafios diariamente com a dicção. Assim, o rei se tornou apto a falar para multidões com muito mais confiança.

Se falar em público também é um problema para você, nós temos algumas dicas que poderão te ajudar na hora de dar uma palestra importante, conversar com sua equipe e apresentar um produto para um cliente. Siga a leitura e acompanhe!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

De onde vem o medo de falar em público?

O medo de falar em público pode ter causas diferentes para cada pessoa, veja a seguir quais são as mais comuns.

Resposta fisiológica

Nada no nosso corpo acontece por acaso, todas as reações têm sua razão de existir. O medo é uma resposta que vem ao se identificar uma possível ameaça. Entretanto, em muitas situações, ele surge em momentos que não oferecem risco à nossa segurança, como é o caso de falar em público, por exemplo.

Quando uma pessoa está insegura para falar frente a um grupo, seu corpo pode trazer essa resposta. Assim, os sintomas gerados pelo medo, como batimentos cardíacos acelerados, sudorese, respiração ofegante e outros, comprometem a segurança e, consequentemente, o desempenho.

Pensamentos limitantes

Mais um fator que pode gerar o medo de falar em público envolve conservar pensamentos limitantes sobre si mesmo. Uma pessoa que acredita que nunca será capaz de discursar com confiança acabará realmente tendo desempenhos ruins a cada experiência. Afinal, nós somos aquilo que pensamos, por isso, esse tipo de ideia é tão prejudicial, porque bloqueia o nosso desenvolvimento.

Comparação

Quando uma pessoa com menos experiência vai falar para um público mais experiente, pode se sentir insegura por se comparar. Isso acontece porque ela se coloca como inferior, como se não tivesse nada a agregar para os espectadores. E a verdade é que, se essa situação irá acontecer, é porque existe algum motivo que a justifica.

Medo de julgamentos

A insegurança também costuma ser uma porta de entrada para o medo de falar em público. Como o indivíduo não se sente capaz de ter um bom desempenho, ele teme pelos julgamentos. Assim, deixa de fazer coisas que poderiam ajudá-lo a se desenvolver por medo do que os outros poderiam pensar ou dizer.

Pouco conhecimento sobre o tema que será abordado

Em diversas situações, o problema não está no ato de falar em público e sim no tema que será abordado. Se a pessoa não tem um amplo conhecimento sobre o assunto, tende a se sentir insegura, o que possivelmente irá prejudicar seu desempenho.

Apenas decorar o que será falado não é o suficiente, é fundamental entender todo o contexto. Assim, caso algum espectador faça uma pergunta, será recebida e respondida com naturalidade e confiança.

Falta de prática

Por fim, uma origem bastante comum para o medo de falar em público é a falta de prática. Isso ocorre porque muitas pessoas acham que se trata de uma habilidade natural, o que não se aplica a todos os casos. Embora muitos tenham, naturalmente, desenvoltura para falar para grandes grupos, para a grande maioria é preciso treino.

Portanto, antes de acreditar que não é capaz e que não nasceu para falar em público, treine. Existem diversos tipos de treinamento que visam o desenvolvimento dessa habilidade, como é o caso dos cursos de oratória, por exemplo. Acredite, através da prática você poderá se tornar um excelente orador.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

5 Dicas para falar bem em público

Depois de saber mais a respeito das origens mais comuns para o medo de falar em público, é hora de conferir dicas que irão te ajudar a desenvolver essa habilidade, acompanhe!

1. Tenha um roteiro

Por mais que você conheça o assunto que vai falar, é importante ter um roteiro com início, meio e fim. Dessa maneira, caso você fique nervoso e tenha um branco, suas anotações te ajudarão a se situar e não perder a linha de raciocínio.

Dependendo de onde vai falar, pode ser interessante contar com slides de apoio. Assim, poderá incluir os principais tópicos neles, o que irá te ajudar a se lembrar de tudo e, também, facilitar o acompanhamento por parte do público.

2. Seja natural

Se você ficar muito nervoso ou apreensivo, todos irão perceber. Ao ser o mais natural possível, você passará segurança para quem estiver te ouvindo e ainda conseguirá prender melhor a atenção de seu público.

É claro que é importante respeitar o tom do evento e dos convidados, entretanto, procure fazer isso seguindo a sua personalidade. Nada nos dá mais confiança do que sermos quem somos, então, adapte sua postura pessoal ao ambiente e aja com naturalidade.

3. Conheça seu público e use a mesma linguagem que ele

Se o seu público é mais sério, use uma linguagem formal para se equalizar a ele. Caso seja um público mais aberto, você poderá ser descontraído e usar o bom humor, sem extrapolar, claro. Essa é uma informação que dá para ser colhida antes, o que permitirá considerá-la durante a sua preparação.

Esse é um detalhe muito importante para se comunicar bem de modo geral, seja falando em público ou no dia a dia. Afinal, a intenção é ser compreendido e, para isso, é crucial “falar a mesma língua” dos presentes, o que inclui tanto a linguagem quanto o tom de voz e postura.

4. Sempre que possível, treine sua fala

Durante a preparação de um discurso ou palestra, certifique-se de ler ou gravar e ouvir o que você falou. Com isso, estará atento se há alguma palavra que não consegue pronunciar direito, se tudo o que está falando é coerente com o tema e terá uma noção de como que ficará o seu discurso final.

Caso se sinta à vontade, faça sua apresentação na frente de uma pessoa de confiança e pergunte como está se saindo. Se possível, reúna um pequeno grupo de amigos e familiares, assim terá diversos feedbacks que poderão te ajudar a identificar os detalhes que precisam ser aperfeiçoados.

5. Com a prática vem a perfeição!

Por fim, é fundamental que tenha a consciência de que quanto mais discursos e apresentações você fizer, melhor irá se sair. Ao praticar a fala em público, com o tempo terá bastante confiança, desse modo, fazer esse tipo de atividade não será um problema e se tornará um dom que você adquiriu.

Evite se julgar, especialmente se estiver começando, entenda que todos, antes de se tornarem experts, têm um começo. Cada experiência servirá para te trazer novas lições para melhorar seu desempenho gradativamente. Respeite seu tempo, se dedique e irá chegar lá!

Está pronto para começar a se preparar para falar bem em público, com confiança e coragem? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas que estejam precisando dessas informações!

Imagem: Por LightField Studios

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010